Relatório Fermentação Alcóolica
Por: BeatrizStefanny • 16/10/2016 • Relatório de pesquisa • 575 Palavras (3 Páginas) • 1.240 Visualizações
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL - SENAI
CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA
Beatriz Stefanny Sousa Santos
Carla Aparecida do Espírito Santo Lima
Illana de Lima Nascimento
Larissa de Souza Lima
Silvana dos Santos
RELATÓRIO – FERMENTAÇÃO ALCÓOLICA
ALAGOINHAS-BA
2015
INTRODUÇÃO
A fermentação é um processo de liberação de energia que ocorre sem a participação do oxigênio (processo anaeróbio). A fermentação compreende um conjunto de reações enzimaticamente controladas, através das quais uma molécula orgânica é degradada em compostos mais simples, liberando energia. A glicose é uma das substâncias mais empregadas pelos microrganismos como ponto de partida na fermentação.
Será relatado neste relatório o processo denominado de fermentação alcóolica, onde microrganismos (no caso, as leveduras), transformam açúcares em alcool etílico e gás carbônico (CO2).
OBJETIVO
Observar e analisar a reação do Saccharomyces cerevisiae sobre diferentes condições.
MATERIAS
Manta aquecedora; destilador; balão de fundo redondo; papel filtro; recipiente para armazenamento; bastão de vidro; termômetro; tubo de ensaio; mangueira flexível; alcóol 70%; fita isolante; caldo de cana; fermento biológico (levedura).
PROCEDIMENTO
Esterilizar os materiais que entrarão em contato com o substrato (vamos lavar e usar álcool 70); Aquecer o caldo de cana até 36°C; Adicionar o fermento em pó; Transferir para os fermentadores (Montar o fermentador conforme indicado pelo professor).
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Na fermentação alcoólica, as duas moléculas de ácido pirúvico produzidas são convertidas em álcool etílico (também chamado de etanol), com a liberação de duas moléculas de CO2 e a formação de duas moléculas de ATP.
Esse tipo de fermentação é realizado por diversos microrganismos, destacando-se os chamados “fungos de cerveja”, da espécie Saccharomyces cerevisiae. O homem utiliza os dois produtos dessa fermentação: o álcool etílico empregado há milênios na fabricação de bebidas alcoólicas (vinhos, cervejas, cachaças etc.), e o gás carbônico importante na fabricação do pão, um dos mais tradicionais alimentos da humanidade. Mais recentemente tem-se utilizado esses fungos para a produção industrial de álcool combustível.
No caso da cana de açúcar que apresenta alto conteúdo de sacarose, este é hidrolisado produzindo glicose e frutose pela enzima invertase sintentisada Saccharomyces cerevisiae. A reação é descrita da seguinte forma: C12H22O11 + H2O hhhC6H12O6 + C6H12O6, ou seja, Sacarose Glicose + Frutose.[pic 1][pic 2]
Em uma etapa seguinte a zimase, outra enzima sintetizada pela Saccharomyces cerevisiae, catalisa a reação de transformação de glicose e frutose em etanol e gás carbônico. A reação é descrita da seguinte forma: C6H12O6 kkkk 2CH3CH2OH + 2CO2 + ENERGIA, ou seja, Glicose Etanol + Dióxido de Carbono + 2 ATP + Calor.[pic 3][pic 4]
...