A Antropologia Na Administração
Por: Rafael Harley • 12/4/2020 • Artigo • 4.705 Palavras (19 Páginas) • 1.157 Visualizações
Olá!
A Antropologia é uma ciência que tem como objeto de estudo o ser humano em todas as suas dimensões: biológica, social, histórica e cultural. Com isso, há diferentes ramos de pesquisa na área da Antropologia, que variam de acordo com as especificidades do que se busca compreender, tais como: Antropologia Física, Antropologia Social, Antropologia Cultural e Antropologia Linguística.
O Direito, assim como outras ciências, apresenta relação com a Antropologia, uma vez que esta estuda o homem, e aquele, as normas e instituições jurídicas. Nesse sentido, a relação entre Antropologia e Direito constitui um tema cujo aprofundamento é fundamental, já que colabora ao entendimento dos fatores culturais e sociais (assim como dos aspectos legais) que podem perpassar o mundo jurídico e a atuação dos operadores do Direito.
Nesta Unidade de Aprendizagem, você estudará o que é Antropologia e quais são os diversos ramos dessa ciência, além de compreender a relação entre Antropologia e Direito, com base nos estudos antropológicos e sociológicos.
Bons estudos.
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados:
- Definir o que é Antropologia.
- Descrever os diversos ramos da Antropologia.
- Identificar como a Antropologia e o Direito se relacionam.
- O antropólogo Bronislaw Malinowski conviveu em aldeias com povos nativos e registrou seus estudos etnográficos no livro Os argonautas do Pacífico Ocidental. Na introdução da obra, quando aborda questões metodológicas da pesquisa, o autor descreve o método etnográfico e de observação participante, que consiste basicamente em vivenciar experiências e práticas de outras culturas para entendê-las como manifestação humana.
- Como exercício, reflita sobre o cenário brasileiro e a existência de indígenas aldeados (que vivem em aldeias) e não aldeados (que vivem, geralmente, em territórios urbanos), bem como sobre as ações em torno da identidade indígena a partir da visão de sujeitos de direito instituída pela Constituição Federal de 1988.
Nesse sentido, pensando nas diferentes culturas e na relação entre a Antropologia e o Direito, responda: a identidade étnica do indígena, no Brasil, vem sendo perdida com o passar do tempo na sociedade moderna? Para defender seu ponto de vista, apresente argumentos com base nos estudos antropológicos e na relação destes com o Direito. - PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
- De acordo com a Antropologia, não se pode afirmar a "perda" de uma identidade étnica em uma sociedade, mas, sim, sua transformação, considerando o processo de colonização e violências vivenciado pelos povos indígenas no Brasil ainda hoje, bem como a instituição de uma sociedade democrática e de sujeitos de direito a partir da Constituição Federal de 1988.
- O conceito de cultura na Antropologia, por exemplo, representa um fenômeno dinâmico, e não estanque — parado no tempo, como algo imutável. A importância da Antropologia reside, principalmente, em se tratar de uma ciência que considera o homem — na condição de um ser humano complexo — em todas as suas dimensões como objeto de estudo, de modo interdisciplinar.
- Assim, com a Antropologia, aprendemos que não devemos utilizar os valores da nossa cultura para analisar outras culturas, mas procurar conhecer suas dimensões históricas, culturais e sociais para entendê-las em suas diferenças e peculiaridades.
- Nesse sentido, a relação entre Antropologia e Direito contribui para:
- - análise dos fatores culturais, políticos e sociais (além dos aspectos legais) que perpassam o mundo jurídico e a atuação dos operadores do Direito;
- - estudos empíricos de diversas sociedades, grupos sociais e regras estatais e não estatais;
- - abordagem pluralista do Direito ante a diversidade cultural e social e a multiplicidade de manifestações do Direito na vida humana.
- MINHA RESPOSTA
- sim, apesar de todos os esforços, a identidade indígena vem sendo perdida devido a interação, intervenção e contato do homem branco com os povos indigenas, e com isto seu modo de vida, sua cultura vem sendo perdida ao longo do tempo, inclusive com a perda permanente de alguns dialetos cujos ultimos falantes vem chegando ao fim da vida. inclusive existem casos piores onde indigenas não contaminados pelas drogas, alcool e doenças transimitidas pelo homem branco. A constituição federal de 1988 tenta resguardar os direitos dos indios, mas mesmo isto vem se perdendo. Alguns indios deixam suas aldeias e vão viver nas grandes metrópoles, e com isto vão gradativamente perdendo sua identidade e sendo marginalizados pela sociedade.
- MEUS ARQUIVOS
- Enviada em 16/03/2020 08:17
A Antropologia é uma ciência autônoma, que surge a partir do século XVIII e tem como objeto de estudo o homem – o ser humano em sua totalidade. Ou seja, é o estudo das manifestações humanas em suas dimensões biológicas, culturais e sociais, dentre outras.
Essa ciência tem ramos de pesquisa que se configuram como o estudo de especificidades e interações com diferentes ciências, como a Antropologia Física, Cultural, Social, Pré-Histórica, Psicológica, Linguística e Jurídica.
No que concerne à relação entre Antropologia e Direito, há complementaridade e troca de conhecimentos, uma vez que a primeira estuda a existência humana como um todo, e a segunda, os fenômenos normativos e legais (também produto da ação humana e da cultura).
Com isso, há uma abordagem pluralista do Direito ante a diversidade cultural e social. Saiba mais sobre o tema no Infográfico.
[pic 1]
Em geral, a Antropologia divide-se em duas grandes áreas de estudo: Antropologia Biológica ou Física e Antropologia Cultural. Porém, há diferentes formas de classificar os ramos e campos interdisciplinares dessa ciência, considerando os possíveis polos de atuação (Antropologia Simbólica, Social, Cultural, Estrutural e Sistêmica) e/ou a relação com outras ciências, como Arte (Antropologia da Arte), Medicina (Antropologia da Saúde), Direito (Antropologia Jurídica), Biologia e Sociologia. Neste caso, alguns exemplos são: Antropologia Física (dimensão biológica) – estuda as mudanças evolutivas do homem e sua anatomia, ou seja, a natureza física do homem, procurando conhecer suas origens e seus processos fisiológicos; Antropologia Cultural (dimensão sociocultural) – abrange o estudo do homem como ser cultural, que produz cultura, ritos e manifestações diversas, buscando investigar os comportamentos culturais, adquiridos e manifestos por meio do aprendizado, dos diferentes grupos e processos históricos; Antropologia Social (dimensão social) – abrange a inserção do homem na estrutura social, que envolve as diversas sociedades e instituições, considerando as diferenças existentes entre grupos humanos e as relações sociais travadas nos distintos âmbitos da vida social, como o familiar, o econômico, o político, o religioso e o jurídico; e Antropologia Linguística (dimensão linguística) – estuda o ser humano a partir da linguagem com que se comunica e se expressa em um contexto social e cultural, seja ela verbal, escrita, artística, etc.
...