Relatório de Cromatografia de Troca Ionica
Por: Liah Aira • 28/6/2016 • Trabalho acadêmico • 353 Palavras (2 Páginas) • 790 Visualizações
NIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ[pic 1]
SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
DISCIPLINA CQ019 – CROMATOGRAFIA
Determinação da capacidade de troca de resinas iônicas
Profº Dr. Luiz Pereira Ramos
Curitiba PR
Maio, 2016
INTRODUÇÃO
A troca iônica é um método de separação rápido e reversível no qual existe troca entre íons presos em um sólido poroso e íons presentes em uma solução em contato com o mesmo. Os íons envolvidos na separação possuem diferentes afinidades daqueles dos íons fixos, que pode ser expressa por meio da constante de equilíbrio de troca iônica. Esta diferença de afinidade é a base da técnica de separação por troca iônica. Os analitos que possuem maior afinidade com as cargas fixadas migrarão através da coluna mais lentamente. A retenção será reduzida aumentando a concentração dos íons competidores na fase móvel.
A retenção e a seletividade da separação podem ser influenciadas pelo tipo de íon competidor e sua carga, e/ou pela mudança de carga dos íons do analito, por exemplo, por uma alteração do pH ou uma complexação.
A cromatografia de separação por troca iônica possui várias e importantes aplicações, como deionização da água, dessalinização de soluções, remoção de impurezas em solvente, entre outras. [1]
Uma grande variedade de compostos possui potencial para ser utilizados como resinas trocadoras de íons, mas usualmente são utilizados polímeros orgânicos de alto peso molecular, contendo um grande número de grupos iônicos. Existem dois tipos de resinas, as catiônicas, que são carregadas negativamente e atuam como trocadores de cátions, e as aniônicas que possuem carga positiva e portanto, atuam como trocadores de ânions.
OBJETIVOS
Determinar o ponto de vazamento e a capacidade de troca da coluna.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
[1] SKOOG, WEST, HOLLER, CROUCH, Fundamentos de Química Analítica, Tradução da 8ª edição norte-americana, São Paulo: Thomson, 2006. p 899-920
[2] - Collins, C. H.; Braga, G. L.; Bonato, P. S.; Fundamentos de Cromatografia. Editora da Unicamp, Campinas – SP, págs.17, 67, 68, 72-77, 85; 2006.
...