A ANÁLISE DO PRIMEIRO QUADRIMESTRE
Por: siqueiranataliaa • 21/6/2018 • Relatório de pesquisa • 4.399 Palavras (18 Páginas) • 158 Visualizações
ANÁLISE DO PRIMEIRO QUADRIMESTRE
GRUPO GO2 – Pós Adm 29
Jogo de Negócios – Prof. Leandro Evangelista
Adan Junio Angelo de Godoi
Natalia Siqueira
Gleycon Wilker
Vinícius Lemos Maia
25/05/2018
- – ORGANIZAÇÃO DA EQUIPE
Conforme orientação em sala, inicialmente separou-se a equipe em 4 diretorias diferentes: Projetos/ Estratégia, Finanças, RH e Marketing. Como o grupo estava com apenas 4 participantes, a presidência foi ocupada pelo diretor de Projetos.
[pic 3]
As responsabilidades de cada diretoria:
Presidência: Definir em conjunto com o Diretor de Projetos a Estratégia da empresa e através das informações compartilhadas entre as diretorias, definir prazos, delegar atividades, alinhar as decisões, distribuição de dividendos e ações estratégicas para os próximos meses.
Diretoria de Marketing: Coletar os dados de vendas da empresa e avaliar o histórico dos anos anteriores, com o propósito de projetar a demanda do mercado para os próximos meses, auxiliando o Diretor de Recursos Humanos, que é responsável pela produção. A diretoria de Marketing encarrega-se ainda de definir os valores a serem investidos em publicidade e propaganda, novas tecnologias, design de produtos e elaboração da análise SWOT mensal, de acordo com a estratégia estabelecida pelo corpo executivo. Após o terceiro mês, deverá também estabelecer quais informações serão adquiridas nas pesquisas de mercado, que balizarão os efeitos da estratégia sobre o mercado.
Diretoria Financeira: Elaborar e analisar todos os demonstrativos financeiros, como o DRE (Demonstrativo de Resultados do Exercício) e Fluxos de Caixa, segmentando-os por produto. Municiar as diretorias com informações financeiras acerca do desempenho das vendas, em relação ao seu custo e contribuição no resultado da empresa.
Diretoria de RH: Contratação dos colaboradores, integração e capacitação laboral, cálculo da demanda fabril e da mão de obra necessária para a produção almejada. Definição dos salários, benefícios, participação nos lucros e avaliar junto a diretoria financeira, a necessidade de contratação de horas extra e motivos que possam acarretar em mão de obra ociosa. Acompanhar a depreciação da fábrica, capacidade fabril e possível aluguel de máquinas.
- - OBJETIVOS DA EMPRESA
Desenvolver produtos com foco em diferenciação, agregando design, tecnologia e inovação, com o propósito de alcançar o mercado consumidor com maior nível de exigência. Aliado ao objetivo de diferenciação, esperamos entregar uma valorização das ações da empresa na ordem de 30%, através de uma distribuição de lucros interessantes para os nossos acionistas. Buscamos implementar uma gestão com foco na margem de lucro e distribuição de dividendos para conseguirmos a valorização das ações na proporção desejada. Optou-se pela diferenciação do Tablet, que arregimentou maiores investimentos em Inovação e Tecnologia, pois apresentava-se como o produto com a maior margem líquida. Foi estabelecido que os smartphones receberiam investimentos menores, porém reforçando o perfil de diferenciação. Com a expectativa de queda na demanda por celulares, foi reservada uma pequena parcela do capital para investimentos nesse produto, primando por Promoção e Propaganda em detrimento da Inovação e Tecnologia. Para que o objetivo fosse assertivo, buscaríamos investir em design e inovação acima dos concorrentes para que pudéssemos atingir uma maior parcela de mercado. Nos primeiros três meses conseguimos a valorização desejada, porém com a ocorrência da greve e por não termos traçado a estratégia correta para o mês 4, tivemos uma perda significativa de mercado e nesse mês em especial não conseguimos atingir a valorização necessária.
[pic 4]
- - ESTRATÉGIAS DA EMPRESA
Traçamos como estratégia da empresa os investimentos em Publicidade e Propaganda, Inovação Tecnológica e Design de forma que tornasse o nosso produto como um produto diferenciado no mercado. Tínhamos como estratégia ter um investimento mais alto para o Smartphone e Tablet, que enxergávamos pelas análises de mercado dos anos anteriores como produtos promissores e em crescente no mercado e limitamos estes investimentos para o mínimo necessário para atingir a parcela de mercado que planejamos para o Celular justamente por encontrar nas análises anteriores, dados, que nos remetiam a um produto em desuso e sem necessidade de grandes investimentos. Para todos os produtos buscamos produzir de forma equilibrada e sempre baseando as quantidades nas análises de mercado dos anos anteriores e assim produziríamos apenas a quantidade traçada no objetivo de vendas evitando assim custos altos com estocagem de mercadorias, mas evitando também que houvessem vendas perdidas. Essa estratégia visava atingir o aumento em 30% no valor das ações da empresa, que era o nosso objetivo traçado. Buscamos produzir sempre com a quantidade mínima necessária de capital humano de forma a atingir a produção da demanda prevista. Para aumentar o valor da nossa ação, buscamos manter de forma estável o valor da distribuição de dividendos e valorizamos o capital humano visando o crescimento da empresa. Visando aumentar o lucro total, trabalhamos sempre com valor médio dos produtos acima dos valores da concorrência que juntamente com a política de investimentos apenas o necessário a ser produzido as quantidades estimadas de demanda futura, tínhamos um maior lucro líquido e consequentemente o lucro total da empresa.
- Controles Implantados
Conforme orientado, desenvolvemos diversas planilhas de controle e acompanhamento para nos auxiliar na tomada de decisão e análise de resultados. De acordo com a evolução dos trabalhos, aprimoramos as formas de controle e agilizamos nossos processos.
Dividimos os controles da seguinte forma:
4.1 – Dados Principais
Aba com os dados fornecidos inicialmente e controle de variáveis como salários, capacidade fabril e mão de obra. Cálculo de informações importantes como o custo médio/hora trabalho e o valor da hora da extra (estas são atualizadas de acordo com as tomadas de decisão).
...