Trimiristina
Trabalho Universitário: Trimiristina. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: wesley19rc • 30/9/2014 • 561 Palavras (3 Páginas) • 1.145 Visualizações
Neste trabalho determinaram-se a extração contínua da trimiristina a partir da noz moscada e a extração de óleos fixos de materiais biológicos a partir do amendoim. Verificaram-se a eficácia da técnica utilizada, extração continua de sólidos e extração de óleos fixos de materiais biológicos, chegando-se nos resultados esperados com um rendimento de 88,8% de trimiristina a partir da noz moscada, e a extração do óleo fixo a partir do amendoim.
Objetivos:
A prática tem como objetivo extrair a trimiristina a partir da noz moscada e extrair o óleo fixo do amendoim.
Introdução:
Ao preparar um chá, um café, ou mesmo um chimarrão estamos fazendo uma extração sólido-líquido. Nestes casos, componentes que estavam na fase sólida (no pó de café ou nas ervas) passam para a fase líquida (água). Em todos os exemplos, a extração é descontínua, isto é possível porque a solubilidade dos componentes extraídos em água é grande. Porém, nos casos onde a solubilidade do soluto é pequena, ou quando queremos maximizar a extração do soluto, utiliza-se à técnica de extração contínua. Um aparelho muito utilizado para este fim é o Extrator de Soxhlet.
Há uma diversidade de metodologias para a extração de substâncias orgânicas a partir de fontes naturais. Dependendo da natureza do material a extrair algumas técnicas são mais recomendadas que outras. Por exemplo, geralmente usamos a destilação por arraste de vapor d'água na extração de essências ou óleos voláteis. Para óleos (e gorduras) não voláteis (óleos fixos) a extração contínua por meio de solvente orgânico em extrator Soxhlet é a metodologia mais conveniente. Independente da técnica a ser usada na extração, o processo comum para a obtenção de produtos naturais a partir de fontes naturais envolve a escolha da fonte (material biológico, geralmente vegetais), a secagem do material, a trituração, a extração e a purificação do produto extraído. (HONORATO, F.; HENRIQUE, L.; MONIZE, R.S.L., 2007)
As essências ou óleos essenciais são substâncias odoríferas, bastante voláteis à temperatura ambiente, encontrados em várias partes das plantas. Os óleos essenciais são normalmente encontrados em bolsas secretoras presentes nas partes vitais dos vegetais, tais como flores, folhas, sementes, caule, raiz e frutos. A qualidade do óleo essencial é variável de um gênero a outro e/ou de uma espécie a outra, podendo-se encontrar vegetais que possuem essências quimicamente diferentes em várias de suas partes.Os óleos fixos são geralmente constituídos de componentes com alto peso molecular. Enquadram-se, na categoria, os lipídios de baixo ponto de fusão (azeite e outros óleos comestíveis). Quimicamente são classificados como ésteres de alcoóis e ácidos graxos de cadeia longa (triglicerídeos ou triacilgliceróis). Gorduras e ceras pertencem à mesma categoria, mas possuem pontos de fusão mais elevados.
A extração de óleo fixo (ou gorduras/ceras) de fonte natural sólida é mais convenientemente executada em um extrator Soxhlet. O sólido (devidamente moído) é colocado em um cartucho poroso na câmara do extrator e o solvente de extração adicionado ao balão. O solvente vaporizado e condensado na câmara do extrator
...