Relatorio de pretica de soluçoes volumetricas
Por: guilll • 5/6/2019 • Relatório de pesquisa • 1.442 Palavras (6 Páginas) • 165 Visualizações
UNIVERSIDADE TECNOLOGICA FEDERAL DO PARANA
GUILHERME DA SILVA LIMA
RELATORIO DE AULA PRATICA
CURITIBA
2019
GUILHERME DA SILVA LIMA
RELATORIO DE AULA PRATICA
Trabalho realizado em dupla com base nas
informações obtidas nas aulas de Química geral
No curso de Engenharia elétrica da instituição
Universidade Tecnológica Federal do Paraná,
Orientado pelo profª Sergio Oldakoski:.
CURITIBA
2019
INTRODUÇÂO
A aula tinha como objetivo realizar experimentos com soluções volumétricas, começando com o primeiro experimento a preparação da solução de HCl puro e calcular o volume necessário para preparar 250ml de solução de ácido clorídrico.
O segundo experimento consistia em obter a concentração real da solução de HCL preparada, transferindo-se 10ml de carbonato de sódio para dois Erlenmeyer depois adicionando de 2 a 3 gotas do indicador metil Orange (coloração amarela alaranjada) para os dois Erlenmeyer. Utilizando-se de uma bureta com solução de HCl despeja-se gota a gota a solução no primeiro Erlenmeyer até que sua coloração fique levemente avermelhada, repetir o procedimento com o segundo Erlenmeyer. O segundo experimento tinha a função de encontrar a concentração real de HCl preparado.
O terceiro experimento consistem fazer titulação da solução de soda cáustica, utilizando o HCl na bureta zerando-a, transferir com a pipeta volumétrica 10ml de solução de soda cáustica em cada um dos dois Erlenmeyers de 250ml, adicionar em cada 80ml de água em seguida adicionar nde 2 a 3 gotas de metil Orange. Indicar a titulação com gota a gota da solução de HCl observando o momento certo da neutralização através de sua coloração. Repetir a operação no segundo Erlenmeyer, em seguida tinha que determinar a concentração em mol/l real em ácido, e determinar a porcentagem de hidróxido de sódio na solução analisada.
MATERIAL E METODOS
No primeiro experimento foi utilizado HCl puro, água deionizada, pipeta graduada de 5ml e balão volumétrico 250ml.
Primeiramente utilizando-se da pipeta graduada de 5ml foi transferido 2,1 ml de Ácido Clorídrico concentrado para o balão volumétrico de 250ml contendo cerca de 100ml de água deionizada, após a transferência o balão volumétrico foi preenchido com água deionizada proveniente do frasco lavador até completar o volume do balão volumétrico. Em seguida o balão volumétrico foi fechado e agitado segurando o frasco com o bocal virado para baixo com o objetivo de homogeneizar a solução.
No experimento 2 foram utilizados 10ml de carbonato de sódio com 0,05 mol/l de concentração, 2 Erlenmeyer de 250 ml, indicador metil Orange, a solução de HCl preparada no experimento 1, funil e água deionizada.
Nesse experimento inicialmente foram transferidos para os dois Erlenmeyer de 250 ml 10ml de solução de carbonato de sódio com 0,05 mol/l de concentração com a utilização da pipeta volumétrica. Em seguida foram adicionados 80 ml de água deionizada aos dois Erlenmeyer e duas a três gotas do indicador metil orange. Além disso foi preparada (preenchimento de solução até a marca zero seguida de liberação da solução) e carregada uma bureta com 25 ml de solução de ácido clorídrico preparada no experimento 1, o conteúdo da bureta foi utilizado na titulação subsequente em que foi adicionado ácido gota a gota em ambos os Erlenmeyer até que o seu conteúdo mudar de cor.
No experimento 3 foram utilizados uma bureta, pipeta volumétrica, 10 ml de Soda Caustica (NaOH), HCl e dois frascos Erlenmeyer de 250 ml.
Primeiramente foi preparada e carregada uma bureta com a solução de ácido clorídrico preparada no experimento 1. Em seguida foi transferida por meio da pipeta volumétrica 10 ml de solução de soda caustica para cada um dos Erlenmeyers e também foi adicionado a cada um dos Erlenmeyers cerca de 80 ml de agua deionizada e 2 as 3 gotas do indicador metil orange. Após esses procedimentos foi realizado a titulação gota a gota da solução de HCl contida na bureta até que o ácido neutralizasse (momento indicado pela mudança na coloração do indicador) a solução de soda caustica contida nos dois Erlenmeyers.
RESULTADOS E DISCUSSOES
No experimento 1 foi calculado o volume de ácido clorídrico (HCl) necessário para se preparar uma solução de 250 ml de ácido clorídrico com uma concentração de 0,1 mol/l
Primeiramente foi realizado o cálculo de qual seria a massa necessária para se obter 0.25 litros de solução de ácido clorídrico com uma pureza de 100 %.
1L de solução → 3,65g HCl puro
0,25L de solução → X
. X=0,9725g HCl puro.
....
Em seguida foi efetuado o cálculo da massa novamente só que levando-se em consideração uma solução com o teor de 37 % de ácido clorídrico.
100g de solução concentrada → 37g de HCl puro
Y → 0,9125 g puro
Y= 2,47 g sol concentrada.
Em seguida foi calculado o volume necessário para se preparar a solução de 250 ml de ácido clorídrico com concentração de 0,1 mol/L considerando a densidade do ácido clorídrico como 1,19 g/ml e aproximada para 1.1 g/ml.
1,1 g de solução concentrada → 1ml
2,47 g de solução concentrada → z
Z= 2.1 ml.
Com esses cálculos foi obtido um volume de 2,1 ml de HCl para se preparar 250 ml de solução de ácido clorídrico com uma concentração de 0,1mol/l.
...