Tabela periódica de elementos químicos
Seminário: Tabela periódica de elementos químicos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Victoria08 • 6/9/2014 • Seminário • 455 Palavras (2 Páginas) • 332 Visualizações
Hoje, sabemos que são três as partículas mais básicas e fundamentais que constituem um átomo: os prótons e os nêutrons, encontrados no núcleo do átomo, e os elétrons, localizados na eletrosfera, que corresponde a toda região “fora” do núcleo. Os prótons e os elétrons possuem cargas elétricas cuja magnitude é de 1,602x10-19. As massas dessas partículas subatômicas são relativamente pequenas, possuem aproximadamente a mesma massa de 1,67x10 elevada a -27 kg que é significativamente maior que a massa de um elétron, de 9,11x10 elevado a-31 kg. A massa atômica de um átomo especifico pode ser expressa como a soma das massas dos prótons e nêutrons no interior do seu núcleo. O peso atômico de um elemento ou o peso molecular de um composto pode ser especificado em termos de uma por átomo (molécula) ou de massa por mol de material. Na mecânica quântica o modelo atômico de Bohr assume que os elétrons circulam ao redor do núcleo atômico em orbitais discretos, dessa forma o modelo de Bohr representa uma tentativa precoce de descrever os elétrons nos átomos em termos da posição (orbitais eletrônicos) quanto da energia (níveis de energia quantizados) Usando a mecânica ondulatória cada elétron em um átomo é caracterizado por quatro parâmetros conhecidos como número quânticos, adicionalmente os níveis energéticos se separam em subcamadas eletrônicas e os números quânticos definem o número de estados em cada subcamada. As camadas são designadas pelas letras K, L, M, N, O, e assim por diante, que correspondem respectivamente a n = 1, 2, 3, 4, 5..., esse número quântico, e somente ele, também estar associado ao modelo de Bohr. Esse número quântico está relacionado a distancia de um elétron ao núcleo, ou a sua posição. A configuração eletrônica ou estrutura de um átomo representa a maneira segundo quais esses estados são ocupados. Na notação convencional o número de elétrons em cada subcamada é indicado por sobrescrito após a designação da camada.
A tabela periódica dos elementos químicos é a disposição sistemática dos elementos, na forma de uma tabela, em função de suas propriedades. É muito útil para prever as características e propriedades dos elementos químicos. Permite, por exemplo, prever o comportamento de átomos e das moléculas deles formadas, ou entender por que certos átomos são extremamente reativos enquanto outros são praticamente inertes. Permite prever propriedades como eletronegatividade, raio iônico e energia de ionização. Existem três tipos diferentes de ligação primárias que são encontradas nos sólidos: iônicas, covalente, e metálica. Para cada tipo a ligação envolve necessariamente os elétrons de valência, além disso, a natureza da ligação depende das estruturas eletrônicas dos átomos constituintes. Em geral cada um desses três tipos de ligação origina-se da tendência dos átomos adquirirem estruturas eletrônicas estáveis, como aquelas dos gases inertes.
...