A Atividade de aprofundamento
Por: Bruno Lima • 13/10/2015 • Trabalho acadêmico • 684 Palavras (3 Páginas) • 189 Visualizações
NOME: BRUNO SILVA DE LIMA. RGM: 1227254
Atividade de aprofundamento
[pic 1]
Obra: Giotto di Bondone, A lamentação (1306), Afresco, Capella degli Scrovegni, estilo realista.
Na obra de Giotto di Bondone (1267 -1337), vemos espaço entre as figuras e dramaticidade na narrativa. Na obra, A Lamentação, podemos até perceber a dor que as pessoas estão sentindo ao velar o corpo de cristo. É possível perceber a emoção, mesmo das figuras que estão de costas. Este artista cria uma visão mais humanista dos personagens bíblicos, ao contrário do que se fazia antes na Idade Média, arte Românica e Gótica que mostra imagens mais estilizadas e simbólicas,
A característica principal do seu trabalho é a identificação da figura dos santos como seres humanos de aparência comu
[pic 2]
Obra: Rafael, Escola de Atenas (1511), Afresco, Palácio Apostólico, Vaticano, estilo renascentista.
Na imagem de Rafael, vemos uma cena imaginária de uma escola de filosofia. Dissemos imaginária porque os personagens, grandes pensadores da história, representados na cena não viveram todos no mesmo tempo. O encontro entre eles só foi possível por meio da mente criativa do estilo renascentista do artista.
Rafael Sanzio (1483-1520) é considerado o pintor que melhor desenvolveu os ideais clássicos da beleza, harmonia, forma e cor. Além disso, é conhecido por pintar cenas em que vemos espaços amplos e com simetria equilibrada.
A Escola de Atenas representa o ápice da evolução artística de Rafael: aqui, sua pincelada se mostra mais segura e acabada, as figuras possuem mais peso e volume, a composição é mais rica e mais livre e o colorido mais harmônico.
[pic 3]
Obra: Kurt Wenner(kurtwenner.com), Fantasia do noroeste (2010), pintura sobre piso, praça The Embarcadero, São Francisco, Califórnia
Na arte de rua vista na terceira e ultima imagem, de Kurt Wenner,o mestre da arte 3D ,podemos perceber que, ainda hoje, há fascínio em criar mundos visuais em profundidade por meio da pintura. Note que a pintura é feita no piso de uma rua, mas parece que ali se abriu uma enorme cratera. Não é impressionante! Desde o Renascimento, buscamos a ilusão e realidade em uma só imagem.
Analise:
Na minha analise, Giotto di Bondone foi um importante pintor e arquiteto italiano do período do Renascimento Cultura, a maior habilidade de Giotto está em unir um senso de realidade inédito na arte da época somado à capacidade de produzir ilustrações extremamente expressivas e humanas do texto bíblico, como mostra imagem a cima, Toda a cena pintada por Giotto desenrola-se no primeiro plano, sem grandes desdobramentos até o fundo. O que se vê, está todo dado de imediato, e pode ser apreendido em um único golpe de vista. Além disso, Giotto coloca o ponto de vista do observador abaixo da linha média das figuras. Isto é, o observador é levado em conta na concepção da obra, dela fazendo parte como uma testemunha presente.
...