Velocidade de Difusão de Gases
Por: Assis72 • 6/10/2015 • Relatório de pesquisa • 1.208 Palavras (5 Páginas) • 842 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
Instituto de Ciências Exatas
Departamento de Química
Curso de Licenciatura em Química à Distância
Relatório da Aula Prática Nº 04
Velocidade de Difusão de Gases
Alunos:
Anderson Assis Alves – 201259003B
Beatriz da Silva Vianna – 201259004B
Denilson Almeida Bonin – 20085927B
Henrique Mendes Werneck – 201259006B
Disciplina: Físico-Química Exp. I
Professor: Luiz Antônio Sodré Costa
Tutor (a) presencial: Marriete Gonçalves Simões
Polo: Cataguases - MG
Junho – 2015
Introdução
Gases são substâncias que se expandem espontaneamente para preencher de forma completa e uniforme o recipiente no qual está contido. No estado gasoso como a distância entre as moléculas é maior que nos outros estados (sólido e líquido), as forças de atração intermoleculares são fracas o que permite uma movimentação mais rápida e independente das moléculas.
A habilidade que os gases possuem de preencher de maneira uniforme o espaço aonde é confinado pode ser facilmente percebida quando liberamos um gás de odor característico em um ambiente e em fração de segundos é possível perceber seu odor por todo o ambiente. A este processo é dado o nome de difusão gasosa, devido à movimentação desordenada das moléculas pelo ambiente, também estimulada pelas correntes de ar. Já a efusão gasosa é outro processo físico que ocorre com um gás, onde este passa por um determinado orifício obedecendo às mesmas propriedades da difusão.
A efusão e a difusão são duas propriedades gasosas que podem ser observadas no cotidiano ou em experimentos e foram estudadas e definidas em 1833 por Thomas Graham, químico inglês que apoiado em seus resultados estabeleceu a Lei de Graham de efusão (ou difusão) de gases. De acordo com Graham difusão de gases é o fenômeno que ocorre quando dois ou mais gases são colocados em um mesmo recipiente e suas partículas se movimentam até que após um intervalo de tempo haja uma mistura completa entre esses gases. Já a efusão é o processo que ocorre quando somente um gás se movimenta por uma fenda ou orifício por exemplo.
Apoiando-se nesses dados a Lei de Graham estabelece que a velocidade de difusão ou de efusão de um gás é inversamente proporcional à raiz quadrada de sua densidade, ou seja:
[pic 2]
No processo de difusão ou efusão ocorre o deslocamento das partículas a partir da posição inicial em que foram colocadas, de uma média de distância, dm, após um intervalo de tempo, Δt.
Sabendo que a velocidade média de um sistema com grande número de partículas pode ser calculado como:
[pic 3]
Podemos calcular a distância através da velocidade média das partículas do gás:
[pic 4]
ou
[pic 5]
Nesta prática será realizada uma mistura de gases, M1 e M2, submetidos ao processo de efusão ou difusão, após um intervalo de tempo, Δt, o gás de massa molar M1 irá se deslocar por uma distância média dm(1), já o gás de massa molar M2 irá se deslocar por uma distância média dm(2), de modo que a razão das distâncias pela Lei de Graham é da por:
[pic 6]
Assim, no experimento a ser realizado nesta aula vamos medir a velocidade de difusão ao promover uma reação química entre dois gases HCl e NH3, a partir da reação de neutralização, tomando como referência o anel de sal formado na reação no interior de um tubo fechado.
Objetivo
- Determinar a massa molar de um gás através de um experimento de difusão molecular.
Materiais e Reagentes
- 01 Tubo de vidro simples de aproximadamente 20 cm de comprimento;
- Suporte com haste de metal com garra;
- 01 Cronômetro;
- Algodão;
- 02 Pipetas de Pasteur;
- 02 Béquers pequenos;
- Régua;
- Solução concentrada de ácido clorídrico - HCl;
- Solução concentrada de hidróxido de sódio - NH4OH.
Procedimento Experimental
Determinação do tempo de difusão dos gases HCl e NH3.
- Utilizando uma garra, fixou-se o tubo de vidro de aproximadamente 20 cm em um suporte metálico na posição horizontal.
- Colocou-se um pequeno chumaço de algodão nas duas extremidades do tubo de vidro.
- Simultaneamente, com auxilio de uma pipeta de Pasteur, gotejou-se algumas gotas (3-4 gotas) de ácido clorídrico concentrado em uma das extremidades do tubo de vidro e, na outra extremidade, algumas gotas (3-4 gotas) de uma solução concentrada de hidróxido de amônio. No momento que as gotas foram adicionadas, acionou-se o cronômetro.
- Aguardou-se alguns minutos e observou-se o início da formação de um anel na forma de uma névoa tênue, em uma posição ligeiramente deslocada do centro do tubo de vidro. Anotou-se o tempo gasto para a formação deste anel.
- Continuou-se observando o anel branco formado até o seu desaparecimento.
Resultados e Discussão
Determinação do tempo de difusão dos gases HCl e NH3.
Com as distâncias ddif percorridas pelos gases HCl e NH3 no tubo de vidro no tempo de difusão tdif determinado experimentalmente, a velocidade média vm foi calculada para esses dois gases, utilizando a relação:
[pic 7]
A Tabela 1 apresenta os dados coletados no experimento realizado.
Tabela 1 – Dados coletados no experimento
...