A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL ENCONTRADA NA EMPRESA
Por: bjos_silva • 7/10/2021 • Trabalho acadêmico • 1.175 Palavras (5 Páginas) • 150 Visualizações
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
2.2.1 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL ENCONTRADA NA EMPRESA
A Magazine Luiza está entre as maiores varejistas do País, atendendo a todas as necessidades dos seus clientes, buscando sempre a inovação mercadológica em todas as suas linhas e produtos. Por meio de multicanais como lojas físicas, lojas virtuais, televendas, e-commerce e até nas redes sociais, com o Magazine Você.
A estrutura organizacional da empresa é formada por 1,1 mil lojas, 21 centros de distribuição, 5 endereços eletrônicos de vendas, e também conta com o aplicativo Magalu, que começou como uma simples plataforma de compras pelo celular, e hoje já oferece inúmeros produtos e serviços de diversas categorias.
Hoje a empresa é referência mundial em gestão empresarial. A Magazine Luiza treina seus colaboradores para atuarem de forma diferenciada, tratando seus clientes com respeito e credibilidade, mantendo um espírito inovador para manter um bom posicionamento de marca.
2.2.2
A) ASPECTOS FISICOS E AMBIENTAIS DE TRABALHO (PLANTA BAIXA).
B) ASPESCTOS CENTRALIZAÇÃO/DESCENTRALIZAÇÃO, DELEGAÇÃO, TERCEIRIZAÇÃO, HIERARQUIA, PODER, COMPORTAMENTO, SISTEMA DE COMUNICAÇÃO E OUTROS.
A Magazine Luiza busca progredir constantemente ao longos dos anos, tendo uma cultura centrada na valorização das pessoas e colaboradores, como na transparência das ações e decisões, buscando um bom relacionamento com os clientes. A empresa se diferencia por vários fatores desde a excelência em seu atendimento até a variedade de produtos oferecidos para os consumidores.
Atualmente, Luiza Helena Trajano ocupa o cargo de presidente da Companhia. Apesar do histórico familiar, o Grupo Magazine Luiza possui uma gestão de altíssimo nível, representada pelo atual CEO, Marcelo Silva; CFO, Roberto Bellissimo Rodrigues; diretora de administração e controle, Maria Isabel Bonfim de Oliveira; diretor-executivo de operações, Frederico Trajano; e diretor-comercial, Fabrício Bittar Garcia.
O Resultado positivo está no diferencial da empresa: direção transparente e democrática, com os seus colaboradores. A administração hierarquizada e burocrática implementada pela organização, deu espaço a um modelo de gestão eficiente e participativo, através da descentralização do poder na empresa e do fortalecimento da comunicação com o público interno. Esse estilo de administração visualiza o funcionário como parceiro, parte integrante da organização e responsável pelo sucesso do negócio.
2.2.3 - AVALIAÇÃO DA EMPRESA/ORGANIZAÇÃO QUANTO A SUA ESTRTURA ORGANIZACIONAL E COMO ESSA ESTRUTURA INCETIVA (OU NÃO) O COMPROMETIMENTO DAS PARTES INTERESSADAS.
No setor de varejo, a relação do comércio com a indústria é muito forte e é muito saudável para ambos se cada um considerar que o ganho vem de um preço justo ao consumidor, um ganho justo para o trabalhador e ganhos justos para ambos os parceiros. Onde todos ganham e se desenvolvem, contribuindo também para o desenvolvimento do País.
Para oficializar esta visão, o Magazine Luiza assina com seus fornecedores, desde 2002, uma carta de parceria, na qual todos os aspectos negociados são especificados, garantindo assim a tranquilidade para realizar o planejamento ao longo do ano, em uma relação de grande transparência. Esta prática contribui para a profissionalização e melhoria dos procedimentos, e reduz os riscos de uma produção mal planejada, que poderia prejudicar as duas partes.
2.2.4 – INFORMAR QUAIS OS RECURSOS/FERRAMENTAS UTILIZADOS NA MEDIÇÃO DE DESEMPENHO DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL.
A Magazine Luiza trouxe ao mercado a primeira iniciativa de social e-commerce do Brasil, o Magazine Você, novidade que mudou o jeito de fazer negócios nas redes sociais, oferecendo a oportunidade de empreender sem a necessidade de um investimento financeiro. Tendo a primeira iniciativa de social e-commerce no Brasil, com uma venda realizada por meio da relação social entre as pessoas, usando a plataforma de e-commerce do Magazine Luiza. O “dono” da loja Magazine Você monta uma vitrine e pode vender qualquer produto do Magazine Luiza para seus amigos e conhecidos.
A experiência adquirida com as lojas virtuais levou o Magazine Luiza a revolucionar o e-commerce brasileiro, com a criação do site magazineluiza.com. Sendo o maior do setor e conta com os mais modernos canais e ferramentas de interação com os clientes, como videocast, podcast e blog, além de marcar presença constante em redes sociais, como Facebook e Twitter, a empresa implementou uma tecnologia que realiza a recomendação de produtos aos clientes de acordo com o comportamento de navegação e de compra, buscando a melhoria para os usuários.
O comércio eletrônico está totalmente integrado ao Magazine Luiza e oferece uma gama de produtos que somam aproximadamente 44 mil itens, impulsionado por novas parcerias B2B e marketplace. É por ações como esta que o site recebe constantemente premiações pela inovação e satisfação dos consumidores.
Antes da pandemia do coronavírus em fevereiro no ano de 2020 ,a empresa já dominava o segmento do e-commerce, que acabou sendo a única forma de vender no período auge de isolamento social no Brasil. Com explosão do comércio eletrônico deflagrada pela Covid-19, o Magazine Luiza viu seu lucro líquido ajustado atingir R$ 215,9 milhões no intervalo de julho a setembro, um salto de 69,6% sobre um ano antes. Com isso, a empresa se mantém em uma posição confortável para seguir realizando investimentos necessários para implementar seu planejamento estratégico.
...