Relatório titulação química
Por: gustavoamoli • 1/5/2018 • Relatório de pesquisa • 1.233 Palavras (5 Páginas) • 297 Visualizações
SUMÁRIO
1.0 INTRODUÇÃO 4
2.0 MATERIAIS E MÉTODOS 5
2.1 EXPERIMENTO 1 – PREPARAÇÃO DA SOLUÇÃO DE HCL 5
2.1.1 Materiais utilizados: 5
2.1.2 Método utilizado 5
2.2 EXPERIMENTO 2 – CONCENTRAÇÃO REAL DA SOLUÇÃO DE HCL PREPARADA 5
2.2.1 Materiais Utilizados 5
2.2.2 Método Utilizado 6
2.3 ETAPA 3 – TITULAÇÃO DA SOLUÇÃO DE SODA CÁUSTICA. 7
2.3.1 Materiais Utilizados 7
2.3.2 Método Utilizado 7
3.0 CÁLCULOS 8
3.1 ETAPA 1 8
3.2 ETAPA 2 9
3.3 ETAPA 3 10
4.0 CONCLUSÃO 11
1.0 INTRODUÇÃO
Neste relatório apresentaremos os procedimentos realizados e os resultados obtidos na prática que tinha como finalidade determinar a percentagem de hidróxido de sódio na soda analisada. Para encontrar esse valor, utilizaremos cálculos estequiométricos e volumétricos em conjunto com a técnica da titulação com o HCl.
2.0 MATERIAIS E MÉTODOS
O procedimento de determinação da percentagem de hidróxido de sódio foi dividido em três experimentos:
2.1 Experimento 1 – Preparação da solução de HCl
2.1.1 Materiais utilizados:
• Pipeta graduada de 5ml
• Balão volumétrico 250ml
• HCl Concentrado
• Frasco lavador
2.1.2 Método utilizado
Primeiro calculou-se o volume do HCl concentrado para preparar uma solução de 250ml com a concentração de 0,1mol/l. Foi adicionado cerca de 80ml de água destilada em um balão volumétrico de 250ml, e em seguida foi adicionado o volume de HCl calculado anteriormente (2,1 ml). Essa solução de HCl possuía concentração de 36,5% e estava disposta na capela, pois é muito volátil.
Para transferir o HCl do frasco para o balão volumétrico, foi necessário a utilização da pipeta graduada de 5ml e uma pera de sucção. Após isso, completou-se o volume faltante para 250ml utilizando-se o frasco lavador, fechou-se o balão volumétrico e homogeneizou-se a solução.
2.2 Experimento 2 – Concentração Real da solução de HCl Preparada
2.2.1 Materiais Utilizados
• Pipeta volumétrica
• Dois Erlenmeyer 250ml
• Indicador Metil-Orange
• Bureta
• Funil
2.2.2 Método Utilizado
Nessa etapa do experimento, foi realizada a titulação da mistura água + HCl com 10ml de solução de carbonato de sódio (Na₂CO₃) concentrado a 0,05mol/l.
Inicialmente, transferiu-se 10 ml da solução de carbonato de sódio 0,05mol/l para cada um dos Erlenmeyer de 250ml. Para realizar essa transferência foi necessária a utilização da pipeta volumétrica. Em seguida, foi adicionado cerca de 80ml de água e 3 gotas de metil Orange na solução básica, onde se identifica a coloração amarelada. Durante esse processo, um outro integrante da equipe ficou responsável pela ambientação da bureta. A ambientação se consiste em despejar a solução que irá ser utilizada dentro da bureta, com o auxílio de um funil. Isso fará com que outras substâncias sejam retiradas das paredes e que haja somente a solução ácida. Após ambientada, o fluído utilizado é despejado com o uso de um béquer.
Inseriu-se na bureta a solução contida no balão volumétrico, até chegar a marca de 0. Foram retirados também bolhas de ar contidas no interior do instrumento. Foi pego um Erlenmeyer e colocado na parte inferior da bureta, adicionando nele a solução ácida, gota a gota e agitando, até que a mudança de cor fosse perceptível. A solução partiu do amarelo (base), para laranja, a próximo mudança seria para vermelho (ácido), mas isso não era necessário nesse procedimento. Ao perceber essa mudança de cor, foi anotado o volume da solução ácida utilizada para a neutralização. Esse processo foi realizado novamente no outro Erlenmeyer.
Tendo esse volume utilizado, pode-se calcular a concentração real do HCl preparado. O volume médio obtido foi de 11,15 ml, utilizando-se desse valor pudemos calcular a concentração real do HCl, calculada em 0,089 mol/L.
Após descobrir a concentração real do HCl, partimos para a etapa 3.
2.3 Etapa 3 – Titulação da solução de soda cáustica.
2.3.1 Materiais Utilizados
• Dois Erlenmeyer 250ml
• Pipeta volumétrica
• Indicador Metil-Orange
• Bureta
• Funil
2.3.2 Método Utilizado
Nessa etapa do experimento, o objetivo seria medir a porcentagem de soda cáustica (NaOH), apesar da semelhança com o experimento 2. Nos Erlenmeyer foram colocados 10ml de soda cáustica, com o auxílio da pipeta. Após isso, adicionamos 80ml de água destilada, 3 gotas de indicador Metil-Orange e agitou-se a solução. Com isso, chegamos a coloração amarelada. A bureta, já utilizada pelo procedimento anterior, foi completada até a marca do zero e assim retiramos qualquer bolha que poderia aparecer.
A titulação deu-se pela gota
...