Relatório De Química
Por: Dorotyesther • 20/4/2023 • Relatório de pesquisa • 673 Palavras (3 Páginas) • 79 Visualizações
PROCEDIMENTO
Inicialmente preparou-se 50,0 ml de uma solução de ácido acético 1 mol L-1, posteriormente foi transferido 25 ml dessa solução para um balão volumétrico de 250 ml.
Foi calculado a quantidade de acetato de sódio necessária para preparar 50 ml de solução a 2 mol L-1. Pesou-se a massa de acetato de sódio determinada anteriormente, que acabou sendo dissolvida em um béquer 50 ml.
Foi transferida a solução para o balão 250 ml o volume tornou-se completo, logo após foi determinado o ph da solução preparada.
Na parte B, foram enumerados quatro béqueres de 50 ml e adicionou-se 25 ml da solução tampão em dois deles e 25 ml nos outros dois.
Em outro béquer contendo a solução tampão, adicionou-se 1 ml de uma solução HCl (0,5 mol L-1), a seguir foi determinado o ph da solução.
Em outro béquer contendo a solução tampão, adicionou-se 1 ml de solução de NaOH (0,5 mol L-1), logo após foi determinado o ph. Repetiu-se o procedimento dos itens 2 e 3 para os béqueres contendo água.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Verifica-se no experimento que pretende-se obter um solução tampão com acetato de sódio e ácido acético com 5,2 de pH.
Adicionou-se primeiramente 25 ml de ácido acético 1 mol L-1 em um balão volumétrico com capacidade de 250 ml.
A adição de ácido acético 2 mol L-1 na solução é baseado na quantidade em gramas necessária para obtenção de 250 ml de solução no tampão com pH 5,2. Sabe-se que a massa do ácido acético deve ser dissolvida em um béquer de 50 ml. O cálculo executa-se da seguinte maneira: como 2 mol estão para 1000 ml (1 litro), para cada 50 ml tenha-se 0,1 mol pois:
2 mol · 50 ml ÷ 1000 ml = 0,1 mol
É constatado que a massa molar do acetato de sódio é 82,0343 g/mol. Ao multiplicar a quantidade de mol encontrado na resolução da mensuração com a massa molar da substância química relatada encontra-se aproximadamente: 0,1 mol · 82 g/mol = 8,2 gramas.
Ao ser encontrado o valor da massa de acetato de sódio utilizado no experimento, o mesmo é dissolvido no béquer e acrescentado no balão volumétrico de 250 ml que acabara de se complementar. Com a solução finalizada a medição do seu pH torna-se possível e o resultado é 5,2, a medida esperada dentro da experiência no laboratório.
Seguindo a segunda etapa do processo, coloca-se em um béquer com 25 ml da solução tampão 1 ml de hidróxido de sódio 0,5 mol L-1 e em outro béquer contendo 25 ml de solução tampão adiciona-se 1 ml de ácido clorídrico 0,5 mol L-1. Após a efetuação dessas duas normas observa-se o pH das reações.
A solução tampão que obteve hidróxido de sódio ficou com pH igual a 5,4 e a solução tampão que se unificou ao ácido clorídrico apresentou pH igual a 5,1. Lembrando que quando houver muitos íons H+, o tampão absorverá alguns deles e acaba elevando o pH; se a solução tiver poucos íons um tampão doará alguns de seus H+ para diminuir o pH.
O procedimento envolvendo a mistura da solução tampão, uma contendo ácido e outra com a presença de base, com água procedeu os seguintes valores em relação
...