Substância Tóxica: arsênio
Por: CamilaBP • 8/10/2015 • Trabalho acadêmico • 461 Palavras (2 Páginas) • 265 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS
CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA
UNIDADE UBÁ - MG
SUBSTÂNCIA TÓXICA: ARSÊNIO
Camila Batista Pinto
Química e Meio Ambiente
UBÁ – MINAS GERAIS
2015
ARSÊNIO
O Arsênio (As) é um semi-metal de ocorrência natural e amplamente distribuído na crosta terrestre, podendo estar presente em mais de 200 minerais. Existe na natureza em uma ampla variedade de compostos orgânicos e inorgânicos.
Na biosfera, ele é bem distribuído, podendo se apresentar em concentrações de 2 – 3 μg L-1 na água do mar não poluída, 2 μg kg-1 na crosta terrestre.
O arsênio pode ser obtido como subproduto do tratamento de minérios de cobre, chumbo, cobalto e ouro. O arsênio metálico é utilizado na fabricação de ligas não-ferrosas e outros compostos para manufatura de vidros, materiais semicondutores e fotocondutores. Alguns compostos contendo arsênio são utilizados no tratamento de doenças, na composição de herbicidas, inseticidas e desfolhantes, e também podem ser encontrados na fauna e flora marinha, pois o nitrogênio e o fósforo nas vias metabólicas podem ser trocados por ele.
O Arsênio apresenta alto índice de toxicidade e pode ser absorvidos com facilidade por inalação ou ingestão e exposição contínua a compostos inorgânicos de arsênio.
Pode ser liberado de duas fontes distintas na natureza, de forma antropogênica com a aplicação de agrotóxicos, combustão de madeira e carvão, fundição de metais não ferrosos ou mesmo a queima de lixo, e de forma natural através de vulcões e intemperismo de rochas. Compostos de arsênio podem ser solúveis, sendo então o arsênio transportado pela água podendo contaminar depósitos subterrâneos de água. A forma mais comum de introdução do arsênio na água ocorre por dissolução de rochas e minérios, efluentes industriais ou de mineração.
O arsênio, em águas naturais como lagoas ou o mar, pode ser encontrado em diversas formas: As(III) (Arsenito), As(V) (Arseniato), íon monometilarsônico (MMA) e íon dimetilarsínico (DMA), em reservatórios de água subterrâneos os mais encontrados são As(III) e As(V), considerados os tipos de arsênio mais tóxicos.
O acúmulo de quantidades substanciais de arsênio ocorre em maior escala em organismos marinhos do que viventes de ambiente terrestre.
A principal ocorrência de contaminação humana por arsênio ocorre através da ingestão de alimentos contaminados e água. Pode causar inúmeras patolo doenças cardiovasculares, distúrbio no Sistema Nervoso Central, Vascular e Periférico, hiperqueratose, hiperpigmentação, câncer de pele, bexiga e pulmão, neuropatia periférica e grangrena.
Sua análise geralmente é feita por espectrometria de absorção e emissão atômica e por espectrometria de massas.
REFERÊNCIAS
BARRA, C. M.; SANTELLI, R. E.; ABRÃO, J. J.; GUARDIA, M. Especiação de arsênio – uma revisão. Química Nova 23(1), 2000
BORBA, R. P.; FIGUEIREDO, B. R.; CAVALCANTI, J. A. Arsênio na água subterrânea em ouro preto e mariana, quadrilátero ferrífero (MG). REM: R. Esc. Minas, Ouro Preto, 57(1): 45-51, jan. mar. 2004
CETESB. Ficha de informação toxicológica. Divisão de Toxicologia Humana e Saúde Ambiental. Agosto de 2014
...