A Administração Estrategia
Por: graccy • 27/5/2020 • Ensaio • 1.646 Palavras (7 Páginas) • 181 Visualizações
SIMULADO
Aluna: Gracilene de Araujo da Silva
20172335003
1) Um processo de planejamento estratégico de uma organização deve ser iniciado a partir da:
a) Análise do ambiente externo (oportunidades e ameaças).
b) análise do ambiente interno (forças e fraquezas).
c) declaração de visão e missão do negócio.
d) formulação de metas e objetivos.
e) formulação de estratégia.
2) A linha de desenvolvimento da evolução do Pensamento Estratégico proposto por Serra, Torres e Torres (2004, p. 19), separam em períodos históricos, os seguintes acontecimentos: Grandes empresas industriais e integração vertical, ou seja, a empresa é responsável pela fabricação de toda a cadeia produtiva e o surgimento das Escolas de Administração de Wharton e Harvard (ambas nos Estados Unidos), o que gera um grande impulso para a Administração como Ciência. A qual período histórico o texto se refere¿
a) Segunda guerra mundial
b) Anos 30 do Século XX
c) Segunda Revolução Industrial
d) Anos 60 do Século XX
3) Para Gluck, Kaufman e Wallech, são quatro as fases da evolução do Pensamento Estratégico:
a) Planejamento com base em previsão; Planejamento financeiro básico; Planejamento orientado para o exterior; Administração estratégica.
b) Planejamento financeiro básico; Planejamento orientado para o exterior; Administração estratégica; Planejamento com base em previsão.
c) Planejamento financeiro básico; Planejamento com base em previsão; Planejamento orientado para o exterior; Administração estratégica.
d) Administração estratégica, Planejamento com base em previsão; Planejamento financeiro básico; Planejamento orientado para o exterior.
4) No processo de planejamento estratégico, o diagnóstico estratégico corresponde à primeira fase e procura diagnosticar acerca da real situação da empresa quanto ao seu ambiente interno e ambiente externo. Apresenta variáveis de análise classificadas como: (3,0)
I- Variáveis controláveis, que propiciam uma condição favorável para a empresa em relação ao seu ambiente
II- Variáveis não controláveis pela empresa, que podem criar condições desfavoráveis para a instituição
III -Variáveis controláveis, que provocam uma situação desfavorável para a empresa em relação ao seu ambiente
IV-.Variáveis não controláveis pela empresa, que podem criar condições favoráveis para a empresa, desde que esta tenha condições e ou interesse de usufruí-las.
É pertinente concluir que, na análise do binômio variável x ambiente,
a) I e II têm, respectivamente, relação com o ambiente externo e com o ambiente interno
b) I e IV têm relação com o ambiente externo
c) I e III têm relação com o ambiente interno.
d) II e III têm, respectivamente, relação com o ambiente interno e com o ambiente externo.
e) III e IV têm relação com o ambiente interno.
5) Sobre Planejamento Estratégico podemos dizer: :
a) relaciona-se com os objetivos de curto prazo e com as maneiras de alcançá-los;
b) trata de questões que afetam parte da organização;
c) é de responsabilidade dos níveis hierárquicos mais baixos da empresa, ou seja, funcionários da organização;
d) é um processo político que envolve conflitos, poder e interesses;
6) Para (TACHIZAWA; REZENDE, 2002), alguns desafios do Planejamento Estratégico devem ser muito bem resolvidos, sob pena de prejudicar todo o seu processo. Entre eles destacam:
a) - inflexibilidade na execução; Excesso de racionalismo; existência de mecanismos de controle; Responsabilização pela execução do Planejamento Estratégico; Execução de baixo para cima; Dificuldade na execução; Abatimento na organização pela demora nos resultados; Quantificação das estratégias organizacionais.
b) – Inflexibilidade na execução; Excesso de racionalismo; inexistência de mecanismos de controle; Responsabilização pela execução do Planejamento Estratégico; Execução de cima para baixo; Dificuldade na execução; Abatimento na organização pela demora nos resultados; Quantificação das estratégias organizacionais.
c) - flexibilidade na execução; Excesso de racionalismo; existência de mecanismos de controle; Responsabilização pela execução do Planejamento Estratégico; Execução de cima para baixo; Dificuldade na execução; Abatimento na organização pela demora nos resultados; Quantificação das estratégias organizacionais.
d) – flexibilidade na execução; Excesso de racionalismo; inexistência de mecanismos de controle; Responsabilização pela execução do Planejamento Estratégico; Execução de cima para baixo; Dificuldade na execução; Abatimento na organização pela demora nos resultados; Quantificação das estratégias organizacionais.
7) Mintzberg, Ahlstrand e Lampel (2000) classificaram os dez pontos de vista em Escolas do Pensamento Estratégico a partir da perspectiva que cada uma delas defende quanto ao processo estratégico. Abaixo estão algumas delas, exceto:
a) Escola do Design: a formulação de estratégia é vista como um processo de concepção.
b) Escola do Planejamento: a formulação de estratégia é vista como um processo analítico.
c) Escola Cognitiva: a formulação de estratégia é vista como um processo mental.
d) Escola Empreendedora: a formulação de estratégia é vista como um processo visionário.
8) Marque a alternativa correta.
a) Planejamento tático é o planejamento mais amplo e abrange toda a organização.
b) Planejamento operacional é projetado para o médio prazo, geralmente para o exercício anual.
c) Planejamento estratégico é a utilização eficiente dos recursos disponíveis a consecução dos objetivos, previamente fixados segundo uma estratégia pré-determinada.
d) Planejamento tático trabalha com decomposições dos objetivos e estratégias estabelecidos no planejamento estratégico.
9) São vários os estudos que comprovam que o Planejamento Estratégico é a ferramenta gerencial mais utilizada pelas organizações. Neste sentido é correto afirmar que:
I- O processo de Planejamento se inicia formalmente quando Taylor (Administração Científica) e Fayol começam os primeiros estudos sobre Administração, entre 1903 e 1916.
...