A Administração Ativo
Por: Karen Oliveira • 7/5/2015 • Trabalho acadêmico • 356 Palavras (2 Páginas) • 354 Visualizações
Estrutura do Ativo
Nos encontros para a discussão sobre o material dado falamos sobre a estrutura e Analise das Demonstrações Financeiras. Primeiramente fala-se sobre o ativo maneira de se demonstrar os bens e direitos em um todo da empresa. Falasse que o Ativo existe três grupos que definem formas diferentes de demonstrações, e que juntando as três transformamos em dinheiro.
- Ativo Circulante: Bens e Direitos que entraram ou rodaram em no máximo um ano e que fazem partes tais contas como Caixas, Duplicatas a Receber, Estoques e Bancos.
- Ativo Realizável Longo Prazo: Bens e Direitos recebíveis após um ano tais como Contas Coligado-Controladas.
- Ativo Permanente: Bens e Direitos da empresa que a realização é lenta como Investimentos, Imobilizado (Maquinas, Equipamentos, Veículos, Moveis, Terrenos e etc...)
Percebemos que o Balanço serve para demonstrar os recursos que a empresa utilizou para manter ou aumentar seus ativos.
Estrutura do Passivo
Observamos que a Passivo representa as Obrigações da empresa, que também é dividido em três grupos. Que para analisarmos em grupos principais: Dividas Recursos pertencentes a sócios mais que são utilizados pela empresa.
Passivo Circulante: Dividas que devem ser quitadas em máximo de um ano a partir do Balanço Patrimonial como: Fornecedores, Salários, Impostos a pagar, Contas a pagar, Empréstimos Bancários, Imposto de Renda e etc.
Passivo Exigível Longo Prazo: Dividas que devem ser quitadas a partir de um ano, tais como: Impostos Parcelados e Dividas de Concordata.
Patrimônio Líquido: Recursos que são de propriedade dos sócios e que permanecem com a empresa para seu uso próprio. Principais contas: Capital Social, Reservas de capital, Reservas de lucros e lucros acumulados.
Podemos observar que as fontes que financiam as empresas são:
- Recursos de Terceiros Passivo Circulante (curto prazo) e Exigível Longo Prazo (longo prazo)
- Recursos Próprios: Capital integralizado pelos sócios e Lucros.
Estrutura da Demonstração de Resultados
...