TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Filosofia

Por:   •  11/8/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  490 Palavras (2 Páginas)  •  530 Visualizações

Página 1 de 2

FILOSOFIA E ÉTICA

Atividade Aula 01: Leia o texto de Selvino José Assmann (Apostila do Curso), das págs. 19 a 35 e faça as atividades de aprendizagem pedidas na págs. 35.

  1. Com base no texto apresentado, qual o motivo prático que levou os gregos a inventarem a filosofia, uma forma de saber que pretende ser neutra, objetiva, universal, única, distinta da religião e do senso comum?

R: Através da leitura do texto, entende-se que os gregos inventaram a filosofia numa forma de encontrar uma maneira para os problemas políticos e éticos, consideraram as perguntas, o subjetivismo, como forma de ultrapassar o modo superficial e atingir uma sabedoria através de um jeito racional. E também uma forma para que se estabeleça harmonia, ordem e justiça na convivência entre todos os povos. Assim, ao escapar da religião e do senso comum, buscando um argumento estável através da razão, pois ela difere da religião, que é uma estrutura de pensamento que esbarra na fé, enquanto a filosofia se utiliza da razão. Um trecho do texto que simboliza a criação da filosofia: “A busca da verdade está vinculada à aposta e ao desejo de organizar a vida individual e social ou política de maneira mais objetiva, sólida e permanente. E isso se faz fundamentando a verdade na razão, e não em alguma crença ou alguma opinião interessada ou interesseira”.

  1. Procure descrever o que se entende por filosofia no senso comum. Pergunte a algumas pessoas conhecidas, e verifique qual a diferença com o conceito que os gregos deram à filosofia.

R: A filosofia no senso comum são conhecimentos superficiais, transmitido de geração a geração e caracterizada pela incoerência, imperfeição.

Algumas pessoas não souberam e tiveram muita dificuldade em definir. A maior parte das pessoas questionadas definiu a Filosofia como uma busca por respostas para os problemas da humanidade, mas não preocupadas com utilidade prática e sim no subjetivo. A pergunta "qual o nosso propósito nesta vida?" foi bastante mencionada como exemplo de indagação que a Filosofia busca responder. No conceito grego a Filosofia não é uma mera distração sobre problemas, como a maioria das respostas deu a entender, mas sim a aplicação da razão e da lógica para buscar um saber neutro, objetivo, único e universal para problemas práticos, trazendo benefícios para a sociedade.

  1. Qual a comparação que podemos fazer entre a filosofia e a ciência moderna, que também defende, tantas vezes, a neutralidade e a objetividade?

R: A ciência procura conhecer a realidade a partir do estudo das partes e procura entender quais são as regras e leis que a regem e como elas funcionam. Mas sua raiz é incorporada a filosofia, pois o conhecimento objetivo e neutro da realidade teve como base os princípios filosóficos. Já a filosofia tem a pretensão de conhecer o todo, de estudar o porquê dessas leis e regras e quais são os princípios destas. Somente no século passado foi feita a diferença entre a filosofia e ciência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (54.1 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com