Separação de Misturas
Por: Emerson Luiz • 24/5/2016 • Trabalho acadêmico • 740 Palavras (3 Páginas) • 270 Visualizações
[pic 1] | UNESPAR – UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ |
INTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE QUÍMICA
Acadêmicos: Adolar Noernberg Júnior
Emerson Luiz dos Santos Veiga
TEXTO BASE – SEPARAÇÃO DE MISTURAS
Mistura nada mais é do que a associação de duas ou mais substâncias diferentes cujas estruturas permanecem inalteradas, ou seja, não ocorre reação química entre elas.
Temos dois tipos de misturas: homogênea e heterogênea. A mistura homogênea apresenta uma única fase. São exemplos de misturas homogêneas: a água salgada, a gasolina, o ar e o vinagre. A mistura homogênea é, usualmente, chamada de solução. Uma solução pode ser sólida, líquida ou gasosa. Água e areia ou água e azeite são exemplos de misturas heterogêneas.
Quando desejamos separar os componentes de uma mistura devemos usar processos específicos que são definidos de acordo com alguns fatores, como o tipo de mistura, o estado físico da matéria e as propriedades físicas dos materiais que constituem a mistura. As principais técnicas de separação de misturas são: destilação simples e fracionada, decantação, filtração, catação, sedimentação, dissolução fracionada, peneiração, liquefação, ventilação e separação por magnetismo.
Podemos esboçar o seguinte esquema com as principais técnicas de separação de mistura de acordo com o tipo de mistura:
[pic 2]
- SEPARAÇÃO DE MISTURAS HOMOGÊNEAS
- Cristalização
É um processo de separação de misturas, onde as substâncias da mistura são sólidas. Dissolvendo todos os componentes da mistura em líquido que logo em seguida sofre evaporação, ele provoca a cristalização das substâncias separadamente. Este processo é utilizado nas salinas, por exemplo, para obtenção de sais da água do mar, onde a água evapora e os diferentes tipos de sais cristalizam-se separadamente.
- Destilação
Essa técnica é uma das mais aplicadas em laboratórios de Química e baseia-se na diferença de temperatura de ebulição entre as substâncias que compõem a mistura.
Existem dois tipos de destilação que são usados de acordo com o tipo de mistura que desejamos separar. No caso de misturas sólido-líquido, usa-se a destilação simples; e no caso de misturas líquido-líquido, aplica-se a destilação fracionada. A destilação simples pode ser utilizada para separar um mistura de sal e água, já a destilação fracionada é muito utilizada pela indústria petrolífera para a retirada de gás natural, querosene, gasolina, entre outras substâncias contidas no petróleo.
- SEPARAÇÃO DE MISTURAS HETEROGÊNEAS
- Filtração
Processo mecânico que serve para separar mistura sólida dispersa com um líquido ou gás. Utiliza-se uma superfície porosa (filtro) para reter o sólido e deixar passar o líquido.
- Decantação
É a remoção da parte líquida, virando cuidadosamente o recipiente. Pode-se utilizar um funil de decantação para remover um dos componentes da mistura.
Exemplo: água e óleo; água e areia.
- Catação
Consiste basicamente em recolher com as mãos ou uma pinça um dos componentes da mistura. Exemplo: separar feijão das impurezas antes de cozinhá-los.
- Flotação
Consiste em adicionar bolhas de ar ao meio, o que faz com que as partículas em suspensão no líquido passem a aderir-se a essas bolhas. Essa espuma formada pode então ser removida, arrastando consigo as partículas de impurezas. Esta técnica é utilizada no tratamento de água e esgoto.
...