Resenha Crítica do filme Radioactive
Por: 0010020030203 • 8/5/2022 • Resenha • 403 Palavras (2 Páginas) • 2.080 Visualizações
[pic 1]
Vinicios Silva da Silva
Licenciatura em Química 1ºS.
RESENHA CRÍTICA DO FILME RADIOACTIVE
RADIOACTIVE. Direção de Marjane Satrapi. Estados Unidos: Netflix, 2019. 1 filme (110 min).
Inspirado nos cientistas Marie Curie e Pierre Curie, o filme “Radioactive”, lançado em 2019, com a direção de Marjane Satrapi além de contar com a produção da Netflix. O filme relata a história do casal e de suas descobertas para o mundo contemporâneo, além disso, mostra as dificuldades que tiveram e o machismo que Marie Curie sofreu ao decorrer de sua carreira.
O filme apresenta um conteúdo, cuja importância mudou drasticamente a sociedade, pelo fato da descoberta da radioatividade em 1898, os novos elementos Rádio e Polônio. Porém, como ainda não era de conhecimento na época, a exposição à radiação fez mal ao casal e aos outros cientistas que buscavam estudar as propriedades desses elementos. Após isso, Pierre veio a falecer em um atropelamento em 1906, caso não fosse por esse incidente, provavelmente teria morrido devido aos efeitos da radiação, depois de um tempo veio a falecer Marie pela radiação em 1934.
A obra mostra acontecimentos marcantes, como a radioterapia para o tratamento do câncer em 1899. A radioatividade pode trazer benefícios para a sociedade, mas se usada em mãos erradas, pode resultar em catástrofes, como a criação de armas nucleares para destruição em massa nas guerras, criada em 1945, a Little boy. Mesmo sendo utilizada para o bem, como na usina nuclear que gera energia elétrica, um pequeno acidente resulta numa catástrofe, como ocorreu em Chernobyl em 1986.
A meu ver, o filme é deverás importante para o entendimento dos estudantes do ensino médio e superior, pois mostra com detalhes como foram descobertos os novos elementos e o quão importantes se tornaram na sociedade. Esse fato resultou em grandes benefícios para os cientistas, uma descoberta abre portas para outra, assim possibilitando a evolução da sociedade, um exemplo disso é a filha Irene Curie que junto ao marido, criaram a radiação artificial. Além disso, o filme é bem desenvolvido, com ótimas atuações e sem fugir muito da história verdadeira, mostrando até o machismo que era vivido na época e as dificuldades que existiam para os cientistas, cada parte da obra chama a atenção do espectador, isso faz o filme ser mais interessante.
...