Relatório de Físico Química
Por: Ana Luiza Bouth • 20/3/2020 • Relatório de pesquisa • 938 Palavras (4 Páginas) • 161 Visualizações
Belém – PA
1. INTRUDUÇÃO
O fogo é o resultado da combustão, que é uma das reações químicas elementares. Para a ocorrência desta reação química, são necessários três elementos; representados pelo “triângulo do fogo”. Esses elementos são divididos em: combustível, que fornece energia para que ocorra a queima; comburente, que é a substância que reage quimicamente com o combustível; e o calor, que é necessário para iniciar a reação entre combustível e comburente.
Para que esta reação aconteça, obrigatoriamente dois elementos devem estar presentes: combustível e comburente. O combustível é tudo que pode de entrar em combustão (madeira, papel, pano, alguns metais, etc.). O Comburente é todo elemento que, incorporando-se quimicamente ao combustível possibilita a queima (o oxigénio é o principal comburente). Além do combustível e do comburente, é necessária uma terceira condição para que a combustão: a temperatura de ignição.
Neste trabalho serão explicadas as características de uma combustão, assim como a liberação de calor através da reação entre ácido sulfúrico e metais.
2. OBJETIVOS
Este trabalho pôr objetivo colocar em prática a teoria do “triângulo de fogo” e analisar a liberação de calor através da interação entre ácidos e metais, com ou sem a adição de energia externa (através do uso do Bico de Bunsen).
3. MATERIAL ULTILIZADO
* Bico de Bunsen;
* Azulejo;
* Vela pequena;
* Béquer;
* Proveta de 10 ml
* Magnésio metálico;
* Zinco metálico;
* Ácido Sulfúrico (H₂SO₄)
* Nitrato de Prata (AgNO₃)
* Cromato de Potássio (K₂CrO₄)
4. METODOLOGIA
Para analisar e entender o experimento a ser realizado, primeiro é necessário conhecer as etapas de uma combustão, ou seja, os componentes e os processos necessários para que ocorra uma combustão completa ou até mesmo incompleta. Teoricamente, conhecer o triângulo do fogo é o primeiro passo, aprendendo que tal triângulo é composto de um combustível primário, a fonte química que irá proporcionar a produção de energia para a queima; o comburente, o elemento ou composto que reagindo com o combustível provoca a queima necessária para haver o fogo ou fonte de valor (nesse caso o comburente pode ser O2 + N2 + 1% de outros resíduos ); e como última parte uma fonte de ignição, que irá provocar a reação primária por meio de um impulso energético. Utilizando o Bico de Bunsen, devidamente conectado a válvula de gás butano (C4H8, como fonte de combustível), tomando um palito de fosforo como fonte de ignição podermos observar o processo descrito acima, e ainda analisar dois tipos de chamas de acordo com a combustão. A zona logo acima da chama primária ou neutra, sendo observada bem próximo ao bico, possui coloração azulada intensa indicando que houve combustão completa, com queima de C4H8 e temperaturas até 1540°C, sendo conhecida como chama Oxidante; a segunda chama, formada englobando o a chama oxidante até o ponto máximo do Bico, apresenta uma coloração mais amarelada em função da baixa concentração de calor, apresentando a queima incompleta de C4H8, liberando CO e formando fuligem ( que foi observada através da aproximação de uma placa de azulejo branca próximo ao aparato de Bunsen, a chama formada recebe denominação de chama Redutora, e sinaliza combustão incompleta.
Na segunda prática, através de um Béquer faz-se a transferência de 3mL contendo a solução H2SO4 (Ácido Sulfúrico) para um tubo de 20 ml com
...