Relatório de Laboratório- Forças intermoleculares
Por: Samira Pessoa • 4/7/2018 • Relatório de pesquisa • 1.519 Palavras (7 Páginas) • 358 Visualizações
[pic 1]
Licenciatura em Ciencias da Natureza
ACH 4393 – Linguagem Química e Reações Químicas 1
Aula Experimental - Forças Intermoleculares
Samira Alves Pessoa N°USP 9911103
Ismarcia Cruz N°USP 9423641
Pedro de Freitas N°USP 103668000
Profª Miriam Sannomiya
Profª Renata Colombo
Período Matutino
São Paulo, SP
2018
1.INTRODUÇÃO
Quando duas moléculas se aproximam há uma interação de seus campos magnéticos o que faz surgir uma força entre elas. É o que chamamos de força intermolecular. Essas forças variam de intensidade, dependendo do tipo da molécula.
As forças intermoleculares são forças físicas consivolvem interação entre íons e moléculas polares, e entre moléculas apolares com dipolos elétricos induzidos. Forças que surgem da força eletrostática, ou seja entre cargas positivas e negativas.(consideradas fracas em relação a forças intramoleculares (covalentes, iônicas e metálicas). ENOTZ E TREICHEl, 2002). Essas forças não existem no estado gasoso. Portanto, em uma vaporização ou em uma sublimação, as forças intermoleculares são quebradas
A transição entre os diferentes estados físicos da matéria envolvem forças intermoleculares .Tem relação também com pontos de fusão e ebulição e com a entalpia de vaporização.(KOTZ E TREICHEL, 2002).Quanto maior a força de atração, maior será a temperatura em que o líquido entra em ebulição e maior também o ponto de fusão. (IFSC)
Nos estados, líquidos e sólidos as partículas estão bem próximas umas das outras, devido à existência da forças atrativas entre elas. Já nos gases a teoria cinética admite que não existem forças atrativas entre as moléculas, as moléculas estão bem afastadas.Se a energia cinética for maior que a energia potencial de uma molécula que esteja na superfície de um líquido e se movimentando em direção certa , ela passará para a fase gasosa quebrando as forças atrativas entre moléculas vizinhas.( KOTZ E TREICHEL,2002)
2. OBJETIVO
Analisar volatilidade, viscosidade e solubilidade em diferentes misturas ou substâncias puras e observar se há ou não relação com forças intermoleculares.
3. MATERIAIS E MÉTODOS
Materiais:
1 - Placa de aquecimento
4 - Vidros de relógio
1 - Pipeta
23 - Tubos de ensaio
1 - Béquer
1 - Placa de Aquecimento
1- Rolha
1 - Pinça
1 - Proveta
Métodos:
- Experimento 1.
Com a pipeta adicionou-se dez gotas de água, n-pentano, n-dodecano, e etanol em diferentes vidros de relógio. Observou-se quais substâncias eram mais ou menos voláteis.
- Experimento 2:
Adicionou-se 1 ml de n-hexano, glicerol e água em diferentes tubos de ensaio. Observou-se o grau de viscosidade de cada amostra.
- Experimento 3 :
Em 10 tubos de ensaios, preparou-se misturas, como:
1 -Água + n-hexano
2 -Água + etanol
3 - Água + acetato de n-butila
4 - Água + glicerol
5 - N-hexano + etanol
6 - N-hexano + acetato de n-butila
7 - N-hexano + glicerol
8 - Etanol + acetato de n-butila
9 - Etanol +glicerol
10 - Acetato de n-butila + glicerol
Observou-se , se as substâncias eram miscíveis ou não.
- Experimento 4 :
Em 8 tubos de ensaio pequenos e idênticos, testou-se a solubilidade de : KMNO4(s), I2, NiSO4. 7H2O(s) e sacarose em 2 solventes: água e n- hexano.
- Experimento 5:
Com uma pipeta (ou seringa hipodérmica), colocou-se 10 ml de gasolina na proveta, logo após , mais 10 ml de água, tampou-se com uma rolha e agitou-se a mistura. Observou-se a separação das fases e o percentual de álcool na gasolina.
- Experimento desafio: Testar a tensão superficial colocando uma moeda sobre a superfície da água contida em um béquer.
4. DISCUSSÃO - RESULTADO
- Experimento 1:
Após o depósito de 0,5ml de água, n-pentano, n-dodecano e etanol em separados vidros de relógio, observou-se os seguintes tempos de evaporação em condições normais de temperatura e pressão:
Substância | Tempo para evaporação completa |
N-pentano | 2 minutos e 45 segundos |
Etanol | 18 minutos |
Água | Não houve evaporação significativa dentroro do tempo disponível para o experimento |
N-dodecano | Não houve evaporação completa dentro do tempo disponível para o experimento |
A molécula de n-pentano (Fig. 4.1.1), sendo um hidrocarboneto simples e de pouca massa molar - 72.15 g/mol - não cria fortes ligações intermoleculares, sendo apenas afetado pelas forças de Van der Waals.
[pic 2]
Figura 4.1.1: Estrutura do n-pentano. Fonte: wikipedia.org (acessado em 26/08/2018)
...