Relatório Análises Físico-químicas da Água
Por: StefanyCaroline • 26/5/2019 • Relatório de pesquisa • 995 Palavras (4 Páginas) • 203 Visualizações
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO[pic 1][pic 2]
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS - CAMPUS MANAUS CENTRO
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO[pic 6][pic 7]
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS - CAMPUS MANAUS CENTRO
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
1. INTRODUÇÃO
O presente relatório discute os resultados da aula prática realizada no dia 16 de abril de 2019. Durante a mesma foram analisada duas amostras, diferentes, de água a fim de obterem-se alguns de seus parâmetros físico-químicos.
2. OBJETIVOS
Desenvolver análises físico-químicas da água obtendo resultados práticos do pH, temperatura e dureza total.
3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A qualidade de uma água está diretamente ligada aos fenômenos naturais e antrópicos exercidos sobre esta e, de acordo com o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), o uso ao qual esta se destina. O CONAMA define, na resolução 357 de 2005, diversos parâmetros físicos-químicos específico para a água segundo a sua classificação. Três importantes parâmetros da água que influenciam principalmente nas reações que ocorrem nesta são a temperatura, pH e dureza total (PIRATOBA et. al., 2017 apoud SPERLING, 2007).
A temperatura sendo definida como o grau de agitação das moléculas do meio, é um parâmetro em constante variação, devido a influências do meio externo, que pode acelerar ou retardar processos que estejam ocorrendo no meio e ainda influência no pH deste (CONSELHO NACIONAL DA ÁGUA, s.a.).
O pH de acordo com o conceito de Sonrensen é a medida da concentração de íons H+ na solução. Esta concentração, na água, pode influenciar em diversos aspectos de acordo com o uso desta, por exemplo na vida aquática, em reações, e até mesmo no tratamento desta água (TRATAMENTO DE ÁGUA, s.a.)
A dureza total refere-se à concentração de íons alcalino-terrosos presentes na água, principalmente o cálcio e o magnésio. É expressa, geralmente, em mg/L de CaCO3 e imprime a dificuldade de dissolver (fazer espuma) sabão. De acordo com Abdallas et. al. (2010), a água, dependendo da sua concentração de CACO3, pode ser classificada em: branda, pouco dura, dura e muito dura (Tabela 1) (CONSELHO NACIONAL DE ÁGUAS, s.a.).
[pic 13]
[pic 14]
[pic 15]
A temperatura e o pH podem ser medidos conjuntamente a partir do uso do potenciômetro ou ainda separadamente utilizando-se, respectivamente, termômetro e papel indicador. Já a dureza total pode ser encontrada utilizando-se o método titulométrico do EDTA-Na 0,01N (ABDALLAS et. al., 2010).
4. METODOLOGIA
4.1 Materiais e Reagentes
- Potenciômetro;
- Cubetas;
- Frasco Lavador;
- Papel Absorvente;
- Proveta de 50mL;
- Pipeta de 5mL;
- Bastão de Vidro;
- Bureta de 50mL;
- Erlenmeyer de 250mL;
- Pisseta com água destilada;
- Soluções Tampão de pH conhecido;
- Solução de Buffer;
- Negro de Eriocromo T;
- EDTA para dureza 0,01M;
4.2 Procedimentos
4.2.1 Análise de pH e temperatura
Com o potenciômetro devidamente estabilizado e calibrado, lavaram-se os eletrodos com água destilada e enxugou-os. Em seguida introduziu-os na amostra 1 e fez-se a leitura do pH e temperatura. Lavaram-se novamente os eletrodos com água destilada, enxugou-os e então os imergiu em água destilada.
Repetiu-se o procedimento com a amostra 2.
4.2.2 Dureza total
Em uma proveta, mediu-se 50mL da amostra 1 e então transferiu-se para um erlenmeyer de 250mL. Adicionou-se 1mL de solução de Buffer e homogeneizou-se a mistura. Em seguida, com o auxílio de um bastão de vidro, adicionou-se uma pequena quantidade do indicador Negro de Eriocromo T e homogeneizou-se até a coloração lilás. Posteriormente, titulou-se a amostra com EDTA a 0,01M até a viragem da coloração lilás para a coloração azul. Anotou-se o volume de EDTA gasto.
...