TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ESPIRITUALIDADE NAS ORGANIZAÇÕES

Por:   •  6/6/2019  •  Resenha  •  1.036 Palavras (5 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 5

PASSADORI, Reinaldo. “Comunicação espiritual, liderança inspiradora”. In: PASSADORI, Reinaldo. Quem não comunica não lidera. 2. Ed. São Paulo; Atlas, 2014.

Vanessa Castro Lemos [1]

A ESPIRITUALIDADE NAS ORGANIZAÇÕES

No capítulo do “Comunicação espiritual, liderança inspiradora” do livro Quem não comunica não lidera, Passadori, destaca a importância da espiritualidade como o principal capitulo do livro. O autor destaca a espiritualidade como uma característica sustentadora do sucesso na liderança, sendo um propósito de vida. Diferente do que é entendido por muitos como algo voltado para religião onde existem crenças e cultos a serem seguidos, a espiritualidade, trazida neste capitulo tem o significado de transformação interior, onde se é praticado o desenvolvimento pessoal proporcionando mudanças de pensamentos, atitudes e conceitos.

A construção do capitulo é de Reinaldo Passadori, líder reconhecido nacionalmente no campo da comunicação verbal. CEO e fundador do Instituto Passadori, desde 1984 onde capacitou mais de 60.000 profissionais. Graduado em Administração de empresas com especialidade em Recursos Humanos, Comunicação e Neurolinguística além de dezenas de cursos complementares e especializações em sua área de atuação. Autor e escritor de inúmeros livros e também articulista de diversas revistas.

Diante de seu vasto conhecimento, o autor enfatiza a importância do reconhecimento da espiritualidade dentro das organizações como privilégio nunca alcançado por outros recursos, modificando o indivíduo de forma a prepara-lo a enxergar ao meio com um olhar mais humanizado de forma a desenvolver grandes forças internas, como autocontrole e confiança, novo significado de vida, criatividade, entre outros. Estas modificações propiciam inovação e fortalecimento dentro das organizações. Sendo assim, cada vez mais as corporações estão voltadas a buscar no mercado líderes que enxerguem os colaboradores com um olhar mais acolhedor, transmitindo segurança a estes indivíduos para que se desenvolvam dentro da empresa, transmitindo através de atitudes a figura de líder ideal.

Segundo o autor, as consequências de divisão do que é entendido por ética para cada seguimento, como se tivesse vários significados, quando na verdade, ética tem uma única definição. E isso vem levantando cobranças da população nas grandes companhias e governo.

Passadori destaca a visão de outros autores para as novas formas de liderar, destacando a visão da consultora em desenvolvimento de liderança Dorothy Marcic, que entende que, quando um líder está preparado espiritualmente, prospera profissionalmente assim como na vida pessoal. Marcic cita cinco virtudes a serem utilizadas diariamente com as equipes: confiabilidade, união, respeito, justiça, serviço e humildade. Com paciência, esforço e comprometimento é possível alcançar a felicidade da equipe. James C. Hunter, valorizar é a equipe é um demonstração de humildade.

O autor descreve a importância do tema da ética moral nas organizações contemporâneas. Ética está ligada a subjetividade do sujeito, o que é entendido pelo mesmo como valores e princípios, de forma a dar consciência do que é certo ou errado, aceito ou não para que possa viver em sociedade. Ética é diferente de moral, que está voltada ao comprimento de normas, deveres e obrigações.  Os dois conceitos estão ligados a como o sujeito é visto pela sociedade levando em conta sua personalidade e caráter.

 Passadori, destaca a reformulação da visão do ser humano, consigo mesmo, com os outros e com o mundo. Segundo o autor, alguns teóricos da psicologia como William James e Maslow, que foram grandes estudiosos em relação a felicidade humana e hierarquia das necessidades em busca da realização pessoal.  Também chama a atenção para Psicologia positiva, onde o indivíduo é estimulado a conquistar coisas boas da vida através de três focos: Compreensão das experiências emocionais positivas, compreensão dos traços individuais positivos e compreensão das intuições positivas. Nas organizações os benefícios que a psicologia positiva pode proporcionar para um líder é de grande valia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (118.6 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com