A Administração da Produção e Logística
Por: evelynsah • 6/12/2017 • Trabalho acadêmico • 2.371 Palavras (10 Páginas) • 362 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E LOGÍSTICA..............................................4
2.1.1 Administração da Produção: Projeto de rede de operações produtivas, Planejamento e Controle da Capacidade de Produção...............................................4
2.1.2 Aplicabilidade da Logística nas empresas modernas e as ferramentas utilizadas para uma gestão coerente............................................................................5
2.2 EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIOS.............................................7
2.2.1 O que é uma franquia, quem é o franqueado e quando uma empresa deve se tornar uma franquia......................................................................................................7
2.2.2 O que é necessário para se tornar um fraqueado e quando é interessante o empreendedor investir em uma franquia......................................................................7
2.2.3 Mercado de franquias no Brasil e no mundo.......................................................8
2.3 GESTÃO DE PROJETOS......................................................................................8
3 CONCLUSÃO ........................................................................................................10
REFERÊNCIAS 11
- INTRODUÇÃO
Nesta atividade de Produção Textual Interdisciplinar - Individual deste semestre, objetivamos a realização de uma pesquisa bibliográfica sobre os assuntos tratados nas disciplinas estudadas de Gestão de Projetos, Empreendedorismo e Plano de Negócios e Administração de Produção e Logística. Foi sugerido para esta atividade o texto “Escola de rock vira franquia com investimento a partir de R$ 211 mil”, o qual apresenta-se relacionado ao eixo norteador, na qual a abordagem primária refere-se à estratégia empresarial, tomada de decisões, intervenção em negócio e uso de um sistema de inteligência de mercado. Desta forma, acreditamos que muitos serão os novos conhecimentos que aprenderemos durante a elaboracão deste trabalho.
- DESENVOLVIMENTO
2.1 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E LOGÍSTICA
Ultimamente temo percebido que as empresas têm buscado melhorias de processos e redução de custos de forma a garantir lucratividade, qualidade e agilidade tanto na produção, na entrega e principalmente na satisfação dos clientes. Com o objetivo de aprofundar neste assunto, realizaremos uma pesquisa bibliográfica abordando conceitos e aplicabilidades sobre os seguintes temas:
- Administração da Produção: Projeto de rede de operações produtivas, Planejamento e Controle da Capacidade de Produção;
- Aplicabilidade da Logística nas empresas modernas e as ferramentas utilizadas para uma gestão coerente.
- Administração da Produção: Projeto de rede de operações produtivas, Planejamento e Controle da Capacidade de Produção
A Administração da Produção pode ser conceituada como uma função administrativa responsável pelo estudo e pelo desenvolvimento de técnicas de gestão da produção de bens e serviços. Slack et al. (2002) definem a administração da produção como sendo as atividades, decisões e responsabilidades dos gerentes de produção. Podemos definir também os gerentes de produção ou de operação como pessoas que ocupam cargos ligados à gestão da produção, independentemente de se tratar da produção de bens tangíveis ou intangíveis.
O Projeto de rede de operações produtivas é um dos assuntos abordados neste tema, que são intervenções que fazem parte de uma rede maior, interconectada com outras, que incluem fornecedores dos fornecedores e clientes dos clientes e assim por diante. Stevenson (2001) pondera que a função de operações engloba todas as atividades diretamente ligadas à produção de bens ou ao fornecimento de serviços e ressalta a ampliação do escopo da função para outros tipos de organização além de fábricas.
Desta forma, os gerentes de produção estão envolvidos em projetar a forma e a configuração da rede na qual a operação está inserida e a partir disso, começam a definição dos objetivos estratégicos para a posição da operação na rede, ajudando assim, a produção a decidir como quer influenciar a forma geral de sua rede, a localização de cada operação produtiva e como administrar sua capacidade geral dentro da rede.
O Planejamento e Controle da Capacidade de Produção determina a capacidade efetiva capaz de atender a uma demanda, que deve ser flexível para reagir de forma coerente às flutuações da mesma, introduzindo ou suprimindo incrementos na capacidade física. Chopra e Meindl (2003) afirma que a previsão da demanda futura é a base para todas as decisões estratégicas e de planejamento em uma cadeia de suprimento.
Já os níveis de capacidade devem ser definidos no médio e curto prazo de forma agregada, ou seja, as decisões de capacidade devem ser tomadas de forma ampla e generalizadas. O sistema de custos da organização é importante para o planejamento e controle das atividades da organização e auxilia na decisão do modo de fabricar, na melhoria dos processos e na eliminação de desperdícios.
- Aplicabilidade da Logística nas empresas modernas e as ferramentas utilizadas para uma gestão coerente
A logística é a atual responsável por todo o gerenciamento dentro de uma cadeia de suprimento nas empresas modernas, tornando-se um diferencial competitivo nas organizações, ocasionando retornos consideráveis às empresas que investem nesta área. Novaes (2003) afirma que a Logística moderna procura coligar todos os elementos do processo – prazos, integração de setores da empresa e formação de parcerias com fornecedores e clientes – para satisfazer as necessidades e preferências dos consumidores finais.
...