Uma solução de oxalato de amônio
Resenha: Uma solução de oxalato de amônio. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: anamarcostoru • 3/12/2014 • Resenha • 1.132 Palavras (5 Páginas) • 403 Visualizações
Adicionar em tubos de ensaio separados 5 gotas de M(NO3)2, onde M2+ = Ba2+, Sr2+ ou Ca2+, 3 gotas de ácido acético, 3 gotas de acetato de sódio e 2 gotas de dicromato de potássio. Observar onde há formação de ppt.
Cr2O72- + H2O 2CrO22- + 2H+ (1)
M2+ + CrO42- MCrO4(s) (2)
Os íons bário formam com o cromato um ppt amarelo de cromato de bário, BaCrO4 neste meio, porém, solúvel em ácidos fortes. Os íons Sr2+ e Ca2+ não precipitam nas condições em que foi feita a reação.
Em soluções neutras, a reação de precipitação do bário com o dicromato não completa, porque um ácido forte é formado, como resultado da própria reação de precipitação, como pode ser vista na equação abaixo que é a soma de (1) e (2) onde M = Ba2+:
Cr2O72- + 2Ba2+ + H2O 2BaCrO4 + 2H+ (3)
Contudo, a precipitação do BaCrO4 pode ser total se for adicionado acetato de sódio à solução, que reagirá com os íons H+ resultante da reação de precipitação, no sentido de formação de ácido acético, mantendo a concentração de H+ baixa.
Os íons cálcio e estrôncio não foram precipitados com os íons cromato nestas condições.
Solução de oxalato de amônio:
Precipitado branco de oxalato de bário Ba(COO)2, ligeiramente solúvel em água, mas facilmente solúvel em ácido acético diluído a quente (distinção do cálcio) e por ácidos minerais.
Ba2+ + (COO)22- Ba(COO)2(s)
Procedimento:
Em tubos de ensaio separados, adicionar 3 gotas de M(NO3)2, onde M2+ = Ba2+, Sr2+ ou Ca2+, 5 gotas de ácido acético e 6 gotas de oxalato de amônio. Aquecer e observar os casos em que há formação de um ppt branco.
Soluções neutras de oxalato de amônio ou de sódio, formam precipitados com íons dos metais alcalinos terrosos. O ppt formado à frio é finamente dividido e difícil de centrifugar e decantar, entretanto, à quente, formam-se cristais grandes.
Os oxalatos dissolvem-se em soluções de ácidos fortes, devido à formação dos íons HC2O4-:
MC2O4(s) M2+ + C2O42-
C2O42- + H+ HC2O4-
Um ácido fraco, tal como o ácido acético não é suficiente para deslocar o equilíbrio e dissolver o ppt no caso do cálcio.
A solubilidade dos oxalatos aumentam na ordem Ca2+, Sr2+ e Ba2+.
Estrôncio (Sr2+):
Teste de chama:
Os compostos voláteis de estrôncio, especialmente o cloreto, conferem uma cor vermelho-carmim característica à chama não-luminosa do bico de Bunsen.
Solução de carbonato de amônio:
Precipitado branco de carbonato de estrôncio:
Sr2+ + CO32- SrCO3(s)
O carbonato de estrôncio é um tanto menos solúvel que o carbonato de bário; fora disso, suas características (ligeira solubilidade em sais de amônio, decomposição com ácidos) são semelhantes às deste último.
Solução de sulfato de amônio:
Precipitado branco de sulfato de estrôncio, formado lentamente a frio, mas muito rapidamente por ebulição (distinção do bário).
Solução de cromato de potássio:
Precipitado amarelo de cromato de estrôncio:
Sr2+ + CrO42- SrCrO4(s)
O precipitado é consideravelmente solúvel em água; com soluções diluídas de estrôncio, portanto, nenhum precipitado ocorre. O ppt é solúvel em ácido acético (distinção do bário) e em ácidos minerais, pelas mesmas razões descritas na seção referente ao bário.
Solução de oxalato de amônio:
Precipitado branco de oxalato de estrôncio:
Sr2+ + (COO)22- Sr(COO)2(s)
O ppt é escassamente solúvel em água. O ácido acético não o ataca; os ácidos minerais, contudo, dissolvem o ppt.
Cálcio (Ca2+):
Teste de chama:
Os compostos voláteis de cálcio conferem uma cor vermelha amarelada á chama do bico de Bunsen.
Solução de carbonato de amônio:
Precipitado branco amorfo de carbonato de cálcio:
Ca2+ + CO32- CaCO3(s)
Que, por ebulição, se torna cristalino. O ppt é solúvel em água que contenha um excesso de ácido carbônico (por exemplo, água de soda recém-preparada), devido à formação de hidrogenocarbonato de cálcio solúvel:
CaCO3(s) + H2O + CO2(g) Ca2+ + 2HCO3-
Fervendo, o ppt reaparece, porque o dióxido de carbono é removido durante o processo e a reação processa-se para a esquerda. Os íons bário e estrôncio reagem do mesmo modo.
O ppt é solúvel em ácidos, principalmente em ácido acético:
CaCO3(s) + 2H+ Ca2+ + H2O + CO2(g)
CaCO3(s) + 2CH3COOH Ca2+ + H2O + CO2(g) + 2CH3COO-
O carbonato de cálcio é ligeiramente solúvel em soluções de sais de amônio de ácidos fortes.
Solução de sulfato de amônio:
Nenhum precipitado é formado (diferença do estrôncio e bário).
Solução de cromato de potássio:
Nenhum precipitado com soluções diluídas e nem com soluções concentradas na presença de ácido acético.
...