A Copa do Mundo no Brasil
Por: Jubrosler • 14/6/2016 • Projeto de pesquisa • 4.532 Palavras (19 Páginas) • 369 Visualizações
Copa do Mundo no Brasil
- CAPITULO 1- INTRODUÇÃO
O debate em torno do mundo do esporte como fator causador de mudanças sociais, culturais, políticas e econômicas vem sendo cada vez mais frequente. O esporte é uma das mais importantes manifestações culturais do século XX, capaz de gerar oportunidades únicas, fortalecendo o patriotismo, e podendo ser entendido como uma indústria do entretenimento.
Dentre os megaeventos esportivos, o principal é a Copa do Mundo e em 2014 ela será realizada no Brasil em Junho, como forma de esclarecimento será apontada a projeção dos impactos econômicos, sociais e de infraestrutura da Copa do Mundo 2014 no Brasil.
Serão analisadas as projeções futuras para esse grande evento que será realizado no país, com o intuito de saber quais serão os efeitos que a copa irá deixar para os brasileiros e para as cidades que sediaram o evento.
Tem-se como objetivos específicos: verificar os dados econômicos e projeções dos impactos econômicos, sociais e de infraestrutura, realizados pelo Governo Federal e ministério dos esportes sobre o evento; analisar os custos sobre os investimentos e prazos de entrega das obras nas cidades sedes; analisar a projeção de geração de empregos nas cidades sedes; mensurar o índice de crescimento do turismo nos locais que sediaram o evento e avaliar os pontos positivos e negativos com relação à Copa do Mundo para o país.
Diante deste cenário, a questão que norteia esse trabalho é: “Quais os possíveis efeitos da Copa do Mundo 2014 na infraestrutura, economia e aspectos sociais nas cidades sedes? ”.
A escolha do tema justifica-se pela grande evidência do assunto, pela magnitude dos valores aplicados para a realização do evento, pela defasagem entre os projetos idealizados e as obras efetivamente concluídas e pelas manifestações sociais que ocorreram recentemente questionando o montante dos recursos aplicados e os benefícios para a sociedade em geral que essas obras irão trazer. A fim de esclarecer a sociedade, sobre os diversos acontecimentos previstos sobre o assunto Copa do Mundo no Brasil.
Será proposto, um parecer provisório de legados pós-copa para a sociedade. Pois para a população fatores negativos insistem vir em pauta, para eles o megaevento será um fardo a se carregar por anos de recuperação, quando esse recurso financeiro nela investido, poderia ter sido gasto no que parece ter caráter emergencial: saúde pública, educação de qualidade, transporte acessível e segurança.
Mencionando ainda as superfaturadas obras de melhoramento e construção de benfeitorias em todas as cidades sedes, que se estima ter ultrapassado o valor previsto ainda com atrasos, o que deverá ser transformado em dívidas de anos.
O referido artigo está subdividido em três capítulos. Neste capítulo introdutório, é apresentada uma visão geral da Copa do Mundo e dos principais aspectos relacionados ao evento. A história de crescimento e desenvolvimento da Copa de Mundo desde as primeiras competições até os dias atuais é mostrada no capítulo 2. No Capítulo 3, são apresentados os principais aspectos econômicos, de infraestrutura e turismo relacionados à Copa do Mundo FIFA. Na sequência, serão apresentadas as conclusões.
- METODOLOGIA
Este estudo trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório, segundo Lakatos e Marconi (2005, p. 20), “[...] com métodos de pesquisa descritiva, documental, abordagem qualitativa e com coleta de dados primários e secundários”.
Segundo Godoy (1995, p.58) algumas características principais de uma pesquisa qualitativa são: considera o ambiente como fonte direta dos dados e o pesquisador como instrumento chave; possui caráter descritivo; o processo é o foco principal de abordagem e não o resultado ou o produto; a análise dos dados e realizada de forma intuitiva e indutivamente pelo pesquisador; não requereu o uso de técnicas e métodos estatísticos; e, por fim, tem como preocupação maior a interpretação de fenômenos e a atribuição de resultados.
Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram artigos científicos, livros e documentários sobre o tema.
A pesquisa descritiva, segundo Gil (2008), descrever as características de determinadas populações ou fenômenos. Uma de suas peculiaridades está na utilização de técnicas padronizadas de coleta de dados, tais como o questionário e a observação sistemática. Ex.: pesquisa referente à idade, sexo, procedência, eleição etc.
A coleta de dados segundo Severiano (2007) “tem-se como fonte documentos no sentido amplo, “[...]”. Nestes casos, os conteúdos dos textos ainda não tiveram nenhum tratamento analítico, são ainda matéria prima, a partir da qual o pesquisador vai desenvolver sua investigação e análise.
3. CAPITULO 2 - A COPA DO MUNDO DE FUTEBOL
Copa do Mundo de Futebol, o maior evento esportivo desde a sua criação. O acontecimento mais desejado pelos atletas de futebol e o mais visto por torcedores do mundo inteiro. Sua história de 20 edições, explica um pouco, essa paixão cultivada há tantos anos por tantos torcedores.
3.1 A História da Copa do Mundo
O francês Jules Rimet criou à primeira Copa do Mundo, em 1928, após ter assumido o comando da instituição mais importante do futebol mundial: a FIFA (abreviação de Federation International Football Association).
A competição foi realizada em 1930, no Uruguai, convidando um grupo de visionários administradores futebolísticos franceses, liderado na década de 1920, pelo inovador Jules Rimet, que teve a ideia original de juntar as melhores seleções de futebol do mundo para lutar pelo título de campeões mundiais. A taça de ouro original levou o nome de Jules Rimet e foi disputada três vezes nos anos de 1930, antes de a Segunda interromper o campeonato por doze anos. Foram escolhidas treze seleções previamente selecionadas pela FIFA para participar do evento sem disputa de eliminatórias. Das treze equipes, sete foram da América Latina (Uruguai, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Peru), quatro da Europa (Bélgica, França, Iugoslávia e Romênia) e duas da América do Norte (México e Estados Unidos).
...