A COMPLACÊNCIA PULMONAR
Por: Pedro Augusto • 21/4/2019 • Trabalho acadêmico • 4.564 Palavras (19 Páginas) • 194 Visualizações
[pic 1]
UNIFACS – UNIVERSIDADE SALVADOR
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
ESTUDO DE CASO:
EMPRESA DE COSMÉTICOS SE INSTALA NO BRASIL
Salvador
2015[pic 2]
ESTUDO DE CASO:
EMPRESA DE COSMÉTICOS SE INSTALA NO BRASIL
Esse trabalho vai abordar sobre o estudo de caso de uma empresa de cosméticos que vai se instalar no Brasil, apresentado ao Curso de Graduação de Administração da Universidade Salvador – UNIFACS, como requisito parcial para aprovação na disciplina Logística.
Prof. Paulo César Matos Quadros
Salvador
2015[pic 3]
SUMÁRIO
1. RESUMO 4
2. INTRODUÇÃO 5
3. LOCALIZAÇÃO, ABRANGÊNCIA E MODAIS 6
4. GESTÃO DE PEDIDOS 9
5. CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO 10
6. CURVA ABC 11
7. SISTEMA EDI 15
8. MARKETING E PROPAGANDA 17
9. TERCERIZAÇÃO DA FROTA 18
10. E-COMMERCE 19
11. CONSIDERAÇÕES FINAIS 20
12. REFERÊNCIAS 21
13. APÊNDICE 22
[pic 4]
[pic 5]
- RESUMO
A empresa de cosméticos americana Beauty Care se instalará no Brasil até o final deste ano, com investimento de U$600 milhões. O foco principal da empresa é atingir o mercado consumidor que hoje tem como referência as líderes Boticário e Natura. Os públicos atingidos por estas empresas são classificados, no que diz respeito a poder aquisitivo, como classes B e C. A Beauty Care entrará no mercado brasileiro inicialmente apostando em cuidados específicos com a pele e cabelo, voltados à linha praia, por isso o foco nas regiões Norte e Nordeste do país nesta primeira fase. Já próximo da consolidação dos primeiros objetivos, inicia-se ações, como ampliação do portfólio de produtos e infraestrutura logística, para a abrangência em todas as regiões do Brasil.
Outra decisão estratégica do setor Logístico é a forma de entrega do produto ao cliente que terá disponível uma frota terceirizada com objetivo de reduzir o tempo (Lead time) e os custos na área, assim como aumentar a qualidade do serviço.
A aposta da empresa para venda ao consumidor é nas suas revendedoras, que através de pesado investimentos na escolha e treinamento das profissionais, se tornariam em eficientes “pontos de vendas” devido ao alto poder de persuasão perante seus clientes quando se obtém bom nível de conhecimento técnico e próprio do portfólio de produtos.
Com apoio do setor de Marketing, trazendo todo seu portfólio e revendedoras mais próximas via WebSite, a Beauty Care pretende entrar no mercado com um potencial para bater de frente com as grandes empresas que hoje dominam o mercado.
- INTRODUÇÃO
A Beauty Care, controlada pelo fundo norte-americano Trust Company West, é uma grande empresa de cosméticos que vai se instalar no Brasil até o final do ano. O fundo de investimentos disponibilizará 600 milhões de dólares para a inserção no mercado brasileiro. A sua concorrência direta com Avon e Natura se deve ao público-alvo que em ambas são as classes B e C.
Focada em entrar no mercado com seu atendimento especial, dado por revendedoras muito bem treinadas e incentivadas com a proposta do negócio, é necessário que haja busca de consumidores finais já identificados com o segmento de produto, e isso, acarreta em trazê-los das suas concorrentes já firmes no mercado. Mas o grande diferencial está na aposta também do mercado que tem crescido muito: cosméticos voltados ao público masculino.
Em seu projeto inicial de entrar no território nacional com as regiões Norte e Nordeste, a empresa contará com as linhas voltadas aos cuidados com a pele e cabelo, haja vista, que nestas regiões o clima caracteriza-se o ano todo como se fosse verão e os produtos mais requisitados se encontram na linha praia.
- LOCALIZAÇÃO, ABRANGÊNCIA E MODAIS
Primeiramente nesta fase, foi decidido de forma estratégica, a localização da fábrica, que deve: estar próxima de um porto para fácil entrada da matéria-prima utilizada na fabricação dos cosméticos, estar inserida numa localidade com escoamento fácil nas rotas primárias e secundárias e de preferência ofereça incentivos fiscais. As rotas são referentes aos caminhos percorridos até os centros de distribuição ou ao mercado consumidor.
Portanto, o local escolhido para instalação da fábrica e centro de distribuição foi o município de Morada Nova, que se encontra no estado do Ceará onde há histórico de oferecer descontos de aproximadamente 25% a 75% do valor do ICMS. As facilidades fornecidas pelo governo do estado vão além dos incentivos fiscais, já que o interesse é grande em aumentar a renda per capita em municípios como o escolhido. Muitas vezes são oferecidos provisoriamente galpões, terrenos com infraestrutura pronta, além de apoio na construção da fábrica com dinheiro do estado.[pic 6]
Devido a matéria-prima ser importada dos Estados Unidos e o município de Morada Nova ter sido escolhido para localização da unidade fabril, o Porto de Pecém será utilizado como porta de entrada para os navios americanos com os insumos. O porto está localizado, na Região Metropolitana de Fortaleza, na cidade de São Gonçalo do Amarante e se encontra a 213 quilômetros do município de Morada Nova (via Br-116 e Ce-138) e é o porto, em território nacional, mais próximo dos Estados Unidos em tempo de percurso, em média sete dias.
...