Separação de misturas em Química
Por: glauciastefanie • 13/9/2017 • Trabalho acadêmico • 1.678 Palavras (7 Páginas) • 324 Visualizações
PITÁGORAS
QUÍMICA GERAL E EXPERIMENTAL
CURSO DE ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO
PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE
MISTURAS
GLÁUCIA STEFANIE PURIFICAÇÃO PIMENTA DA SILVA – 1177067
BELO HORIZONTE – MINAS GERAIS
2016
PITÁGORAS
QUÍMICA GERAL E EXPERIMENTAL
CURSO DE ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO
PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE
MISTURAS
GLÁUCIA STEFANIE PURIFICAÇÃO PIMENTA DA SILVA – 1177067
Atividade avaliativa entregue como avaliação da disciplina “Química Geral e Experimental”, sob orientação do professora Andreza.
BELO HORIZONTE – MINAS GERAIS
2016
SUMÁRIO PÁGINA
Sistema Sólido – Sólido .................................................................................04
Sistema Sólido – Líquido................................................................................05
Sistema Líquido – Líquido ...............................................................................07
Sistema Líquido – Gasoso / Gasoso – Gasoso ..............................................08
Referências Bibliográficas ...............................................................................09
Processos de Separação de Mistura Homogênea e Heterogênea
Mistura é o conjunto de várias substâncias, e que podem ser divididas em Homogêneas e Heterogêneas. Homogênea é aquela que apresenta aspecto uniforme quando observada a olho nu ou com aparelhos de aumento, possuem uma fase. Heterogênea é aquela que apresenta aspectos diferentes quando observada a olho nu ou com lentes de aumento, possuem duas ou mais fases.
A mistura é classificada em sistema sólido – sólido, sólido - líquido, líquido -líquido, liquido - gasoso e gasoso - gasoso.
Sistema Sólido – Sólido
Mistura heterogênea composta por dois ou mais sólidos, que podem apresentar diferentes tamanhos e propriedades físicas. Processos de separação:
- Catação: seleção realizada manualmente uma a um. Ex.: catar feijão
- Ventilação: separação por meio de uma corrente de ar. EX.:beneficiamento do arroz
- Levigação: separação por meio de uma corrente de água. EX.: garimpo
- Flotação: possui a mesma aplicação da ventilação, contudo a separação é realizada adicionando-se um líquido de densidade intermediária aos sólidos em questão. Após a adição do líquido, o sólido de menor densidade irá flutuar na superfície e o de maior densidade afundará. Ex.: tratamento da água
- Peneiração ou tamisação: separação com o uso de peneiras. Ex.: separação de areia.
- Separação Magnética: quando um dos sólidos possui magnetismo, ele é atraído por um imã. Ex.: separação do minério de ferro da areia.
- Dissolução fracionada: os sólidos envolvidos se dissolvem em um líquido que é adicionado ao sistema. Ex.: separação de sal e areia.
- Fusão fracionada: separação de sólidos que possuem fusão distantes. Ex.: ferro 1536ºC e chumbo 327ºC, o chumbo fundirá primeiro que o ferro podendo ser separado.
- Cristalização fracionada: quando temos dois ou mais sólidos em uma mistura e são solúveis em um mesmo solvente. Aquecendo a mistura o solvente irá evaporar e um dos sólidos cristalizará antes dos demais. Ex.; Sal de cozinha extraído da água do mar.
- Sublimação: as partículas de uma substância passam ou do estado sólido para o gasoso, diretamente, sem passar pela fase intermediária do estado líquido. Ex.: purificação do Iodo e naftalina.
Sistema Sólido – Líquido
Classificado como homogêneo ou heterogêneo. Processos de separação:
- Decantação misturas sólido liquido: é a remoção da parte líquida, virando cuidadosamente o recipiente. Pode-se utilizar um funil de decantação para remover um dos componentes da mistura.
Exemplo: água + óleo; água + areia
- Centrifugação: é o processo de aceleração da sedimentação. Utiliza-se um aparelho chamado centrífuga ou centrifugador, que pode ser elétrico ou manual.
Exemplo: Para separar a água com barro.
- Filtração: É um método de separação de misturas heterogêneas sólido-líquido ou gases-sólidos que se baseia na passagem da mistura por um filtro. Existem dois tipos de filtração: a comum e a vácuo. A filtração comum é a simples passagem da mistura por um funil com papel de filtro a vácuo onde os sólidos ficam retidos. Já a filtração a vácuo é feita usando-se um funil de Buchner acoplado a um kitassato, que, por sua vez, está acoplado a uma trompa de água que arrasta o ar de dentro do kitassato, causando uma região de pressão baixa. Essa diferença de pressão leva à sucção do líquido da mistura e acelera o processo de filtração.
- Evaporação: Essa técnica é baseada na diferença de pontos de ebulição entre os componentes da mistura. As misturas homogêneas sólido-líquido, isto é, as soluções químicas verdadeiras, são deixadas em repouso ou aquecidas para que o líquido evapore, permanecendo o sólido que possui o ponto de ebulição muito maior. Essa técnica é usada na obtenção de sal de cozinha a partir da água do mar.
- Destilação simples: consiste em aquecer a mistura em um balão de fundo redondo acoplado a um condensador. O líquido de menor ponto de ebulição evapora e chega ao condensador, onde retorna ao estado líquido e é coletado em outro recipiente
...