Trimiristina
Por: Roseguy • 19/5/2015 • Dissertação • 251 Palavras (2 Páginas) • 932 Visualizações
A técnica de extração com solventes orgânicos é bastante utilizada em laboratórios de química orgânica e farmácia, e torna possível o isolamento de substâncias específicas com alguma função farmacêutica, industrial ou alimentar.
O presente Relatório descreve o processo da extração da trimiristina a partir da Noz Moscada, que é uma especiaria do gênero Myristica, pertenceafamília Myristaceae e que possui vários outras substâncias em sua composição, tais como: gordura, óleos essências, amido e celulose .
A noz moscada pode ser utilizada na culinária como condimento; na medicina, na forma de nano partículas como carreadoras de fármacos lipofílicos no organismo, além ser um considerável antioxidante. (PETERSEN; FAHR; BUNJES,2010; OLALEYE; AKINMOLADUN AKINDAHUNSI,2006
A trimiristina(C45H86O6), um dos componentes da noz-moscada, é um triacilglicerol cuja hidrolise resulta em único ácido graxo denominado de ácido mirístico (C13H27CO2H). Está presente no óleo fixo da noz-moscada, sendo a massa de óleo cerca de 20% a 40% da semente e a massa de trimiristina aproximadamente 73% da massa de óleo, ou seja, entre 14 e 30% da massa total. A fusão da trimiristina ocorre a temperatura de 54ºC a 55ºC (BALMER, 2007).
Devido à insolubilidade em água a trimiristina não pode ser extraída por este solvente, e também não é volátil para ser extraída por arraste a vapor. O método mais apropriado para essa extração é o da extração por solvente, que deve ser o mais apolar possível. (VOGEL, 1988). O método mais apropriado para nosso trabalho foi utilizar solvente de clorofórmio
Palavras-chaves: contextualizar as funções orgânicas e extração da trimiristina por solvente;
...