TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório equilíbrio químico

Por:   •  4/11/2024  •  Relatório de pesquisa  •  1.865 Palavras (8 Páginas)  •  22 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE QUÍMICA

CURSO DE GRADUAÇÃO EM QUÍMICA

ARIADNE DOS SANTOS, CAIQUE RIBEIRO DE ALMEIDA SENA E LETÍCIA DE JESUS SILVA

.

EQUILÍBRIO QUÍMICO

Salvador 2022

1. INTRODUÇÃO

O relatório trata-se do estudo práticos de reações em equilíbrio, que são reações reversíveis entre um produto e um reagente, ou seja, existe a reação direta (formação dos produtos), e a reação inversa (formação dos reagentes). O fenômeno do equilíbrio químico ocorre quando as duas reações atingem um ponto de equilíbrio onde a velocidade da reação direta e da reação inversa são iguais. O experimento foi realizado com cromato (amarelado) e dicromato (alaranjado). Os mesmos reagiram com diversos compostos, como bases e ácidos, e a partir disso foi possível observar o equilibro químico olhando a aparência das substâncias.

Sabe-se que quando misturadas duas substancias ou mais elas reagem entre si dando origem a outras diferentes, que são os produtos. Na reação, A + B 🡪 C + D, A e B são reagentes e C e D são os produtos. Observando a reação inversa, C + D 🡪 A + B agora os reagentes C e D reagem formando os produtos A e B. as reações químicas, em grande maioria, são reações reversíveis, ou seja, reações nas quais os reagentes se transformam em produtos que reagem entre si de certa maneira a regenerar os reagentes iniciais. Como essas reações reversíveis acontecem em dois sentidos indicados, direta e inversamente, elas irão tender para um estado de Equilíbrio Químico. A + B ⇌ C+ D O Equilíbrio Químico é um fenômeno em que a velocidade da reação que forma os reagentes em produtos se iguala com a velocidade que os produtos regeneram os reagentes. A partir desse ponto de equilíbrio, não irá acontecer nenhuma transformação no sistema, porém as reações diretas e inversas se procedem simultaneamente a uma mesma velocidade. Fatores que afetam o equilíbrio químico Uma vez que o equilíbrio está estabelecido em uma reação química, apenas fatores externos poderão alterar a direção deste equilíbrio. Em geral, o principio de Le Chatelier permite que possa ser feitas previsões qualitativas acerca dos efeitos das variações que aconteceram no equilíbrio químico. O principio e Le Chatelier ‘’Sempre que uma perturbação é introduzida em um sistema de equilíbrio químico, a posição do equilíbrio será deslocada na direção que minimiza ou anula a perturbação introduzida’’. Diferentes tipos de perturbação podem afetar a posição do equilíbrio estabelecido como: concentração, temperatura e pressão. Esses tipos de perturbação feitas externamente, irão alterar a composição do equilíbrio químico e o mesmo irá se reajustar, deslocando para a reação inversa ou direta, e voltar gradativamente ao estado de equilíbrio incialmente proposto.

2. OBJETIVOS

Aplicar o princípio de Le Châtelier a algumas reações químicas reversíveis, envolvendo os íons cromato(CrO4 2- ) / dicromato(Cr2O7 2- ) e o sistema NO2 / N2O4.

3. MATERIAIS E REAGENTES

Materiais

-Rolha para tubo de ensaio

-Tubos de ensaio

-Conta-gotas

-Béquer

Reagentes

- solução de cromato 0,1 mol.L-1

- solução de dicromato 0,1 mol.L-1

- solução de HCl 0,1 mol.L-1

- solução de HCl 1 mol.L-1

- solução de NaOH 0,1 mol.L-1

- solução de NaOH 1 mol.L-1

- solução de Ba(NO3)2 0,1 mol.L-

4. PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS

Experimento 1: Equilíbrio entre os íons cromato / dicromato

1. Foi colocado 10 gotas da solução preparada a partir do K2Cr2O7 em um tubo de ensaio e 10 gotas da solução preparada a partir do sal K2CrO4 em outro tubo e foi anotado a cor de cada solução. Essas soluções serviram como fontes de íons CrO4 2- e Cr2O7 2-.

2. Acrescentou-se, alternadamente, gota a gota, solução de NaOH 0,1 mol.L-1 a cada solução, até que uma mudança de cor fosse observada em um dos tubos, foi anotado as cores das soluções e guardou-se esses tubos para a etapa e.

3. Repitiu-se a operação a. acrescentando dessa vez, gota a gota, solução de HCl 0,1 mol.L-1 e anotou-se a mudança de cor observada. Os tubos de ensaio foram reservados para a etapa d.

4. Acrescentou-se, gota a gota, solução de NaOH 1 mol.L-1 aos tubos da etapa c, até que fosse notada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com