Relátorio de Abrandamento da Dureza da Agua
Por: babitoria • 14/10/2019 • Relatório de pesquisa • 1.118 Palavras (5 Páginas) • 246 Visualizações
[pic 1]
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
COORDENAÇÃO DE ENSINO TÉCNICO
Laboratório de Processos Industriais – Turma: Módulo III – T1
Profª Gisele Fatima Morais Nunes
Data da prática: 21/08/2019
Artur Lima Vieira
Barbara Vitoria de Sousa Marciano
Eduardo Manoel Dutra
abrandamento da dureza da água
Belo Horizonte
Setembro, 2019
- Objetivos
Objetivou-se na prática a determinação da dureza da água pré e pós tratamento de abrandamento com cal sodada utilizando-se titulação com EDTA.
- Metodologia
- Materiais
- Pipeta volumétrica
- Pipeta graduada
-Erlenmeyer
-Pisseta
- Béquer
- Balança semi-analitica
- Bastão de vidro
- Caneta permanente para CD
- Espátula
- Vidro de relógio
- Filtro de papel
- Argola
- Fúnil para filtração
-Suporte universal
- Garra borboleta
- Bureta
- Proveta
- Pipeta de Pasteur
- Reagentes
- Amostra de água
- Solução EDTA (0,02 mol/L)
- Solução Cal Sodada (1,2% m/v de cal e 3%m/v de carbonato de sódio)
-Solução tampão pH 10
- Indicador negro de ericromo T
2.3. EPI’s e EPC’s
- Jaleco
- Luvas de látex
- Capela de exaustão
-Óculos de proteção
- Procedimento
2.3.1. Determinação da dureza da água por titulação com EDTA
Com auxilio de pipeta volumétrica verteu-se 10 mL da amostra de água em um erlenmeyer de 125 mL e dilui-se para 50 mL utilizando-se água destilada, adicionou-se ao erlenmeyer 2 mL de solução tampão pH 10 e aproximadamente 0,1 g do indicador negro de ericromo T e homegeneizou-se o sistema. Em seguida realizou-se a titulação com EDTA da seguinte maneira: verteu-se a solução de EDTA na bureta até que esta preenchesse a marcação zero da mesma, aferiu-se o menisco no traço de referência e abriu-se a torneira da bureta e o escoamento de EDTA foi mantido agitando-se constantemente até que a púrpura avermelhada tornou-se azul. Anotou-se o volume utilizado de EDTA e determinou-se através do calculo de dureza da água representado abaixo a dureza da mesma.
Dureza (mg.L-1 de CaCO3)= VEDTA x CEDTA x f x100000 [pic 2]
Vamostra
Onde:
VEDTA= Volume de EDTA gasto na titulação (mL)
CEDTA= Concentração EDTA (mol/L)
f= Fator de correção da Concentração de EDTA
Vamostra= Volume da amostra (mL)
2.3.2. Abrandamento da dureza da água pelo método da cal sodada
Verteu-se em um béquer 50 mL de amostra de água, adicionou-se 10 mL de solução de cal sodada e homegeneizou-se com auxilio de um bastão de vidro. Após um tempo de decantação do precipitado filtrou-se a amostra, utilizou-se duas frações de 10 mL e realizou-se a titulação com EDTA da mesma maneira já dita anteriormente. Anotou-se os volumes encontrados e realizou-se o mesmo calculo de determinação de dureza. Além deste, realizou-se o calculo abaixo para a determinação da eficiência do método.
Eficiência do abrandamento (%)= Durezainicial – Durezafinal x100
Durezainicial[pic 3]
- Resultados e discussão
A dureza da água é uma propriedade relacionada a concentrações de íons, em geral, de cálcio e magnésio oriundos de minerais presentes no solo dissolvidos nela. A água de dureza elevada é aquela que possui uma elevada concentração de tais íons e devido a isso, é susceptível a ocorrência de deposições devido a precipitação destes. Essa alta concentração é muito prejudicial no setor industrial em caldeiras, maquinas de lavar e canos, e até mesmo para o consumo humano, em virtude disso e de outros problemas relacionados, é de grande importância o abrandamento da dureza da água para o consumo e para a produção.
Existem duas classificações no que se refere a dureza da água, são estas a dureza temporária, geradas por íons carbonatos e bicarbonatos, e a dureza permanente, desenvolvida pela presença de íons cloreto, nitrato e sulfatos. A dureza temporária pode ser removida por meio da fervura da água, já para a dureza permanente este processo não se mostra eficaz.
Visando isso, a análise do método mais eficiente para o abrandamento da dureza da água é de suma importância, visto que é essencial buscar pela maior eficiência neste processo. Após o abrandamento, notou-se uma redução considerável na dureza da água. A diminuição se mostrou mais eficiente na amostra 1, com uma eficiência de 96,3%, que na amostra 2, com uma eficiência de 91,7%. Portanto, nota-se que neste caso uma quantidade menor de cal sodada é mais eficiente que uma quantidade mais elevada. A tabela abaixo relaciona os valores utilizados de EDTA, a dureza encontrada para a amostra e a eficiência do abrandamento.
...