Relatório dos Elementos do Grupo 14
Por: ALGE Construtora • 16/6/2023 • Relatório de pesquisa • 1.176 Palavras (5 Páginas) • 80 Visualizações
[pic 1]
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS
CAMPUS URUAÇU
Características dos elementos do grupo 16 (Carbono)
Alunos: Carlos Eduardo Ferreira e Pedro Vítor Dias Rodrigues
Prof. Alécia Maria Gonçalves
URUAÇU, 2023.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 MATERIAIS E MÉTODOS 4
2.1 Materiais Utilizados: apresentação de todos os materiais, vidrarias e equipamentos utilizados na realização do experimento, exceto reagentes, na forma de itens. 4
2.2 Reagentes Utilizados: 4
2.3 Procedimentos Experimentais: 4
3. RESULTADOS e DISCUSSÃO 7
4. CONCLUSÕES 8
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9
INTRODUÇÃO
Os elementos pertencentes ao grupo 14 apresentam caráter metálico menor que os elementos do grupo 13. O carbono é o elemento que apresenta maior caráter não metálico o carbono ocorre livre na natureza, em suas conhecidas formas alotrópicas: diamante, grafite, carvão e fulerenos.O diamante é bastante conhecido e utilizado, o grafite é também muito conhecido e usado desde a antiguidade, com a finalidade de escrever e marcar outras superfícies.
O conhecimento referente aos compostos de carbono é datado desde a antiguidade, no entanto, este elemento só foi reconhecido como tal, no século XVIII. A partir daí, várias aplicações surgiram e foram definidas para os compostos de carbono, tais como a importância do CO2 para a fotossíntese e o petróleo para o desenvolvimento industrial no século XX.
Neste relatório pretende-se demonstar,em prática, algumas utilizações do carbono e dos elementos do bloco 14. Vão ser executados alguns experimentos usando o carbono como um dos principais elementos e assim evidênciar um pouco do uso desse composto tão importante no meio químico.
MATERIAIS E MÉTODOS
Materiais Utilizados:
- Tubo de ensaio
- Kitassato com rolha e com mangueira de 20 cm
- Béquer de 100 mL
- Bastão de vidro
- Bico de Bunsen
- Proveta
- Pipeta
- Espatula
Reagentes Utilizados:
- Corante azul
- Carvão ativado
- Água destilada (H2O)
- Hidroxido de sodio 0,01 mol
- Fenoftaleina
- Hidroxido de Calcio 0,025 mol
- Carbonato de Sódio 1 mol
- Acido Cloridrico 6 mol
- Carbonato de Cálcio
- Acido nitrico
- Nitrato de prata 1.0 mol
- Hidroxido de amonio 1,0 mol
Procedimentos Experimentais:
EXPERIMENTO 1: Adsorção do Carvão Ativado
Procedimento experimental:
a. Em um tubo de ensaio, adicionar 2 mL de uma solução de "indigo blue";
b. A seguir, no mesmo tubo de ensaio, adicionar uma pequena quantidade de carvão ativado;
c. Aguardar uns dois minutos e observar alguma alteração no sistema.
EXPERIMENTO 2: Síntese e Propriedades do dióxido de Carbono
a. Montar o esquema abaixo:
[pic 2]
b. Adicionar a 3 tubos de ensaio (1, II e III), separadamente, as seguintes soluções:
c. No primeiro tubo de ensaio adicionar 5 mL de água destilada, I gota de solução de hidróxido de sódio 0,01 mol.Le 1 gota de fenolftaleina. Homogeneizar a mistura.
d. No segundo tubo de ensaio adicionar 2.0 mL de solução de hidróxido de cálcio 0,025 mol.L.
e. No terceiro tubo de ensaio adicionar 1,0 mL de solução de carbonato de sódio mol.L, 1,0 mL de água destilada e I gota de fenolftaleina. Homogeneizar a mistura.
f. Adicionar ao kitassato (A), ver esquema acima, 16 ml. de solução de ácido cloridrico 6 mol.Le 5 g de carbonato de cálcio sólido (mármore).
Fechar rapidamente a boca do kitassato com uma rolha (vedar bem). Borbulhar o gás, obtido a partir da reação ocorrida no kitassato, no tubo de ensaio (1) previamente preparado, até verificar alguma alteração no sistema. Posteriormente repetir o procedimento borbulhando o gás no tubo de ensaio (II) e finalmente no tubo de ensaio (III).
g. Adicionar, a outro tubo de ensaio, 1,0 mL de solução de hidróxido de cálcio 0,025 mol.L. Colocar uma pipeta dentro do tubo de ensaio até tocar a solução e soprar por alguns minutos até observar alguma alteração no sistema.
EXPERIMENTO 3: Reações do íon Carbonato
a. Adicionar em um tubo de ensaio 2,0 mL de solução de carbonato de sódio mol.L. Acrescentar, em seguida, gota a gota, solução de ácido cloridrico 6 mol.L até observar alteração no sistema.
b. Adicionar em outro tubo de ensaio 2,0 mL de solução de carbonato de sódio mol.L. Acrescentar, em seguida, gota a gota, solução de hidróxido de cálcio mol.L¹ até observar alteração no sistema. Em seguida, adicionar solução de ácido cloridrico mol.L'e verificar novamente se há alteração no sistema.
...