Síntese do cis-diaquodioxalatocromato(III) de potássio
Por: 31323334 • 28/3/2016 • Trabalho acadêmico • 917 Palavras (4 Páginas) • 1.151 Visualizações
Síntese do cis-diaquodioxalatocromato(III) de potássio
1. RESUMO:
2. INTRODUÇÃO:
O cromo é branco, metal, duro, brilhante e seu ponto de fusão 1903 ± 10°C. É muito rígido aos agentes corrosivos normais e a baixas temperaturas. O metal se dilui simples e imediatamente em ácidos minerais oxidantes e não é oxidado pelo ar mesmo na presença de moléculas em estado líquido.
O cromo, sendo assim um metal de transição que possui subnível d, no seu estado primordial, sua configuração eletrônica é d5s1, é apto de formar compostos com cores diferentes, principalmente em complexos. Os estados de oxidação oscilam de –2 a +6, mas somente o +3 e o +6 são os mais regulares no ambiente. (BARROS, AGUIAR)
O metal é particularmente usado na fabricação de aços especiais e na produção de superfície protetora as por eletrodeposição acima de peças metálicas. É o 21 (XXI) elemento mais numeroso na crosta terrestre, em peso. Na natureza se pode ver a adsorção de Cr (III) por minerais do solo.
O íon Cr3+ é usado para pigmentação de vidros, pois define a cor verde para seus compostos. A esmeralda, pedra valiosa de cor verde, se mostra nesta cor devido à assiduidade de impurezas de Cr3+ em sua constituição cristalina.
O Tanabe Sugano, empregado no experimento, é aproveitado para prever as análises de espectroscopia dos compostos de coordenação. As relutâncias obtidas desse diagrama podem ser relacionadas com os dados espectroscópicos experimentais. O Tanabe Sugano também pode prever a dimensão das bandas de metais de alto ou baixo spin.
No Tanabe-Sugano, o estado mais regular é usado como padrão constante. A energia do estado mais regular é, provavelmente, zero para todas as forças do campo, e as energias de todos os outros termos são calculados a partir do estado mais regular.
O eixo x do Tanabe-Sugano é definido pelo parâmetro Δo, dividido pelo parâmetro de Racah, B. O eixo y e igualmente, em termos de energia, E, também convocado por B. Cada linha igual a um estado eletrônico.
3. OBJETIVO:
Síntese do complexo cis-diaquodioxalatocromato(III) de potássio.
4. PARTE EXPERIMENTAL:
4.1. MATERIAIS:
- Béquer de 50 ml
- Funil de Buchner
- Kitassato 125 ml
- Papel de filtro
- Proveta de 10 ml
- Bastão de vidro
- Vidro de relógio
4.2. REAGENTES:
- Dicromato de potássio
- Ácido oxálico diidratado
- Álcool etílico
4.3. EQUIPAMENTOS:
- Chapa de aquecimento
- Bomba de vácuo e sistema para filtração à vácuo
5. PROCEDIMENTO:
Em balança analítica, pesou-se em um vidro de relógio 1,001 g de dicromato de potássio K2Cr2O7, em seguida foi transferido para um béquer de 50ml. Logo após, pesou-se 3,009 g de ácido oxálico diidratado H2C2O4.2H2O e foi transferido para o béquer juntamente com o K2Cr2O7.
Os sólidos foram misturados e triturados com um bastão de vidro até se obter um pó homogêneo.
Adicionou-se a mistura 1 gota de água destilada no meio da mistura e com o auxílio de um vidro de relógio tampou-se o béquer.
Foi esperado o termino da reação e adicionou-se 10 mL de etanol. Com um bastão de vidro foi agitado até a obtenção de um sólido.
A mistura foi filtrada sob pressão reduzida e lavada com etanol. O sólido obtido foi colocado para secar em temperatura ambiente por alguns minutos.
Após a secagem, o valor do complexo pesado foi de 3,8490 g.
6. RESULTADOS E DISCUSSÕES:
Reação global:
K2Cr2O7(s) + H2C2O4.2H2O(s) Cis-K[Cr (C2O4)2(H2O)2]·2H2O + H2O.[pic 1]
O ácido oxálico diidratado foi responsável pela redução do Cr6+ para o Cr3+
Foi necessário fazer a mistura em estado sólido, pois o composto formado deveria ser isômero cis. Se a mistura fosse feita em estado aquoso, o composto formado seria isômero trans. A energia de ativação para o isômero cis é maior que a do isômero trans, assim ocorreu uma maior liberação de energia na formação do complexo cis que é um produto termodinâmico mais estável.
...