A Administração de Materiais e Logística
Por: fabiofpp • 16/4/2015 • Trabalho acadêmico • 3.892 Palavras (16 Páginas) • 308 Visualizações
[pic 1] | UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PÓLO PASSO FUNDO/RS |
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
TUTOR PRESENCIAL: Marcelo de Souza Sbaraine
TUTOR EAD: Rosa Meire Alves Silva
PROFESSOR EAD: Prof. Me. Luiz Manuel Palmeira
Carlos Antonio Argenton - RA: 2321389758
Elizandra Alves Piccoli - RA: 2367467320
Fabio Piovesan Pimentel - RA: 2639486713
João Luís Pissetti – RA:1102000268
Juliana Rocha Moreira - RA: 7981719949
Passo Fundo/RS
2014
INTRODUÇÃO
O objetivo desta ATPS é, após o termino sabermos elaborar, implementar e consolidar projetos em organização. Conhecer como é o funcionamento da administração dos recursos materiais e patrimoniais, Identificar como são desenvolvidas as estratégicas para se colocarem os recursos certos no local certo, na hora certa.
Recursos Materiais e Patrimoniais
Administração de Recursos
Conceito de recurso
È tudo aquilo que gera ou tem a capacidade de gerar riqueza, no sentido econômico do termo.
A empresa tem cinco tipos de recursos que são: Recursos de materiais, recursos patrimoniais, recursos de capital, recurso humanos, recursos tecnológicos.
Recursos de Materiais: inclui uma seqüência de operações, que inicia na identificação do fornecedor, na compra de bem, no recebimento, transporte interno, transporte no processo produtivo, armazenagem de produto acabado e na distribuição ao consumidor final.
Recursos patrimoniais: assim como os recursos de materiais também se inicia na identificação do fornecedor, compra e recebimento do bem, sua conservação, manutenção ou alienação.
Recursos Tecnológicos: A tecnologia é o corpo de conhecimento para produzir produtos ou serviços. Pensando nisso um dos principais gurus da qualidade Edward Deming criou o ciclo PDCA. Os recursos tecnológicos de uma empresa precisam ser planejados (P), desenvolvido ou adquirido (D), controlado (C) e ter ações (A).
Tecnologia do produto
Metodologia PRP ( Product Realization Process)
Um conjunto de entradas, que são então processadas gerando um conjunto de saídas, ligado por uma realimentação, ou feedback. O PRP é divido em seis fases.
- Primeira fase do PRP – por onde começar?
- Segunda fase do PRP – Desenvolvimento conceitual do produto.
- Terceira fase do PRP – Sua integração à metodologia.
- Quarta fase do PRP – Aprimorando o conceito do produto.
- Quinta fase do PRP – Fase das análises
- Sexta fase do PRP – Feedback
Tecnologia do Processo
Segundo Hammer, Michael (1997), “processo é simplesmente a reunião de tarefas ou atividades isoladas para alcançar certos resultados”.
Processos são sistemas e subsistemas de um sistema mais amplo. Pode ser classificado em diversas categorias, processo produtivo, processo administrativo, processo comercial etc.
Classificações e Características dos Sistemas
- Sistema aberto: sistemas que se relacionam com outros sistemas
- Sistema fechado: são sistemas independentes não consomem entradas nem geral saída.
- Sistema de resultados diretos: é o sistema em que o serviço gerado por si só já garante o resultado.
- Sistema de resultado indireto: é o sistema em que o produto deve ser projetado para ser o adequado e atingir um resultado, mas o resultado será conhecido depois de algum tempo.
- Sistema de resultado desconhecido: é o sistema que eventualmente se pode apurar o resultado, mas a comprovação do resultado é improvável.
Todos os sistemas têm características em comum:
- Os componentes interagem harmoniosamente entre si, formando uma rede de elementos interdependentes constituindo um todo.
- Um sistema que tem caráter, e propriedades próprias, que lhe são conferidos por sua organização
- Um componente defeituoso afeta o sistema inteiro.
- Os sistemas funcionam em relação a seu ambiente.
- A maioria está sujeita a coerções externas, impostas pelo ambiente, e a coerções internas, decorrente de limitações que lhes são inerentes.
Administração de Materiais
No quadro a seguir vamos ver as principais técnicas de administração de materiais
Técnica | Características |
Just-in-time (JIT) | Sistema em que os fornecedores devem mandar os suprimentos à medida que eles vão sendo necessários na produção. |
Fornecedor Preferencial | Consiste em selecionar fornecedores e garantir qualidade, eliminando testes de recebimento e garantindo feedback e correção de defeitos na fabrica do fornecedor. |
Programação de Fornecedores | Manter um esquema de alimentação contínua da programação e controle da produção do fornecedor com as necessidades de entrega. |
kanban | Tecnologia de controle de fábrica pela qual as necessidades de entregas determinam os níveis de estoque no decorrer do processo. |
Qualidade em tempo real e seis sigmas | Controle estatístico de processos para detectar rapidamente variações perante o padrão, identificando causas assinaláveis de defeitos e estabelecendo diagnósticos para ações corretivas. |
...