TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Técnicas de Uso de Aparelho Volumétricos

Por:   •  19/10/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.145 Palavras (5 Páginas)  •  756 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

[pic 2][pic 3]

Disciplina: Fisico-Química                                           Turma: Alimentos III-Vespertino

Professora: Joelma Carvalho

Data da Experiência: 07/05/2015                                  Data da entrega:26/06/2015

Experiência:Técnicas de Uso de Aparelho Volumétricos.

Componentes do grupo

Nota

Isabele da Silva Madeira

Larissa Alves Assunção de Deus

Sabrina Francisca de Sousa Diniz

Açailândia-MA

1º SIMESTRE/2015

1.TITULO:

Técnicas de Uso de Aparelhos Volumétricos: Pratica 01na data:07/05/2015

2.OBJETIVO:

Esta pratica foi feita com intuito de gerar uma base adequada de como utilizar aparelhos volumétricos e os cuidados a serem tomados em laboratório.

3.RESUMO:

Observamos e aplicamos de forma geral todo conhecimento adquirido em aulas teóricas e em leitura através de material dado pela professora, onde houve realização de variastécnicas de pipetagemtendo á utilização de aparelhos que foram essenciais na medição volumétrica.

4.INTRODUÇÃO:

Por meio de aulas teóricas e materiais didáticos aprendemos a identificar e manusear de forma correta as vidrarias presentes no laboratório de química, necessárias ao experimento.As técnicas usadas nesta praticapara o manuseio consistiu-se em métodos de observação como colocar a vidraria no nível do olho para ter melhor angulo do local do menisco.

Para ser possível um rendimento em laboratório é necessário conhecer cada vidraria e a função de cada uma,as vidrarias que foram utilizadas foi á bureta usada em analise por conter dosagem volumétrica correta, á proveta em que se utiliza para medição de volumes de líquidos com baixa precisão, o balão volumétrico que tem como finalidade a preparação de líquidos em volumes muito precisos e exatos, e a pipeta que tem como função principal transportar quantidades precisas de material líquido.Os resultados foram precisos graças ao grau de conhecimento individual de cada aluno, que só foi adquirido ao contato com as pesquisas que foram passadas pela professora.

Esta pratica foi feita com intuito de gerar uma base adequada de como utilizar aparelhos volumétricos e os cuidados a serem tomados em laboratório.

5.MATERIAIS E MÉTODOS:

5.1)Materiais Utilizados:

  1. Pipeta volumétrica de 10 ml;
  2. Balão volumétrico de 100 ml;
  3. Béquer de 100 ml;
  4. Bastão de vidro;
  5. Proveta de 10 ml;
  6. Tubo de ensaio;
  7. Bureta de 100 ml;
  8. Erlenmeyer 500 ml;
  9. Suporte universal de 100 ml;
  10.  Pisseta de 50 ml;
  11.  Balança analítica.

5.2)Reagentes Utilizados:

  1. Água destilada (H2O);
  2. Corante artificial cor canela.

5.3) Procedimento Experimental:         

Inicialmente no teste de pipetagem uma pêra foi acoplada a uma pipeta na qual foi feito um teste com uma substancia de cor canela.Colocando-se o liquido na  pipeta de 10 ml ate sua marca 0, foi transferido o liquido que estava contido na pipeta com o auxilio de um bastão de vidro para um béquer de 100 ml, e a substancia que estava contida  no béquer foi colocada em um balão volumétrico de 100 ml.

Foi transferido 37,5 ml de uma pipeta de 5 ml em 5 ml para um balão volumétrico 100 ml, para completar  2, 5 ml e em seguida adicionada agua destilada ate a medida indicada no balão volumétrico .

Entretanto a substancia foi transferida para um balão volumétrico com um auxilio de uma pipeta volumétrica de 20 ml acoplada a uma pêra, neste caso o liquido foi transferido para uma proveta de 25 ml por ter uma medida exata de 20 ml, para finalizar o teste, foi utilizada a pipeta volumétrica de 5 ml.

        

Na Medição de volume foi colocado um béquer seco de 100 ml na balança analítica que obteve peso de 51,79 g e foram adicionados ao béquer seco 20 ml de água destilada com um auxilio de uma proveta. Colocou-se o béquer na balança analítica que teve o peso de 72,89 gramas.

O procedimento foi feito mais duas vezes, o béquer seco foi transferido para a balança analítica, com novo peso de 52,01 g, retirou-se o béquer da balança analítica e adicionou agua destilada com o auxilio da proveta, o béquer foi levado mais uma vez para a balança analítica, teve o peso de 72,73 g.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (208.1 Kb)   docx (123.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com