Relatório de Química: Queima do Magnésio Metálico
Por: Nilvahsouza • 4/9/2016 • Relatório de pesquisa • 1.011 Palavras (5 Páginas) • 5.290 Visualizações
Objetivo
2-Procedimentos experimentais
2.1_Materiais utilizados
2.2_Metodologia
2.1_ 1° Procedimento: Queima do magnésio metálico
Utilizou-se o bico de bulsen para a queima do magnésio ao começar o processo de combustão foi aproximado do vidro relógio, porém sem encostar-se ao vidro até obtermos a formação do óxido básico, óxido de magnésio ao qual fica no aspecto de “cinzas”. Em seguida colocou as cinzas do magnésio em um tubo de ensaio adicionado a medida de "um dedo" de água em seguida agitado até dissolver, adicionou-se quatro gota de fenolftaleína, dando a cor rosa, pois em reação com o álcool, produz uma coloração rosada na presença de um alcalino
2.2_2° Procedimento:
Em um tubo de ensaio foi introduzido um pedaço de palha de aço em seguida adicionado a uma solução de sulfato de cobre até cobrir toda a palha de aço no recipiente, repetindo-se assim o processo com o prego.
Após alguns minutos de observação determina-se que ambos adquirem coloração avermelhada e a solução de sulfato de cobre que era azul fica incolor. Isso ocorre por ambos serem cobre metálicos.
2.3¬_3° Procedimento:
Introduzindo aproximadamente 5g de iodo sólido a um tubo de ensaio que em seguida é aquecido no bico de bulsen de forma que a boca no tubo de ensaio fique direcionada para o local onde não possa atingir você ou seus colegas, caso haja uma explosão. Observa-se que o tubo fica na cor roxa com aspectos de cristais dentro do frasco. Conclui-se que a reação apenas passa de estado sólido para gasoso (fenômeno físico_mudança de estado) e que o iodo em seu estado sólido contém a mesma cor, mas está concentrado.
2.4_4° Procedimento:
Com um papel laminado forma-se um modelo de copo ou recipiente oval ao qual são adicionados nele aproximadamente 5g de Dicromato de amônio (Amônia) em seguida aproxima a chama do bico de bulsen até iniciar-se a combustão do sal. Observou-se que fica na cor esverdeada e com aspecto de “pó”
2.5_ 5° Procedimento:
Com o auxilio de uma espátula adicionou-se a um béquer de aproximadamente (≅) 175ml contendo água o sódio metálico ao qual estava anteriormente dentro de um recipiente com querosene. No béquer foram adicionadas quatro gotas de fenolftaleína e imediatamente tampou-o com o vidro relógio.
Pode observar-se que o sódio em contato com essa solução reagiu de forma a ficar girando no recipiente, pois o material é tão mole que a própria reação faz com que ele reaja assim, ao mesmo tempo o sódio foi se dissolvendo ficando em perfeito formato de esfera e a água em coloração rosa.
4_ Resultados e discussões
A partir dessa prática entendemos o processo dos fenômenos físicos e químicos. Emissão (modelo de Bohr). Nesse processo devemos seguir as orientações do professor corretamente, pois se trata de materiais perigosos como no processo de queima do magnésio que pode provocar cegueira e inalar a amônia em pó pode acarretar em câncer, além do mau uso dos equipamentos que pode provocar queimaduras e ferimentos graves sem esquecer-se da vestimenta adequada, como óculos de proteção, jaleco, sapato fechado, cabelos presos de coque segundo as orientações das regras de segurança em laboratório. Durante o procedimento observamos cada reação, anotamos tudo detalhadamente e especificamos qual o estado de cada processo.
4.1_Resultado e discussão do 1° procedimento: Queima do magnésio metálico
Nesse procedimento a queima do magnésio origina em a formação do óxido básico, óxido de magnésio ao qual fica no aspecto de “cinzas” Esta reação é uma reação exotérmica, caracterizada também como reação de adição ou síntese.
Reação:
2 Mg(s) + O2(g) ---------> 2 MgO(s)
Esse procedimento é considerado químico, pois houve mudança de uma substância em outra.
4.2_ Resultado e discussão do 2° procedimento: Contato de ferro metálico com a solução de 〖Cu〗^(2+)
Nesse procedimento utilizamos dois tipos de materiais aos quais ambos são compostos por ferro metálico e observamos simultaneamente a reações deles por um determinado tempo, percebeu-se que apesar de serem materiais diferentes têm a mesma reação.
A
...