Relatório Grupo 15 Tabela Periódica
Por: BrunaCRS • 26/4/2018 • Relatório de pesquisa • 2.746 Palavras (11 Páginas) • 954 Visualizações
Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
Departamento de Química - DQ
Experimento 4: Grupo 15
São Carlos, outubro de 2017.
Sumário
= 2
Introdução 3
Objetivos 3
Experimento 4.1- Óxidos de nitrogênio 3
Experimento 4.2- Obtenção de amônia 3
Experimento 4.3- Caráter ácido/base 4
Experimento 4.4- Polimorfismo X Alotropia 4
Procedimento experimental 4
Experimento 4.1- Óxidos de nitrogênio 4
Experimento 4.2- Obtenção de amônia 5
Experimento 4.3- Caráter ácido/base 5
Experimento 4.4- Polimorfismo X Alotropia 5
Resultados e discussões 6
Experimento 4.1- Óxidos de nitrogênio 6
Experimento 4.2- Obtenção de amônia 7
Experimento 4.3- Caráter ácido/base 8
II- Bi(NO3)3 + 2H2O ↔ Bi(OH)2NO3 + 2HNO3 8
Experimento 4.4- Polimorfismo X Alotropia 8
Experimento 4.1- Óxidos de nitrogênio 9
Experimento 4.2- Obtenção de amônia 9
Experimento 4.3- Caráter ácido/base 9
Experimento 4.4- Polimorfismo X Alotropia 10
Tratamento de resíduos 10
Cotação 10
Referências bibliográficas 11
=
Introdução
Nesse experimento algumas características dos elementos do bloco p: grupo 15 e alguns conceitos serão abordados, tais como: caráter ácido/básico do bismuto e antimônio, reatividade, formas alotrópicas do fósforo, características do gás amônia, características dos óxidos de nitrogênio.
O grupo 15 da tabela periódica é formado pelo nitrogênio, fósforo, arsênio, antimônio e bismuto [1]. Todos possuem cinco elétrons na camada de valência, e têm estado de oxidação máxima igual a cinco, por isso utilizam todos esses elétrons para formar ligações [1].
O trihaleto de antimônio se hidrólise prontamente em água, mas o produto varia conforme o elemento [1]. O bismuto é um metal raro, pesado que se apresenta em estado sólido a temperatura ambiente, porém é incomum, pois o líquido se expande quando passa para o estado sólido [1]. Uma grande quantidade de energia é necessária para se remover seus elétrons, ou seja, ele tem uma elevada energia de ionização e seus íons Bi3+ são pouco estáveis [1]. O Sb é menos reativo, sendo estável frente a água e ao ar à temperatura ambiente, já o Bi é pouco reativo, sendo acelerada a reação quando é aquecido [1].
Polimorfismo é a capacidade dos átomos em adotar diferentes formas sob diferentes condições de temperatura e pressão [2]. Alotropia é o fenômeno no qual um elemento químico possui a capacidade de formar substancias simples diferentes [2]. No grupo 15, o elemento que apresenta alotropia de maneira mais acentuada é o fósforo, na qual suas formas alotrópicas são o fósforo branco (P4) e o fósforo vermelho (Pn) [1]. A diferença entre esses dois alótropos se encontra na atomicidade, ou seja, na diferença entre o número de átomos [1].
O nitrogênio é muito utilizado para a síntese da amônia líquida e do gás amoníaco [1]. Seu oxoácido, o ácido nítrico, é um líquido incolor e é um ácido forte e fica completamente dissociado quando está diluído; é oxidante e forma um grande número de sais solúveis em água, os nitratos [1]. A amônia é um gás incolor de odor pungente, sendo considerado um gás bastante tóxico e se dissolve facilmente em água liberando calor [1]. Os sais de amônio se decompõem facilmente quando aquecidos [1].
De acordo com a definição de Arrhenius, ácidos são substâncias doadoras de H+ e bases são substâncias doadoras de OH- [3].
Objetivos
Experimento 4.1- Óxidos de nitrogênio
O objetivo desse experimento foi verificar a propriedade oxidante do ácido nítrico, o caráter ácido/base de um óxido de nitrogênio e as características desse óxido.
Experimento 4.2- Obtenção de amônia
O objetivo desse experimento foi obter amônia gasosa, verificar seu caráter ácido/base e verificar as características da mistura de cloreto de amônio e hidróxido de cálcio.
Experimento 4.3- Caráter ácido/base
O objetivo desse experimento foi verificar o caráter ácido/base de sais de antimônio e bismuto.
Experimento 4.4- Polimorfismo X Alotropia
O objetivo desse experimento foi obter e diferenciar diferentes formas alotrópicas do fósforo.
Procedimento experimental
Experimento 4.1- Óxidos de nitrogênio
Primeiro pesou-sev4,983 g de limalha de cobre e colou-a num kitassato. Depois colocou-se, com o auxílio de uma pipeta graduada, 20,00 mL de uma solução de ácido nítrico 65% P.A.
Em seguida, dentro da capela foi montado um sistema com o funil de adição encaixado em uma rolha furada, a qual fechava o kitassato, uma bacia com água destilada, um tubo de ensaio também cheio de água destilada (ele foi invertido na bacia), o qual foi o local de recolhimento do gás e um cano de plástico ligando o kitassato ao tubo de ensaio. Esse sistema está representado da figura 1.
...