A Demanda Agregada
Por: analuizanuvem • 26/8/2020 • Trabalho acadêmico • 889 Palavras (4 Páginas) • 169 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
Com há ampla concorrência no mercado, as empresas buscam implementar inovações tecnológicas, melhorias nos processos produtivos, serviços e produtos, para melhorarem seu desempenho e se manterem competitivas.
O artigo é uma pesquisa qualitativa, com o objetivo de analisar diferentes estruturas organizacionais relacionadas com a inovação no setor metalúrgico, isto é, analisaram-se os métodos de inovação dentro das estruturas organizacionais das empresas, considerando o funcionamento dos níveis organizacionais, responsabilidades e poder de decisão.
2. REFERENCIAL TEÓRICO
2.1 Estrutura Organizacional
A estrutura organizacional determina a distribuição das atividades e responsabilidades pela organização, divididas por níveis hierárquicos e departamentos, considerando as funções exercidas e a relação existente entre ambos. É considerada uma estrutura organizacional favorável quando apresenta maior flexibilidade dentro da empresa, como a utilização de poucos níveis hierárquicos, normas flexíveis, menor grau de burocracia e descentralização nas decisões.
Para maior entendimento das estruturas organizacionais relacionada a inovação, segue os conceitos:
-Estrutura linear: em formato de pirâmide, dividida em alta administração, outros graus de chefias e funcionários de cada setor, a cada qual responde ao seu superior até chegar ao nível mais alto.
Vantagens: responsabilidades definidas e limitadas, rapidez na tomada de decisões e fácil implementação.
Desvantagens: centralização nas decisões, pouca inovação e mais burocracia.
-Estrutura funcional: Indicado para empresas que não tenham mudanças excessivas. O trabalho dividido em grupo de atividades nas quais executam as mesmas funções diariamente, ou seja, formam experts para cada área.
Vantagens: especialização do funcionário em cada área, economia de recursos e melhora o trabalho em equipe.
Desvantagens: Redução da visão global da empresa, aumento do conflito interfuncional e difícil tomada de decisão.
-Estrutura Matricial: indicado para organizações com constante mudança ambiental e que trabalham com linhas de produtos. Ela une estrutura funcional e horizontal, para conseguir melhores resultando, tanto na especialização dos funcionários quanto na execução das atividades com maior eficácia. Cria-se uma estrutura com dois gestores, requerendo novas habilidades de trabalho comparado à outra estrutura.
Vantagens: maior especialização das pessoas, foco e mais facilidade para atingir resultados.
Desvantagens: dupla chefia para decisões e delegação de atividades.
2.2 Níveis Organizacionais
Na pesquisa foram utilizados os níveis de institucional, intermediario (tático) e operacional.
-Nível institucional: composto pelos dirigentes e diretores das organizações. Eles avaliam as incertezas do mercado, as novas oportunidades e o ambiente interno, após a coleta de informações eles desenvolvem um planejamento estratégico para contornar as evidências negativas e aprofundar as positivas.
-Nível tático: faz a ligação do planejamento com o operacional, é composto por gerentes de departamentos serve para desenvolver e detalhar os planos deliberados
-Operacional: estabelece a sistemática adequada para a execução das tarefas.
O planejamento estratégico tem algumas características especificas:
• Projetado para longo prazo;
• Decisões baseadas em julgamento e não em dados, pois é sempre voltado para seu ambiente de tarefas;
• Envolve a empresa em todos os níveis;
• Usa recursos, potencialidades e habilidades para conseguir os objetivos traçados;
2.3 Responsabilidades na Hierarquia Funcional
Responsabilidade é o dever em que o individuo tem para desempenhar tarefas que foram designadas ao mesmo por um superior. As responsabilidades podem ser transferidas dos seus superiores para os seus subordinados, tornando a
...