A Economia da Arábia Saudita
Por: mle00 • 23/4/2019 • Projeto de pesquisa • 407 Palavras (2 Páginas) • 199 Visualizações
Economia da Arábia Saudita
Indicadores econômicos – a Arábia Saudita é a maior força econômica do Oriente Médio e o mais rico dos países árabes. Sua economia é quase inteiramente baseada no petróleo. O que ajudou o país a se tornar a primeira economia regional e uma das principais do mundo, foi a política de grandes obras públicas empreendidas pelo governo, tal como o investimento direto estrangeiro e a consistência bancaria e financeira. O crescimento do PIB tem decaído paulatinamente desde 2015, até que, em 2017, a economia entrou em uma estagnação (- 0,5%).
Em 2017, a atividade econômica da Arábia Saudita continuou a cair devido os baixos preços do petróleo e da redução de sua produção diante dos acordos da OPEP. O reino pode restringir seu déficit orçamental (de 17,2% a 8.3%) ao se utilizar de suas reservas externas e da emissão de títulos. A espera é que esse déficit seja financiado por uma mistura de levantamento de ativo e empréstimos, domésticos e nacionais, além da previsão da redução de 1% do PIB até 2022. A redução do déficit dependerá da implantação de Balanço Fiscal e da economia de despesas determinadas pelo Repartição de Racionalização de Gastos.
O programa de reforma Visio 2030, o qual foi lançado em 2016, começou a restaurar a Arábia Saudita, tanto financeiramente quanto socialmente.
O nível de vida é um dos mais elevados do Oriente Médio, com um PIB/per capita de mais de 20.000 dólares. O país continua marcado por uma taxa de desemprego de cerca de 12%, que afeta principalmente os mais jovens, e por uma forte desigualdade social.
Principais setores econômicos
A agricultura representa 2,6% do PIB do país e emprega perto de 5% da população ativa. A escassez de água é um problema regional grave que o país poderá enfrentar nos próximos anos. Devido à isso, a Arábia Saudita recorre à importação para cobrir suas necessidades de produtos agrícolas e agroalimentares.
O setor industrial representa mais de 44,1% do PIB e é dominado pelas atividades não manufaturais. O país tem a maior reserva de petróleo do mundo e é também o maior produtor e exportador de petróleo, que representa mais de 90% das exportações do país e cerca de 87% da receita do governo (e 42% do PIB).
Por fim, os serviços representam mais de 53,2% e empregam a maioria da população. Este setor é dominado principalmente pelo turismo e pelos serviços financeiros, bancários e de seguros.
...