TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cultura e Comportamento Organizacional

Por:   •  20/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  968 Palavras (4 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 4

Cultura e comportamento organizacional

Definição Cultura:

A palavra derivou metaforicamente da idéia de cultivo, do processo de lavrar e de desenvolver a terra. Ao falar-se de cultura, refere-se tipicamente ao padrão de desenvolvimento refletido nos sistemas sociais de conhecimento, ideologia, valores, leis e rituais quotidianos.

Exemplo...

As plantações de arroz no Japão têm sido sempre uma atividade precária devido à escassez da terra e ao período curto da estação de cultivo. O processo de construção de uma civilização baseado neste tipo de atividade parece ser um protótipo da habilidade japonesa de assumir projetos que parecem impossíveis. Além de tudo o mais, a cultura tradicional de arroz é uma operação cooperativa. Não existe algo como o cultivador de arroz solitário, independente e pioneiro. O processo de cultivo requer intenso trabalho em grupo, com curtos picos de plantio, crescimento e colheita.

Organização vista como culturas – cooperativismo (campo de arroz). Corporação familiar que aprecia os valores. A cultura delineia o caráter da organização, independente do país (reforço positivo).

Os empregados quase sempre estabelecem compromissos por toda a vida com as suas organizações, que eles vêem como uma extensão da sua família. As relações de autoridade são, freqüentemente, do tipo paternalista, altamente tradicionais e respeitadoras da opinião alheia. Fortes ligações existem entre o bem-estar do indivíduo, a empresa e a nação. Cantar o hino da companhia e comprometer-se pelo resto da vida com uma corporação familiar. Espírito de cooperação e constantes pressões para atingir as metas de trabalho e atender às solicitações dos valores e normas da companhia.

Culturas e subculturas das organizações – as organizações são minisociedades que têm os seus próprios padrões distintos de cultura e subcultura. Assim, uma organização pode ver-se como um grupo bem integrado ou família que acredita no trabalho conjunto.

Observar o funcionamento do dia-a-dia do grupo ou organização a que pertence como se estivesse de fora (visão antropologista). Reuniões são situações de ritual. Diferenças entre a face pública e face privada da organização. Enquanto publicamente ocorre o fenômeno de harmonia e cooperação, as pessoas individualmente expressam considerável raiva e insatisfação com relação a vários membros do grupo de pessoas e para com a organização em geral. Desenvolvimento de subculturas separadas, uma delas representada pelo quadro de pessoas original, ou “grupo de dentro” como são conhecidos e a outra, formada pelos novos profissionais, “o grupo de fora”.

Reunião administrativa -Tribo de índios.

A cultura da empresa se desenvolve como processos sociais, imagens, símbolos e rituais. Rotatividade de pessoal empresas do tipo “admite e demite”.

O etos também é formado pelo ritual “rodinhas de cerveja” e “papos no café” e por numerosas reuniões feitas a propósito que criavam oportunidade regular de interação informal.

Histórias, lendas e mitos sobre os heróis da corporação são abundantes, tendo muito para comunicar na sustentação dos valores culturais da organização.

Filosofias, ideologias, crenças, normas, práticas diferentes etc. (citar exemplos)

Sindicatos

Entre todas as culturas organizacionais aquelas que mais se destacam são os sindicatos. É aqui que a batalha pelo controle ideológico fica mais claramente definida, uma vez que os sindicatos são por natureza contra-organizações, no sentido de que sua existência provém do fato de que os interesses do empregado e do empregador podem não sintonizar. Filosofias, valores e normas da cultura sindical, freqüentemente, exercem importante impacto no mosaico da cultura, subcultura e contracultura que caracteriza a vida de qualquer organização.

Organização

Estrutura organizacional, regras, políticas, objetivos, missões, descrições de cargos e procedimentos operacionais padronizados desempenham características mais objetivas da organização. Exatamente como valores tribais da sociedade, crenças e tradições, folclore, cerimônias e outras práticas sociais podem estar baseados em parentesco ou outras estruturas sociais, muitos aspectos de uma cultura organizacional estão, portanto, baseados em aspectos rotineiros das práticas diárias. Lemas, linguagem evocativa, símbolos, histórias, mitos, cerimônias, rituais e padrões de comportamento tribal decoram a superfície de uma vida organizacional. (exemplos)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (76.6 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com