Relatório eletrofloculação para descontaminar a água
Por: jfsoareslima • 7/11/2019 • Relatório de pesquisa • 619 Palavras (3 Páginas) • 199 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS – UFAL
CAMPUS A.C SIMÕES
Engenharia Civil 2018.2
Laboratório de Química
João Felipe Soares de Lima
Henrique Prudente Torres
Júlio César Martiniano Leite
Matheus Thiago Gonçalves Munt
Alexandre Cavalcante de Oliveira
Uso de Eletrofloculação para descontaminar a água
Maceió-AL
INTRODUÇÃO
Existem vários métodos de tratamento de água destinada ao consumo humano nas ETAs (Estações de tratamento de água). Dentre os processos de separação de misturas que são utilizados para esse fim, tem-se a floculação. Que é a aglutinação de impurezas, isto é, elas são transformadas em flocos maiores e mais pesados, por meio da adição de coagulantes, tais como sulfato de alumínio ou cloreto de ferro, juntamente ao óxido de cálcio (cal virgem), para que assim sejam separadas da água com maior facilidade. Outra técnica também usada é a eletrofloculação, cuja aplicação destina-se à descontaminação da água por meio da técnica da eletrofloculação, também chamada de eletrocoagulação ou eletroflotação, que também causa a aglutinação de impurezas, porém, por meio de reações de oxirredução.
Nas reações de óxido-redução ocorre a transferência de elétrons de uma espécie para a outra, logo, uma das espécies sofre redução enquanto a outra sofre oxidação. Se o elemento tem seu numero de oxidação algebricamente aumentado, então ele sofre oxidação e se ele tem seu numero de oxidação diminuído algebricamente, então ele sofre redução. Uma pilha ou bateria (associação de pilhas) é um dispositivo no qual uma reação química de óxido-redução produz energia elétrica. Nas pilhas, o ânodo é o eletrodo em que ocorre o processo de oxidação e que fornece elétrons pelo circuito externo e o cátodo é o eletrodo em que ocorre o processo de redução e que recebe elétrons pelo circuito externo.
OBJETIVOS
Realizar uma eletrofloculação para descontaminação de uma amostra de água. Observar reações em que ocorre transferência de elétrons.
MATERIAIS E REAGENTES
- 1 bateria de 9V
- 2 pregos
- Garras do tipo “jacaré”
- 2 fios de cobre de cerca de 20 cm cada
- 1 espátula
- Funil
- Filtro de papel
- 2 béqueres de 100ml
- Água
- Sal (Cloreto de sódio)
- Corante alimentício
PROCEDIMENTOS
1- Primeiramente, adicionamos 50mL de água em um béquer de 100mL
2- Depois, foi
...