A Abordagem Humanística
Por: Douglas Bueno • 26/11/2018 • Trabalho acadêmico • 525 Palavras (3 Páginas) • 420 Visualizações
ABORDAGEM HUMANÍSTICA DA ADMINISTRAÇÃO
Um olhar sobre as organizações informais
Douglas Bueno da Cunha
Prof. Carlos Flores
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Processos Gerenciais (EMD 0663) – Teorias administrativa e econômica e o desenvolvimento social 11/10/2016
RESUMO
O presente trabalho tem por objetivo mostrar a abordagem das relações humanas nas teorias administrativas. É o desenvolvimento das ciências humanas na administração, mostrando a visão de Homem Social, mudando a relação de homem e empresa, pois o Ser Humano passa a ter papel de destaque no pensamento administrativo.
Palavras-Chave: Abordagem das Relações Humana; Teorias Administrativas; Desenvolvimento Social.
1 INTRODUÇÃO
A Abordagem Humanística da Administração vem em contrapartida à ênfase anterior, mudando da visão de aspectos técnicos e formais da Administração Clássica, para os aspectos humanos e psicológicos do trabalho. É possível nesse estudo verificar dois assuntos distintos:
A análise do trabalho e adaptação do trabalhador ao trabalho; seleção de pessoal, orientação profissional, métodos de aprendizagem, fisiologia do trabalho, estudo dos acidentes e fadigas.
A adaptação do trabalhador ao trabalhador: estudo da personalidade do trabalhador e do chefe, da motivação e dos incentivos do trabalho, da liderança, das comunicações, das relações interpessoais e sociais dentro da organização.
Essa teoria contribuiu contrariamente de maneira ferrenha à Teoria Clássica e suas conclusões, pois
mostrou de forma técnica a existência de outros aspectos que envolviam a produção humana nas organizações, com uma natureza não operacional. Foi nessa teoria que se abordou o lado humano e social das organizações.
2 TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS (TRH)
Segundo Chiavenato (1993):
“A Teoria ou Abordagem das Relações Humanas surge da necessidade de humanizar e democratizar as abordagens da administração anteriormente desenvolvidas. Especialmente, a TRH surge como um elemento de contraposição aos preceitos administrativos desenvolvidos por Taylor e Fayol, colocando o trabalho humano e o seu gerenciamento no centro das atividades gerenciais,”.
Segundo Motta (2001):
“O desenvolvimento das chamadas ciências humanas (Sociologia, Psicologia, Antropologia, etc.) foi um dos propulsores do desenvolvimento dessa teoria. Sua origem se centra nos Estados Unidos e na Europa, no início do século XX. Uma das principais iniciativas fundadoras dessa escola são as experiências sociais desenvolvidas nos Estados Unidos, conhecidos como “Experiência de Hawthorne”, coordenada por Elton Mayo.”.
A experiência de Hawthorne foi realizada, entre 1927 e 1932 por George Elton Mayo e
...