A ATIVIDADE – MODELO KEYNESIANO
Por: lanzart • 18/8/2022 • Trabalho acadêmico • 639 Palavras (3 Páginas) • 182 Visualizações
Página 1 de 3
ATIVIDADE – MODELO KEYNESIANO
- Quais fatores levaram Portugal à crise? Quais os fatores ou políticas que estão auxiliando na recuperação da economia portuguesa?
- De acordo com o texto, os fatores que levaram Portugal à crise foram aumento nas taxas de juros, devido à desconfiança dos credores em relação à competência de pagamento por parte de Portugal e resistência em declarar incapacidade de arcar com os juros dos empréstimos, seguidos por enfraquecimento e perda da competitividade sobre países concorrentes no quesito da exportação. Outros fatores como estratégias para voltar a confiança e continuação dos investimentos no país aplicada de forma errada, levaram a um alto gasto do dinheiro público e da inflação que gerou uma extensa dívida pública em Portugal. Os fatores que auxiliaram a recuperação da economia portuguesa parcialmente foi com o primeiro-ministro português António Costa, que desde novembro de 2015, reduziu o déficit fiscal e ao mesmo tempo em que aumentou os salários e aposentadorias. Portugal alcançou pela primeira vez a meta estabelecida para as nações da zona do euro, a gestão de Costa tem seus fundamentos em bases heterodoxas, ou seja, se o governo portugues injetar mais dinheiro dentro de sua economia, é possível fazer com que sua economia volte a girar novamente, aumentando as receitas e gradativamente reduzindo o déficit orçamentário. Com isso, Portugal estima-se que em dois ano o desemprego terá abaixado para 7% e as exportações são positivas também que devem crescer 6, porém apesar do déficit fiscal estar em constante queda a dívida pública está aumentando, pois esse dinheiro injetado na economia para reativar ela sai de empréstimos, pois Portugal alega que não recebe ajuda suficiente do FM.
- Qual o problema da saída da crise pelo lado da austeridade? Explique por que os autores dizem que o modelo português de saída da crise é pela solução keynesiana.
- O objetivo das medidas de austeridade é estimular a economia por meio de gastos públicos e captar mais dinheiro ao caixa do governo com os benefícios desta expansão. Um possível problema de medidas de austeridade para a saída da crise é o grande aumento dos gastos públicos no processo, o que levará, por consequência, ao aumento da tributação e das taxas de juros e ao corte nas aposentadorias.
- Os autores dizem que o modelo português de saída da crise é pela solução keynesiana por ser uma solução baseada nas suas teorias, demonstrada pelo multiplicador keynesiano. Segundo Keynes, dependendo da propensão marginal a consumir, o aumento dos gastos públicos pode levar a uma expansão da economia, mesmo com o aumento da tributação.
- Segundo o texto, explique as opções que a Grécia poderia se valer para tentar superar a crise? Quais os pontos positivos e negativos dessas opções e, a seu ver, qual a escolha mais acertada? Justifique a sua resposta.
- Como medida para superar a crise, seria considerável viável o controle do déficit público, usando medidas como o aumento dos impostos e taxas, e cortes de gastos, com o objetivo de abater a dívida externa. Tendo como ponto positivo, segundo o modelo keynesiano, o aumento da arrecadação de impostos, segundo o multiplicador keynesiano, o valor dos tributos será reaproveitado. No entanto, a Grécia está devendo muito dinheiro, sendo difícil esta proposta ocorrer.
- Quais sugestões de política econômica você recomendaria para o crescimento econômico, tendo como foco a análise do Modelo Keynesiano ?
- Uma das políticas de crescimento seria a introdução de benefícios sociais para a população de baixa renda, a fim de garantir um sustento mínimo, além da garantia de pleno emprego. Em um cenário de pleno emprego, haveria uma alta oferta de emprego, gerando renda para os trabalhadores que seria gasto em bens/serviços, aquecendo a economia.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com