Resultados E Discurção Dos Elementos Dos Grupos 1 E 2
Monografias: Resultados E Discurção Dos Elementos Dos Grupos 1 E 2. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 751992 • 28/5/2014 • 2.367 Palavras (10 Páginas) • 758 Visualizações
Resultados e discurção:
4.1) Propriedade redutora dos metais;
4.1.1) Primeiramente foi observado a característica metálica do sódio. Foi então retirado de um frasco contendo querosene um pedaço de sódio. O sódio metálico é muito reativo quando em contato com o ar e água, sendo que em contato com a água o mesmo reage de forma violenta, assim uma forma de conservá-lo é guardando submerso em compostos que o mantenha fora de contato entre a água e o ar. Geralmente são utilizados hidrocarbonetos desidratados como o querosene, além de desidratados esses compostos são apolares, diminuindo ainda mais a possibilidade de contato entre o sódio e a água.
Assim devido a sua alta reatividade seu manuseio deve ser realizado com muita cautela utilizando – se uma pinça uma vez que a superfície de nossa pele contém água suficiente para causar queimaduras, este foi colocado sobre o papel filtro na bancada, o sódio possuía coloração amarelada e sem brilho, em seguida com o auxilio de uma espátula foi feito sem muito esforço um corte no metal, isso ocorre por que o sódio e os demais elementos do grupo s são macios, pois estes possuem baixa energia de coesão, baixa força da ligação, um único elétron presente em sua ultima camada, proporcionando a eles baixa resistência mecânica e a facilidade em cortá-lo.
Após o corte pode – se então notar a cor cinza com o brilho que é característico dos metais. Após alguns segundos percebeu-se que o sódio voltou a obter a coloração amarelada e sem brilho. Isso acontece por que o sódio é oxidado pelo oxigênio presente na atmosfera terrestre, fazendo com que o mesmo retome a sua coloração inicial.
A reação que ocorre é a seguinte:
4 Na(s) + O2(g) 2Na2O(aq)
As semi – reações são:
Oxidação: 4Na0(s) ↔ 4Na2+(aq) + 4e¯ ∆ϵ◦= - 2,714v
Redução: O2(g) + 4H+(g) + 4 e¯ ↔ 2H2O(g) ∆ϵ◦= 1,23v
4Na0(s) +O2(g) +4H+(g)+4e¯↔ 2H2O(g)+4Na2(aq)+4e¯ ϵ◦cel=1,23 – (- 2,714) = 3,944v
Após visualizar as semi – reações podemos notar o quão grande é o potencial de redução do sódio metálico, sabemos que a reação é espontânea.
4.1.2 Primeiramente foi preparada uma placa de petri contendo água destilada e algumas gotas de fenolftaleína, em seguida foi adicionado um pequeno pedaço de sódio metálico. Pode-se observar que quando em contato com a água a reação se processa violentamente ocorrendo a liberação de gás, pode se também notar que o sódio não afunda, também foi possível observar que o pequeno pedaço de sódio que antes não tinha formar exata, adquiriu a forma esférica e “correu” sobre a água, num determinado tempo a esfera parou em uma extremidade da placa de petri e ali foi totalmente consumida, e ao fim houve uma pequena explosão.
A água ficou com coloração rosa, isso devido a fenolftaleína que é um indicador acido base, logo quando a solução fica rosa indica meio básico, e quando n há coloração esta indica que o meio é ácido. A reação abaixo mostra que a reação do Na com H2O gera hidróxido de sódio (NaOH) que é uma base extremamente forte
A equação para esta reação é a seguinte:
2 Na(s) + 2 H₂O(l) 2 NaOH(aq) + H₂(g)
O sódio é um dos elementos mais eletro positivos conhecido, ou seja, tem grande tendência em doar elétrons, por isso existe a facilidade em reagir com água. É liberada grande quantidade de energia durante a reação fazendo com que o sódio mude constantemente sua posição, adquirindo uma forma esférica para liberar energia de formar mais eficiente, ao mudar de posição de forma rápida dando a impressão que ele está correndo sobre a água. Podemos ainda notar que a reação é exotérmica, as pequenas explosões se devem a formação do íon hidróxido quanto mais íons formados mais há liberação de energia.
O sódio não afunda, pois sua densidade (0,971 g/mL) é menor que a da água (1,00 g/mL).
4.1.3 Primeiramente foi lixada cerca de 3cm de uma fita de magnésio (Mg) para que a camada protetora fosse retirada, feito isso pode se notar que o Mg possuía coloração cinza metálica, porem após alguns minutos foi formada uma nova camada fosca sobre o magnésio.
O magnésio assim como o sódio também é muito eletropositivo e reage com o ar, por isso depois de lixado a sua superfície fica em contato com o ar e reage com o oxigênio. E a película escura formada em sua superfície impede que o magnésio reaja mais facilmente.
A equação para essa reação é:
4Mg(s) + O2(g) 2 Mg2O(S)
Em seguida foi adicionado a um tubo de ensaio água destilada e algumas gotas de fenolftaleína, adicionando assim a fita de Mg previamente lixada, pode – se perceber que esta é uma reação lenta há temperatura ambiente uma vez que levou bastante tempo para que a reação se processasse completamente, entretanto quando em temperatura de ebulição da água (catalisador) a reação se processa rapidamente, isso se deve a sua posição na fila de reatividade, se comparada ao sódio por exemplo podemos notar que o sódio está a frente do magnésio.
Depois de um certo tempo a solução ficou rosa indicando que o meio é básico houve ainda a liberação de gases. O gás liberado foi o H2 e a base foi o Mg(OH)2.
A equação para esta reação é:
Mg(s) + 2H2O(l) Mg(OH)2(aq) + H2(g)
4.1.4 Em um tubo de ensaio foi adicionado solução de acido clorídrico e em seguida foi adicionado um pedaço da fita de Mg previamente lixada, pode – se perceber que a reação se processou de forma muito vigorosa, com liberação intensa de gases e o Mg foi quase totalmente consumido.
O magnésio dissolve-se facilmente em ácidos e forma cátions divalentes Mg2+.
A equação para esta reação é a seguinte:
Mg(s) + 2HClaq) MgCl2(aq) + H2(g)
As semi – reações são:
Oxidação: Mg(s) ↔ Mg2+(aq) + 2e¯ ∆ϵ◦= - 2,363v
Redução: 2H+(aq) + 2e¯↔ H2(g) ∆ϵ◦= 0,00v
Mg(s) + 2H+(aq) + 2e¯↔ H2(g) + Mg2+(aq) + 2e¯
...