Técnica homogênea de separação de mistura
Projeto de pesquisa: Técnica homogênea de separação de mistura. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rossinitaira • 24/6/2014 • Projeto de pesquisa • 771 Palavras (4 Páginas) • 296 Visualizações
Resumo
Neste experimento, foi realizado uma técnica de separação de misturas homogêneas muito utilizado em indústrias e laboratórios de química, que é a Destilação Simples.Neste procedimento , a separação é realizada através da fervura da mistura e posterior condensação do vapor.Os componentes condensam em temperaturas diferentes, o que permite que sejam separados uns dos outros.
Introdução
A destilação é o método de separação baseado no fenômeno de equilíbrio líquido – vapor de misturas. Em termos práticos, quando temos duas ou mais substâncias formando uma mistura líquida, a destilação pode ser um método adequado para purificá-las, basta que tenham volatilidades razoavelmente diferentes entre si.
A destilação simples é um recurso utilizado para separar cada uma das substâncias presentes em misturas homogêneas envolvendo sólidos dissolvidos em líquidos e líquidos miscíveis entre si. Ela basicamente consiste no aquecimento da mistura a ser separada, de forma que a substância com menor ponto de ebulição irá evaporar primeiro, em seguida os vapores produzidos por esta passarão pelo condensador onde condensarão e serão recolhidos num béquer ou num erlenmeyer, restando apenas à parte sólida ou o líquido de menor temperatura de ebulição.
Os primeiros estudos científicos documentados acerca da destilação surgiram antes da Idade Média, por volta do ano 800, com o alquimista Jabir Ibn Hayyan (Geber). Foi ele inclusive que inventou o alambique.
Figura 1 Destiladores Antigos
Neste experimento utilizaremos a cachaça , que é uma mistura entre etanol (50 %) e água(50%), onde o ponto de ebulição do etanol é 78°C e da água é de 98°C.
Parte experimental
Para o experimento utilizamos o kit de destilação que possui um balão de fundo redondo, envolvida em uma manta de aquecimento, que tem a sua parte superior fechada por uma rolha com uma perfuração no centro onde encaixa-se um termômetro, e em um dos braços do balão adaptou-se um condensador com duas mangueiras, uma ligando o condensador a uma torneira (entrada de água fria) e a outra para a saída da água quente para a pia. A saída do condensador é direcionada a um Becker , através de uma garra de sustentação.O referido kit é melhor visualizado através da figura abaixo:
Colocar a foto e escrever figura2 : Kit de Destilação
Inicialmente mediu-se o volume de 120 mL da substância cachaça utilizando-se um Becker para transferir essa mistura ao balão de fundo redondo do kit, tomando o cuidado para que o mesmo permanecesse na posição vertical (ângulo de 90 °), através das garras de sustentação.
Então o aquecimento da solução foi iniciado ligando a manta de aquecimento, e como o ponto de ebulição da etanol(78°C) é menor que o da água (98°C) ela começou a evaporar primeiro, e os vapores produzidos atravessaram o condensador, no qual foram resfriados pela passagem de água corrente no tubo externo, e começaram a liquefazer-se, e, ao sair a primeira gota , foi iniciado a contagem do tempo , através de um cronômetro.
Ao
...