: Determinação Da Porcentagem De 02 Presente No Ar
Monografias: : Determinação Da Porcentagem De 02 Presente No Ar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: danilojose • 1/9/2013 • 819 Palavras (4 Páginas) • 881 Visualizações
2- Resumo
Apresentar ao aluno a possibilidade de determinar qual a percentagem de 02 no ar atmosférico.
3- Introdução
A corrosão é um processo eletroquímico e a série eletroquímica nos dá uma indicação do porquê a corrosão ocorre e como ela pode ser prevenida. A corrosão do ferro, por exemplo, devido a exposição ao ar e água, pode ser evitado pelo conhecimento das reações de redox. Um método conhecido como Galvanização, isto é, processo através do qual o zinco é ligado metalurgicamente ao metal, proporcionando a este um revestimento anticorrosão. O fato de o zinco estar abaixo do ferro na série eletroquímica, faz com que este funcione como um metal de sacrifício, por oxidar no lugar do ferro. Logo, a corrosão não se torna mais uma ameaça ao ferro.
A maioria dos metais são considerados termodinamicamente instáveis por possuir uma tendência natural de sofrer corrosão e isso se deve a constante interação com o meio e a busca de estabilidade do metal. Por isso, tem-se uma simples definição que diz que Corrosão é considerada como sendo a tendência espontânea do metal de se reverter ao seu estado original, de mais baixa energia livre. A corrosão pode ser provocada de diferentes formas: Corrosão Química e Corrosão Atmosférica.
A corrosão química baseia-se na interação/reação de um metal e um gás ou líquido que não seja eletrólito, decorre do ataque desse agente químico sem transferências de elétrons. Já a corrosão atmosférica é uma forma de corrosão generalizada de grande incidência, ocorre através da condensação da umidade na superfície do metal. Mais especificamente, essa corrosão nos metais, como o ferro, trata da reação do oxigênio, constituinte da atmosfera, com o metal, estando a superfície recoberta por uma película de água e agentes poluentes dissolvidos, chamado de eletrólito .
4- Materiais e equipamentos utilizados
- 1 béquer de 500 ml;
-1 béquer de 150 ml;
-1 proveta de 100 ml;
-1 bastão de vidro;
-1 palha de aço (Bombril);
-1 pinça metálica comprida;
- 40 ml de vinagre.
Materiais de uso comum
- balança analítica
5- Procedimento Experimental
Para este experimento foram realizadas as seguintes etapas:
• Colocar cerca de 200ml de água destilada no béquer de 500 ml;
• Utilizando o béquer de 150 ml adicionar 40 ml de vinagre e 40 ml de água destilada;
• Pesar aproximadamente 4 Gr de palha de aço e descompacta-la o máximo que puder para aumentar a superfície de contato;
• Colocar a palha de aço descompactada na solução de vinagre + água por cerca de 1 minuto;
• Após 1 minuto, retirar a palha de aço espremendo-a para a retirada do excesso e coloca-la na proveta com o auxilio do bastão de vidro e rapidamente inseri-la (com a boca da proveta virada para baixo ) no sistema formado pelo béquer de 500 ml com água ate a metade.
• Aguardar por 30 minutos e medir o volume da água com a régua de 5 em 5 minutos para saber quantos centímetros a água sobe.
6- Resultados e Considerações Finais
Água que subiu conforme o tempo:
5 minutos ____________2,4 cm
10 minutos ____________3,2 cm
15 minutos ____________4 cm
20 minutos____________4,4 cm
25 minutos____________4,9 cm (igualou)
Perguntas
1) Equação química da reação de oxidação do Fe?
Legenda:
...