Termodinâmica
Projeto de pesquisa: Termodinâmica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: maufelix • 16/9/2014 • Projeto de pesquisa • 2.385 Palavras (10 Páginas) • 467 Visualizações
INTRODUÇÃO
A termodinâmica é o ramo da física que se dedica ao estudo das relações entre o calor e as restantes formas de energia representado pela letra Q, e o trabalho realizado pela letra T. Analisa, por conseguinte, os efeitos das mudanças de temperatura, pressão, densidade, massa e volume nos sistemas a nível macroscópico.
O sistema de arrefecimento é um conjunto de dispositivos Eletromecânicos Tem como função controlar a temperatura dos motores de combustão interna Combustão.
Em termodinâmica, dilatação térmica é o nome que se dá ao aumento do volume de um corpo ocasionado pelo aumento de sua temperatura, o que causa o aumento no grau de agitação de suas moléculas e consequente aumento na distância média entre as mesmas. A dilatação ocorre de forma mais significativa nos gases, de forma intermediária nos líquidos e de forma menos explícita nos sólidos, podendo-se afirmar que: Dilatação nos gases > Dilatação nos líquidos > Dilatação nos sólidos.
SUMÁRIO
Passo 1 (Aluno) - Conceitos Inicias 3
Principais cientistas para termodinâmica 4
Passo 2 – refrigeração de um motor 7
Sistema de arrefecimento 7
PASSO 3 - temperatura 8
Conversões de temperatura 9
PASSO 4 - comparação Gasolina x Álcool 10
CONCLUSÃO 11
Referências Bibliográficas 12
Passo 1 (Aluno) - Conceitos Inicias
Pesquisar em livros da área a definição da palavra termodinâmica, inclusive a origem.
etimológica, e também o que é um sistema termodinâmico. Pesquisar, ainda, os principais
cientistas que contribuíram para o desenvolvimento da Termodinâmica Clássica.
A termodinâmica é o ramo da física que se dedica ao estudo das relações entre o calor e as restantes formas de energia. Analisa, por conseguinte, os efeitos das mudanças de temperatura, pressão, densidade, massa e volume nos sistemas a nível macroscópico
A palavra termodinâmica teve origem na junção de dois vocábulos gregos, therme (calor) e dynamis (força), que têm a ver com as primeiras tentativas para transformar calor em trabalho e que constituíram o objetivo primordial desta ciência.
Sistema termodinâmico consiste em uma quantidade de matéria ou região
para a qual nossa atenção está voltada. Demarcamos um sistema termodinâmico
em função daquilo que desejamos calcular. Tudo que se situa fora do sistema
termodinâmico é chamado MEIO ou VIZINHANÇA.
O sistema termodinâmico a ser estudado é demarcado através de uma
FRONTEIRA ou SUPERFÍCIE DE CONTROLE a qual pode ser móvel, fixa, real ou
imaginária.
Sistema Fechado - É o sistema termodinâmico no qual não há fluxo de
massa através das fronteiras que definem o sistema.
Volume de Controle - Ao contrário do sistema fechado, é o sistema
termodinâmico no qual ocorre fluxo de massa através da superfície de controle que
define o sistema.
Assim, dependendo da interação entre o sistema termodinâmico definido
para estudo, e a vizinhança, chamaremos a essa região de Sistema Fechado
(demarcado pela fronteira) ou Volume de Controle (demarcado pela superfície de
controle) conforme se verifique as definições acima citadas. Exemplos de Sistema
Fechado e Volume de Controle
Principais cientistas para termodinâmica
Os cientistas que contribuíram decisivamente para o aparecimento da primeira Lei da Termodinâmica foram os seguintes:
Carnot, pai da termodinâmica.
Nicolas Léonard Sadi Carnot, físico francês, apresentou em 1824 um trabalho (Reflexões sobre a potência motriz do fogo e sobre as máquinas preparadas para desenvolver essa potência ) que foi inicialmente ignorado, e atualmente constitui uma das obras-primas da História das Ciências.
Carnot escreveu no seu trabalho a frase:
“A energia da terra é constante”
Mayer
Julius Robert Mayer interessou-se também com a relação existente entre o calor e o trabalho, durante uma viagem em que se alistou como médico de bordo de um navio em direção a Java. Durante a viagem diversos marinheiros precisaram ser sangrados e comparou o sangue com o dos habitantes de Java. Ele ficou surpreendido pelo fato do sangue venoso dos naturais da ilha ser um vermelho mais vivo do que o dos europeus. Atribuindo tal diferença ao fenômeno segundo o qual o organismo humano, dado a elevada temperatura do clima tropical, teria de produzir menos calor para cobrir as perdas dele do que é preciso na Europa, onde a temperatura do ambiente é notavelmente inferior. Mayer supôs que se devia ao fato de haver certa relação quantitativa entre o calor desenvolvido internamente pelo corpo e o perdido para o exterior, sendo este, no entanto, dependente da temperatura externa.
Joule
Em 1843, o físico inglês James Prescott Joule convenceu os cépticos de que o calor não era uma substância, finalizando com a Teoria do Calórico e conduzindo à Teoria Mecânica do Calor.
A partir de um grande número de experiências, Joule chegou à mesma conclusão que Mayer, de que o mesmo efeito podia ser conseguido quer fornecendo calor quer fornecendo trabalho.
...