Volumetria de oxido redução
Por: Amade-zambujal • 5/9/2017 • Artigo • 2.319 Palavras (10 Páginas) • 374 Visualizações
[pic 1]
Zambujal de Amade ossulande
848259991
Amadezambujal@gmail.com
Portfolio: Volumetria de oxidoreducao
Licenciatura em agro Processamento com Habilitações em Agro-negocios
Universidade Pedagógica
Quelimane
2017
Introdução
O método de titulação iodometrica directa as vezes denominado iodometria refere as titulações com uma solução de padrão de iodo ou titulação de iodo liberado em reacções químicas. Na volumetria para se falar de titulação iodometrica (iodometria) temos que recorrer aos conceitos: titulação, solução padrão, buretas pipetas, matrases aferidos (balão volumétrico), provetas. Que são matérias muito usados na titulação de soluções.
Objectivo geral
- Analisar as titulações de soluções de iodo,
Objectivos específicos
- Conhecer as características gerais da iodometria,
- conhecer os metodos de doseamento de redutores, oxidantes e acidos,
- conhecer as condicoes necessarias para realizar doseamentos,
- Conhecer os métodos de preparação de uma soluçães padrão e suas titulaçoēs,
Definições
Solução padrão é uma solução cuja a concentração é conhecida,
Titulação é o processo de adição de uma solução padrão a uma solução de amostra,
Burreta – recipiente de vidro destinado a titulação com uma forma cilíndrica afilado e graduado, munido de um dispositivo que permite regular o escoamento,
Pipeta- material que serve para as medições rigorosas de volumes fixos de uma solução em estudo com uma forma de um tubo comprido e estreito com reservatório a meio,
Matrases aferidos são usados para diluição de soluções até a um volume fixo do qual, depois é recolhido para titulação,
Provetas- material que se utiliza para medições não rigorosas de quaisquer reagentes auxiliares e para o solução cujo volume não interfere nos cálculos.
Doseamento- Misrurar nas proporcoes devidas,para que uma substancia seja pura.
Iodometria
- Características gerais do método
O iodo livre, como outros halogéneos, é capaz de retirar electrões às substâncias que cedem com facilidade (redutores) e, por isso, é um oxidante.
Os iões I- cedem com facilidade os electrões, em presença de substancias capazes de captar (oxidante), o iões I- comportam se como um redutor.
O método iodometrico de análise volumétrica baseia se nos fenómenos de oxidação – redução em que intervêm a transformação do iodo elementar em iões I-, ou inversamente:
I2 + 2e ↔ 2I-
O potencial normal de oxidação do par conjugado I2 /2I- é relativamente baixo (+ 0,54 V) . Portanto ao contrario dos oxidantes utilizados, o permanganato de potássio (KMnO4) e o dicromato de potássio (K2Cr2O7) o iodo, I2 livre é um oxidante relativamente fraco, pelo contrario os iões I- são um redutor relativamente mais forte que os Cr+ e Mn+ .
Na Analise Volumétrica pode se dosear redutores oxidando- os com uma solução de iodo e dosear também os oxidantes reduzindo- os com iões I-.
- Doseamento de redutores
Se o iodo livre actuar sobre uma solução de tiossulfato de sódio dar se á a seguinte reacção:
2Na2S2O3 + I2 ↔ 2NaI + Na2S2O6
O composto Na2S2O6 que então se forma é chamado Tetrationato de sódio é um sal de acido H2S4O6 sob forma iónica:
2S2O3- + I2 = 2I- + S4O6-
De acordo com a equação a cima vê se que dois iões S2O3- tendo a todo 4 electrões em excesso transforma num só ião S4O6- que só possui dois electrões em excesso como exemplo podemos ter o doseamento do sulfito de sodio.
Na2S2O3 + I2 + H2O = NA2S2O4 + 2HI
1.2 Doseamento dos oxidantes
Uma vez que no doseamento de redutores usa se o iodo é natural esperar que no doseamento de oxidantes, baseado na redução com iões I- se usa na titulação de uma solução de iodeto de potássio mas na verdade não e possível efectuar uma titulação pois é impossível fixar o ponto de equivalência, quando se titula uma solução de iodeto de potássio com qualquer oxidante como exemplo do dicromato de potássio (K2Cr2O7) o fim da reacção seria caracterizado por deixar de se produzir iodo livre.
K2Cr2O7 +6KI + 14HCl = 3I2 + 8KCl + 2CrCl3 + 7H2O
1.3 Doseamento de ácidos
O método iodometrico além de se usar para doseamento de oxidantes e redutores também se usa para doseamento de ácidos com base na reacção:
KIO3 + 5KI + 6HCl = 6KCl + 3I2 + 3H2O ou IO3- + 5I- + 6H+ = 3I2 + 3H2O
Pela equação os iões H+ gastam se durante a reacção e liberta-se uma quantidade equivalente de iodo livre, este iodo é titulado pelo tiossulfato e depois o volume gasto e da normalidade da solução calcula se a normalidade e o titulo da solução correspondente do acido.
...