ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL E PROFISSIONAL
Por: valtinho secom • 20/11/2020 • Trabalho acadêmico • 579 Palavras (3 Páginas) • 266 Visualizações
Nome: VALTER MERCES DE CARVALHO JUNIOR
Curso: MBA EM GESTÃO PÚBLICA
Disciplina: ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL E PROFISSIONAL
Ao longo da disciplina estudamos o significado de ética, seus valores, seus princípios, distinção com a moral e costumes e sua influência nas sociedades como um todo.
A ética e a moral, geralmente são confundidas, por terem significados parecidos. A moral está relacionada a costumes, crenças culturais da sociedade a qual faz parte. O Brasil por ser um país de origem católica, a poligamia é considerada imoral, então podemos descrever como normas de conduta de uma sociedade. Logo, conduta moral está relacionado aos valores descritos pela sociedade.
A Ética está relacionada a melhor conduta, levando em conta o interesse de toda da sociedade. Logo, podemos afirmar que a condutas éticas são as condutas corretas, boas e aceitáveis, e quando do contrário devem ser evitadas.
Ética decorre do grego “Ethos”, expressa caráter, costume e modo de vida. A ética sempre foi tema de estudo e reflexão desde os primórdios da antiguidade. A moral vem de “Morales”, que tem como significado tudo que é relativo aos costumes.
Sócrates imaginou a Ética como uma luta entre o bem e o mal. Já Platão filosofou sobre a dimensão política e social do homem condenado a viver na polis, ou seja, submetido as leis sociais. Para Aristóteles, o homem precisa se conter e manter sempre o equilíbrio.
Muitas empresas ainda estão distantes de práticas éticas e responsabilidade social, pois não visam o amanhã, pensam apenas no presente e com isso não entendem que tais práticas causam grande prejuízo no seu nome.
"As empresas consideradas éticas são geralmente aquelas cuja conduta é socialmente valorizada e cujas politicas estão sintonizadas com a moral vigente, subordinando as suas atividades e estratégias a uma reflexão ética prévia e agindo posteriormente de forma socialmente responsável. (ALMEIDA, 2007, apud ALMEIDA e GALLI, 2014)".
Uma empresa para exibir uma conduta ética e responsabilidade social, ela deve adaptar-se ao presente e a procurar incansavelmente pelo aprendizado. As organizações devem-se reinventar e evoluir com os passar do tempo.
As empresas éticas respeitam e evitam ocasionar quaisquer impactos negativos a sociedade no ambiente que atuam.
“A ética é um trabalho, um processo, um caminhar: é o caminho pensado de viver, na medida em que tende para a vida boa, como diziam os gregos, ou para o menos ruim possível, e essa é a única sabedoria verdadeira” (COMTE-SPONVILLE, 2003, p.220). ”
Seguir uma postura ética e de responsabilidade social é uma questão de sobrevivência, e que deve manter uma imagem e reputação positiva para com todos, que seja a sociedade, colaboradores. Em relação à influência da ética no mundo dos negócios e o que a mesmo alcance na tomada de decisões, compõe um filtro de ações socialmente responsáveis das organizações por meio de seus dirigentes.
Responsabilidade social não é um tema atualizado, pois muito antes, já havia inquietação com a tema social, mas ultimamente, as empresas estão assumindo técnicas de responsabilidade social, com isso compreende o valor em torno desse tema.
...