A Definição do escopo do cenário
Por: ANDRIELLY01 • 6/11/2017 • Trabalho acadêmico • 615 Palavras (3 Páginas) • 263 Visualizações
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
DEPARTAMENTO DE GESTÃO E ECONOMIA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
APS DE GESTÃO ESTRATÉGICA
CURITIBA
2017
Atividade de Construção de Cenários Estratégicos
1ª etapa – Definição do escopo do cenário:
Cenários para uma empresa de laticínios brasileira, com escassez de água potável no estado do Paraná na cidade de Curitiba no ano de 2025
2ª etapa – Seleção das variáveis relevantes (VRs):
Tem que iniciar com medidas simples, como aproveitar água usada, instalar redutor de vazão nas torneiras , ampliar a captação de água da chuva, instalar poços artesianos, reutilizar a água do leite em diversos outros processos na própria fábrica , passar a utilizar outras formas de energia como com borra de café entre outros, adotar novas tecnologias, seguir para o caminho de uma indústria mais sustentável, aplicando esta sustentabilidade e conscientização em diversos níveis dentro da empresa.
3ª etapa – Identificação dos atores relevantes envolvidos (ARs):
Funcionários são os que estarão diretamente ligados a essa mudança na empresa, pois tem que ser iniciado quanto antes, e os funcionários devem ver a aplicação e o benefício desta mudança para o meio ambiente, para os filhos deles.
4ª etapa – Prospecção do comportamento futuro das VRs e dos ARs:
OTIMISTA: Os funcionários passarão a ter atitudes mais ecológicas, os poços e captação da água da chuva serão fáceis de instalar, se precisar mudar o layout ou instalações da fábrica. A manutenção seja de baixo custo e esta atividade não atrapalha no trabalho de nenhum integrante da fábrica. O projeto sustentável será visto com bons olhos e aceito pela sociedade e funcionários, o custo para toda essa mudança na fonte de energia, instalação de itens para captar água da chuva será baixo comparado ao gasto que se está tendo com a fatura de água “atualmente”.
PESSIMISTA: Os funcionários irão continuar desperdiçando e consumindo muita água na produção, não irão se conscientizar, o custo para instalação e manutenção dos itens será alto. Haver sobre carga nos funcionários para a operação dos equipamentos de captação de água e geração de energia, escolha errada da forma de gerar energia e causar poluição ao ar.
NORMAL: Os processos serão demorados na implantação, os funcionários conscientizarão depois de um tempo, a captação de água e reutilização irão ajudar na economia de água, porem o custo é não é baixo, a utilização de outras fontes de energia deve ser escolhida com cautela, pois não se pode cobrir um problema e descobrir outro, de nada adianta escolher uma fonte que polua o ar, fazendo assim a sociedade não aprovar nossa conduta.
5ª etapa – Elaboração dos cenários alternativos:
OTIMISTA: A empresa fara pesquisas de fonte de energia mais sustentáveis, escolhera a mais econômica financeiramente, conseguira implantar poços de captação de água baratos, e os funcionários irão se conscientizar de forma clara e objetiva.
PESSIMISTA: o Clima não irá influenciar positivamente para que a captação da água seja positiva, os funcionários irão continuar com o mesmo comportamento dentro da empresa, e o consumo de água e energia continuará alto.
...