A ATIVIDADE PRATICA SUPERVISIONADA
Por: Maicon Nascimento • 28/5/2021 • Trabalho acadêmico • 499 Palavras (2 Páginas) • 424 Visualizações
[pic 1]
UNIFACS- UNIVERSIDADE SALVADOR
ANDRESSA RIBEIRO SOUSA – 150191095
IANAUI CARVALHO –
MAICON SANTOS NASCIMENTO - 004201090
ESTATISTICA PARA GESTORES
ATIVIDADE PÁTICA SUPERVISIONADA 1
PESQUISA: “Desenvolver um plano de estudo de análise estatística descritiva, indicando um dos métodos discutidos na disciplina para aplicação neste estudo”
Prof Mônica
II e IV semestre
Curso: Contabilidade
Salvador- BA
2020
O ISOLAMENTO SOCIAL E A MUDANÇA DOS HÁBITOS ALIMENTARES.
A pandemia secundária ao SARS-CoV-2 (COVID 19) desenvolveu um período de isolamento social o qual iniciou aproximadamente ao final do mês de março em Salvador, mas que afetou todo o mundo. O Isolamento gerou mudanças nos estilos de vida das pessoas principalmente na atividade física, alimentação, alterações psicológicas e etc.
Com base nesse contexto, um grupo de estudantes da Universidade Salvador (UNIFACS) se interessaram em desenvolver uma pesquisa, com uma amostra realizada através de um formulário virtual (https://forms.gle/jzET3W8beR47Gkfm6) com 113 pessoas com a faixa etária de 15 a 51 anos, para identificar as principais mudanças nos aspectos anteriormente citados e a faixa etária mais afetada durante esse período.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, o Isolamento causou principalmente Ansiedade e Depressão nas pessoas, e um dos países mais afetados foi o Brasil, isso porque as pessoas tiveram que evitar contato umas com as outras, principalmente com familiares e amigos, causando tensão e ansiedade. A ansiedade veio acompanhada por vários outros sintomas e um deles é justamente a alimentação compulsiva.
Todos os dados foram descritos em uma Variável Qualitativa Nominal.
DADOS – QUALITATIVO NOMINAL[pic 2] [pic 3]
A faixa etária da amostragem feita foi de uma população de 15 á 51 anos, sendo divididas em 6 (seis) classes representadas pela fórmula abaixo:
Classes 51 - 15 = 36
√36 = 6, ou seja, k=6 (são 6 classes)
Amplitude 51 – 15 / 6 = h 6
[pic 4]
[pic 5]
A pesquisa também coletou outras informações, e foram usados gráficos de pizza, onde os valores de cada categoria estatística representadas são proporcionais às respectivas frequências, sendo utilizadas mais para os dados qualitativos nominais.
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
CONCLUSÃO
Segundo a amostra desta pesquisa, os participantes afirmaram que passaram comer muito mais devido a ansiedade, porém, informam que investiram em uma alimentação mais saudável, com uso de proteínas, principalmente no horário do almoço. Devido ao fechamento das academias, essas pessoas diminuíram a quantidade de exercícios físicos e consequentemente se tornaram mais sedentárias.
Além dessa pequena pesquisa, sites afirmam que de fato a população brasileira investiu mais em uma alimentação saudável durante a pandemia. Algumas pessoas passaram a comprar alimentos orgânicos e outros passaram a plantar uma pequena horta dentro de casa, a fim de investir melhor na saúde, principalmente quando se trata em pensar nas consequências a longo prazo.
...